O fim de semana confirmou uma tendência do mercado de cinema no Brasil: três ou quatro grandes produções têm dominado o circuito de salas e, consequentemente, de arrecadação, criando uma distância importante dos outros títulos.
Em outras palavras, o circuito nacional não tem apresentado "filmes do meio", produções com arrecadação intermediária, capazes de estabelecer uma ponte entre os títulos independentes e os filmes de grandes estúdios. Os "filmes do meio" são considerados essenciais para renovar a indústria com histórias originais e diretores diferentes.
Com mais de 550 salas cada um, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Meu Malvado Favorito 3 e Carros 3 ocupam os primeiros lugares, com 980 mil espectadores, 814 mil espectadores e 624 mil espectadores, respectivamente. Os dois primeiros filmes já lideravam as semanas anteriores, enquanto a animação da Pixar estreou esta semana. Carros 3 foi o único lançamento no top 10.
O Círculo foi visto por 15 mil pessoas, à frente de A Múmia (13 mil pessoas) e Meus 15 Anos (12 mil pessoas). Um abismo separa os blockbusters dos filmes menores: doze das vinte primeiras produções registraram menos de 10 mil espectadores cada.
Com exceção de Carros 3, as estreias de maior bilheteria foram o drama brasileiro Fala Comigo (3 mil espectadores) e o documentário turco Gatos (2 mil espectadores).
Confira todos os resultados das bilheterias no Brasil.
1º Homem-Aranha: De Volta ao Lar: 980 mil espectadores
2º Meu Malvado Favorito 3: 814 mil espectadores
3º Carros 3: 624 mil espectadores
4º Mulher-Maravilha: 73 mil espectadores
5º O Círculo: 15 mil espectadores
6º A Múmia: 13 mil espectadores
7º Meus 15 Anos: 12 mil espectadores
8º Um Tio Quase Perfeito: 9 mil espectadores
9º Perdidos em Paris: 6 mil espectadores
10º Paris Pode Esperar: 5 mil espectadores