Acontecimentos da vida real sempre serviram como fontes de inspiração para o cinema. Sem contar os documentários, fatos históricos funcionam como bases e inspirações, direta ou indiretamente, de produções ficcionais desde os primórdios da sétima arte. Para além das histórias de superação, um dos "gêneros" de eventos reais que mais ganharam retratos na telona são as tragédias.
Ainda que catástrofes naturais, quedas de aviões e naufrágios de embarcações sejam alguns dos temas mais vezes adaptados, assassinatos em série também estão no topo da lista. Macabros, violentos e aterrorizantes, os homicídios cometidos por serial killers trouxeram uma chance para que alguns atores interpretassem os papéis de suas carreiras. Confira a seleção preparada pelo AdoroCinema no slideshow!
Tony Curtis como Albert DeSalvo
Estrela de filmes como Quanto Mais Quente Melhor e Acorrentados (pelo qual foi indicado ao Oscar), Tony Curtis foi o responsável por interpretar Albert DeSalvo, o estrangulador de Boston, em O Homem que Odiava as Mulheres. O filme narra os 13 homicídios cometidos por DeSalvo; suas vítimas, todas mulheres, foram abusadas e, posteriormente, estranguladas.
Jeremy Renner como Jeffrey Dahmer
A história de Jeffrey Dahmer é uma das mais macabras desta lista. Responsável pelas mortes hediondas de 17 homens e garotos, os crimes do Canibal de Milwaukee envolviam estupro, necrofilia e canibalismo. Além disso, ele também cortava partes dos corpos de suas vítimas e as guardava para si como troféus de seus assassinatos. Nas telonas, o matador foi interpretado por Jeremy Renner em Dahmer.
Charlize Theron como Aileen Wuornos
Entre os anos de 1989 e 1990, Aileen Wuornos matou sete homens à queima-roupa. Em comum, o fato de que todos eles abusaram ou tentaram abusar dela, segundo a assassina. Nos cinemas, a figura de Wuornos tornou-se o maior papel da carreira de Charlize Theron. Praticamente irreconhecível em Monster - Desejo Assassino, a atriz entregou uma performance visceral que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz.
Michael Rooker como Henry Lee Lucas
Anos antes de ser uma das estrelas da saga Guardiões da Galáxia, Michael Rooker lançou sua carreira como Henry Lee Lucas, um matador que confessou ter cometido 600 assassinatos entre 1975 e 1983. O aterrorizante caso foi ficcionalizado em Henry - Retrato de um Assassino. Apesar da maioria de suas confissões terem sido falsas, Lucas cometeu, de fato, 11 homicídios.
Brian Dennehy como John Wayne Gacy
Palhaço - conhecido como Pogo - e animador de festas infantis, John Wayne Gacy era um assassino nos momentos em que não estava trabalhando. Seus crimes só foram descobertos quando a polícia encontrou 29 das 33 vítimas dos estupros e assassinatos de Gacy, enterrados debaixo da casa do criminoso. Brian Dennehy interpretou o palhaço no telefilme À Procura de um Assassino.
Mark Harmon como Ted Bundy
Segundo algumas de suas vítimas, Ted Bundy era um homem charmoso e carismático. No entanto, as aparências enganam: Bundy foi responsável por ao menos 30 mortes entre 1974 e 1978 - estima-se que o número de assassinatos, relacionados à abuso sexual e necrofilia, seja ainda maior. Mark Harmon, um dos grandes nomes do elenco de NCIS, interpretou Bundy em The Deliberate Stranger.
Daniel Henshall como John Bunting
Ao lado de Robert Wagner e James Vlassakis, John Bunting foi o responsável pelos massacres de Snowtown. 12 pessoas morreram na matança perpetrada pelos três assassinos australianos, durante um período de sete anos. O infame caso foi base para o longa-metragem de estreia do diretor Justin Kurzel (Macbeth: Ambição e Guerra). Os Crimes de Snowtown foi estrelado por Daniel Henshall (O Babadook).
Richard Attenborough como John Reginald Christie
Ganhador do Oscar de Melhor Diretor por Gandhi, o cineasta Richard Attenborough foi o escolhido para interpretar o matador John Reginald Christie nos cinemas. O inglês assassinou aproximadamente oito pessoas, incluindo sua esposa e foi condenado à morte. Seu caso é narrado em O Estrangulador de Rillington Place.
Malcolm McDowell como Andrei Romanovich
O Açougueiro de Rostov. O Estripador Vermelho. Ou Estripador de Rostov. Essas são algumas das alcunhas pelas quais o assassino em série Andrei Romanovich ficou conhecido. Com um total de 56 assassinatos em sua ficha, Romanovich cometeu tais homicídios em diversas partes da então União Soviética. Nos cinemas, o Açougueiro foi interpretado por Malcolm McDowell em Evilenko.
Gregg Henry como Dennis Rader
Conhecido por seus inúmeros trabalhos em séries como The Killing e The Following, Gregg Henry praticamente transformou-se no assassino em série Dennis Rader para dar vida ao assassino BTK no telefilme Caçada ao Assassino BTK. Rader assassinou 10 pessoas entre os anos de 1974 e 1991. As autoridades só conseguiram capturá-lo em 2005. BTK é uma sigla que, em português, significa "Amarrar-Torturar-Matar".