Metade do ano já se foi e, como de hábito, o AdoroCinema traz uma (mini)retrospectiva sobre os melhores filmes exibidos nos cinemas brasileiros em 2017 (até agora).
Nesta seleção entraram apenas filmes que receberam nota máxima ou 4,5 nas críticas escritas pela equipe do AdoroCinema. Entre vários indicados ao Oscar, surgem ainda blockbusters consagrados, documentários nacionais e até mesmo um filme lançado direto na Netflix. Confira!
Nota 5:
"Romântico, exagerado, divertido, La La Land - Cantando Estações é um filme obrigatório." Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff
"Eu Não Sou Seu Negro versa sobre um "desejo de pureza" que impede o homem branco de admitir suas falhas — ao contrário, o motiva a defendê-las selvagemente. Ao homem branco consciente, além de compreender o que se diz, resta a vergonha. Um mal-estar que se mantém para além da sessão desse poderoso documentário, e é muito positivo." Leia a crítica completa, escrita por Rodrigo Torres
"Na era das animações ultrarrealistas, com tecnologia rebuscada e captura de movimentos, é irônico que o conteúdo mais humanista venha dos bonecos em stop motion." Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo
"O tom amargurado, desesperançoso mesmo da vida - nessa fase da vida - é capturado com uma verdade de cortar o coração por Hugh Jackman. Não, ele não está amolecido. O que se vê impresso na tela não é sentimentalismo. É sentimento." Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff
"Através do caso único de Jonas, com a câmera sempre focada em seu rosto e seu corpo, a diretora Paula Gomes alça voos mais altos, refletindo sobre a dificuldade de fazer arte popular no Brasil e o abandono dos sonhos como metáfora do amadurecimento." Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo
"A mise en scène é tão precisa em termos de tempo, espaço, luz, direção de atores e representatividade que Clash se torna uma experiência impactante para os sentidos e desafiadora para o intelecto." Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo
Nota 4,5:
"Partindo de um ponto inocente – e até clichê – da “busca pela identidade”, Sete Minutos Depois da Meia-Noite resulta em uma metáfora madura sobre como lidar com uma conjuntura tão triste quanto inevitável: a iminência da perda de um ente querido." Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff
"Em uma época onde o rancor e os ataques gratuitos reinam, é bom ver uma história de afirmação como esta, tão bem inserida dentro de uma ambientação cativante e divertida de forma que, também as meninas (e mulheres), possam se ver representadas na telona." Leia a crítica completa, escrita por Francisco Russo
"Não é fácil realizar um filme como Manchester à Beira-Mar sem cair no melodrama. Nove em dez diretores/roteiristas optariam pelo choro fácil, por sequências desesperadas, mas este não é o caso do dramaturgo Kenneth Lonergan ." Leia a crítica completa, escrita por Lucas Salgado
"O texto aqui é de suma importância e Larraín mostra o domínio técnico necessário para que a imagem não fique atrás (afinal, é de cinema que estamos falando). Se um assunto começa num quadro, ele muda o cenário, troca o enquadramento, e os personagens não perdem o fio do raciocínio." Leia a crítica completa, escrita por Renato Hermsdorff
"Extremamente delicado e poético, A Tartaruga Vermelha brilha pela qualidade da animação, pela dinâmica do silêncio empregada e por tão bem retratar o ciclo da vida inerente a todos." Leia a crítica completa, escrita por Francisco Russo
"Com este projeto radical, de aspecto filosófico e vanguardista, Wim Wenders explora os limites do cinema na época que a indústria aposta no conforto das refilmagens e sequências, nas diversões pouco questionadoras." Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo
"James Gunn abusa das cores fortes e do efeitos fantásticos, criando em alguns momentos uma experiência quase que exotérica, especialmente quando aborda a criação de Ego." Leia a crítica completa, escrita por Lucas Salgado
"Disposto a cutucar, O Cidadão Ilustre instiga diversos debates acerca do filme e da sociedade atual de forma a, ele próprio, assumir a função da arte proclamada por Daniel Mantovani lá no início do longa-metragem, tanto pelas questões levantadas quanto pela estrutura narrativa." Leia a crítica completa, escrita por Francisco Russo.
"Quanto mais se aproxima dos dançarinos, mais a câmera se mexe, pulsa. Quando não sobe, desce, baila [..] Nas alternâncias de ritmo ainda reside um dinamismo que sustenta a longa duração do documentário." Leia a crítica completa, escrita por Rodrigo Torres.
"Não é coincidência que o primeiro filme de super-heroína dirigido por uma mulher ser também o primeiro a oferecer uma protagonista que não seja mero símbolo sexual. Há uma clara preocupação na mensagem que está sendo transmitida. E, melhor, tal transmissão é bem sucedida." Leia a crítica completa, escrita por Lucas Salgado
"Cidades Fantasmas relata o descaso no pretérito imperfeito – distante portanto do imediatismo do cinema-denúncia e do saudosismo do cinema nostálgico." Leia a crítica completa, escrita por Bruno Carmelo
"É interessante notar que, mesmo em seu desfecho, o filme não se rende à saída fácil das boas intenções e opta, intencionalmente, pelo confronto com as mesmas armas - o que, mais uma vez, ressalta a inteligência do roteiro, escrito em parceria por Jon Ronson e o próprio diretor. Excelente filme, para ver, se divertir e refletir." Leia a crítica completa, escrita por Francisco Russo
La La Land, nota 5 (confira a crítica, escrita por Renato Hermsdorff)
Eu Não Sou Seu Negro, nota 5 (confira a crítica, escrita por Rodrigo Torres)
Minha Vida de Abobrinha, nota 5 (confira a crítica, escrita por Bruno Carmelo)
Logan, nota 5 (confira a crítica, escrita por Renato Hermsdorff)
Jonas e o Circo Sem Lona, nota 5 (confira a crítica, escrita por Bruno Carmelo)
Clash, nota 5 (confira a crítica, escrita por Bruno Carmelo)
Sete Minutos Depois da Meia-noite, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Renato Hermsdorff)
Moana, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Francisco Russo)
Manchester à Beira-mar, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Lucas Salgado)
Jackie, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Renato Hermsdorff)
A Tartaruga Vermelha, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Francisco Russo)
Os Belos Dias de Aranjuez, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Bruno Carmelo)
Guardiões da Galáxia Vol. 2, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Lucas Salgado)
O Cidadão Ilustre, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Francisco Russo)
Reset - O Novo Balé da Ópera de Paris, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Rodrigo Torres)
Cidades Fantasmas, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Bruno Carmelo)
Mulher-Maravilha, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Lucas Salgado)
Okja, nota 4,5 (confira a crítica, escrita por Francisco Russo)