Vencedora de dois Oscars e indicada outras cinco vezes, a australiana Cate Blanchett estrela dois lançamentos da semana, Thor: Ragnarok e Manifesto. A partir das múltiplas facetas apresentadas pela aclamada atriz no filme/instalação de Julian Rosefeldt, relembramos suas principais caracterizações cinematográficas no slideshow.
1. A Deusa da Morte
Estreando no Universo Cinematográfico Marvel, ela não facilita a vida de Thor (Chris Hemsworth) na produção dirigida por Taika Waititi e prepara o fim do mundo desfilando com chifres estilizados e capa digna de vilã poderosa.
2. A elfa real
Figura etérea importante nas trilogias O Senhor dos Anéis e O Hobbit, Galadriel destacou sua beleza única e hipnotizante, bastante poderosa.
3. A realeza britânica
Muito pó e perucas para viver a personagem histórica que a revelou ao mundo já no panteão das maiores de sua geração: Rainha Elizabeth I.
4. A atriz como a atriz
O Oscar número um veio interpretando a vencedora de quatro Oscars Katharine Hepburn no premiado drama O Aviador, de Martin Scorsese.
5. O homem
Abertura da parceria com Todd Haynes e Cate surge irreconhecível como o Bob Dylan de 1965/1966, que chocou fãs antigos ao adotar a guitarra, teve uma agitada passagem pela Inglaterra e sofreu um grave acidente de motocicleta que o afastou da música.
6. Jovem e cacheada
Em um de seus primeiros longas, a atriz aparece com visual bem diferente do clássico interpretando uma milionária e sonhadora jogadora compulsiva no romance Oscar e Lucinda.
7. A cientista ucraniana
A hora de gastar o sotaque do leste europeu chega para as melhores e na aventura de Steven Spielberg ela é a pedra soviética, com corte Chanel, no sapato de Indy (Harrison Ford).
8. Pura classe
Carol Aird exemplifica papel bastante comum em sua carreira: a mulher loira, rica, bem vestida, desejada, educada e classuda que esconde alguma coisa atrás da aparência impecável - geralmente um estado emocional em frangalhos.
9. Vilã de conto de fada
A maldade sem medida. Como a cruel madrasta da Cinderela (Lily James), Blanchett pôde soltar sua risada maquiavélica e boicotar a mocinha sem medo de cair no caricatural ou exagerado.
10. Todas elas juntas num só ser
No extremo modo camaleoa ela dá vida a treze manifestos artísticos. Cate Blanchett para todos os gostos num experimento artístico em que seu talento constrói as mais variadas personagens.
Hela em Thor: Ragnarok (2017)
Galadriel em O Senhor dos Anéis (2001) e O Hobbit (2012)
Elizabeth I em Elizabeth (1998) e Elizabeth - A Era de Ouro (2007)
Katharine Hepburn em O Aviador (2004)
Jude Quinn em Não Estou Lá (2007)
Lucinda em Oscar e Lucinda (1997)
Irina Spalko em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
Carol Aird em Carol (2015)
Madrasta má em Cinderela (2015)
Muita gente em Manifesto (2015)