Minha conta
    Festival de Toronto 2016: 20 Filmes imperdíveis da temporada pré-Oscar!

    Rooney Mara candidata a musa.

    De 8 a 18 de setembro, o Toronto International Film Festival (TIFF) chega à sua 41ª edição – e, pela terceira vez, vai contar com a cobertura do AdoroCinema. Entre os highlights, o TIFF 2016 mira na prolífica produção do cinema de Lagos, na Nigéria – a Nollywood –; puxa Mark Wahlberg (em cartaz na mostra com Horizonte Profundo - Desastre no Golfo) para o palco para um bate-papo sobre a carreira; exibe cópia restaurada de A Cool Sound From Hell (1959), considerado o segundo longa a ser filmado na cidade canadense.

    Getty Images

    Mas é de novidades que se constrói a fama do TIFF, considerado uma das principais plataformas de lançamento dos títulos da temporada de premiação (leia Oscar), ao lado dos festivais de Veneza e Telluride, nos Estados Unidos. E não são poucas as estreias. São quase 400 (397, para ser exato), dos quais 296 longas-metragens, divididos em 16 programas. (Rooney Mara estrela quatro deles, sendo pelo menos três de grande destaque. E Amy Adams não vai ficar atrás).

    Selecionar vinte títulos do formato (0,06% do total, portanto) é tarefa tão árdua, quanto ingrata. Mas bem que a gente tentou. Confira no slideshow acima.

    Divulgação

    Comparado com os últimos anos, o Brasil vai contar com uma participação em programas menos “badalados” na edição 2016 do TIFF. Além de Aquarius, já em cartaz por aqui, selecionado para o “Contemporary World Cinema” (definido como “Histórias interessantes, perspectivas globais”) por lá, todos os demais títulos – são quatro – farão parte da “Wavelengths” (“Vozes ousadas, visionárias e autônomas”), sendo dois longas em coprodução (O Ornitólogo, Portugal/ França/ Brasil, de João Pedro Rodrigues; e El auge del humano, de Eduardo Williams, Argentina/ Brazil/ Portugal); e dois curtas (Há Terra!, de Ana Vaz; e Um Campo de Aviação, de Joana Pimenta).

    Vale lembrar que nem só de tela grande vive o TIFF – pelo menos, desde o ano passado, quando os organizadores implementaram um programa específico para a TV, o “Primetime”. Entre os destaques, a antecipação de “San Junipero” e “Nosedive”, dois episódios da aguardadíssima nova temporada de Black Mirror, agora na a Netflix; e os três primeiros da terceira temporada de Transparent.

     

    Sete Homens e um Destino

    Sete Homens e um Destino foi escolhido como o filme de abertura de Toronto, onde terá sua estreia mundial, antes de fechar Veneza, no dia 10. Não é de praxe um remake dar o pontapé inicial na mostra canadense. Mas que atire primeiro (nem tanto, vai) aquele que não está ansioso para ver a versão comandada por Antoine Fuqua (Dia de Treinamento), protagonizada por Denzel Washington e Chris Pratt. Trailer.

    La La Land – Cantando Estações

    La La Land, por sua vez, (já) abriu o Festival de Veneza, no último dia 31, onde foi ovacionado na primeira exibição para a imprensa – aplaudido não só ao final da projeção, mas também depois da sequência de abertura. Também, o romance musical reúne o promissor Damien Chazelle, de Whiplash, na direção, e a dupla Ryan GoslingEmma Stone como dois jovens artistas apaixonados em busca de um lugar ao sol. Ou seria à lua? Trailer.

    The Birth of a Nation

    The Birth of a Nation era tido como um incontestável candidato ao Oscar desde que venceu a última edição do Festival de Sundance. E mais: com a promessa de lavar o orgulho da comunidade negra, tão mão representada na premiação de Hollywood, com uma história crítica a respeito dos fundamentos da escravidão nos Estados Unidos. Até que... seu realizador, Nate Parker, se viu envolvido em uma denúncia de estupro que tumultuou a carreira do filme extra tela. Trailer.

    Snowden

    O TIFF será palco (ou tela, ?) para a aguardada estreia (mundial) de Snowden, a cinebiografia do ex-funcionário da CIA, Edward Snowden, que pôs a boca no trombone, abrindo para o mundo segredos obscuros do serviço de inteligência norte-americano. Como se o personagem já não fosse suficientemente interessante, quem conta essa história é o prestigiado Oliver Stone, um especialista em ficcionalizar histórias reais (JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar, Nixon, W.). Joseph Gordon-Levitt assume como protagonista. Trailer.

    Nocturnal Animals

    Sete anos depois do elogiado Direito de Amar, sua estreia na direção, o estilista Tom Ford volta ao comando de um filme, o aguardadíssimo suspense Nocturnal Animals, protagonizado por Jake Gyllenhaal e Amy Adams. Ela interpreta uma negociante de arte infeliz no casamento atual que, um dia, do nada, recebe um manuscrito do ex-marido (Gylenhaal), um livro sobre uma história trágica com a qual ela acaba se envolvendo. Ainda sem trailer.

    A Chegada

    Prata da casa, o cada vez mais elogiado Denis Villeneuve (Sicario: Terra de Ninguém) faz sua estreia no universo da fcção científica trazendo como protagonista... Amy Adams (que promete se destacar no festival esse ano). Em A Chegada, ela interpreta uma linguista que é convocada para interpretar sinais espalhados na Terra por seres interplanetários. Trailer.

    Lion

    Uma produção dos irmãos Weinstein – mais lembrados do que Deus nos discursos de agradecimento do Oscar –, Lion parace feito sob medida para a temporada de premiação. Vejamos: Com apenas cinco anos, o indiano Saroo (Dev Patel) se perdeu do irmão em uma estação de trem em Calcutá e, então, comeu o pão que o diabo amassou até ser adotado por uma abastada família australiana. Estabelecido na vida adulta, no entanto, ele decide ir atrás de suas raízes. Com Nicole Kidman (a mãe adotiva) e Rooney Mara, a obra é baseada em uma história real. Trailer.

    Moonlight

    Aqui, o burburinho na imprensa já é enorme. O pouco conhecido diretor Barry Jenkins procurou bagunçar estereótipos e conta, em três diferentes fases, a história de um jovem, negro e gay, que tenta evitar o caminho fácil e perigoso da criminalidade, ao mesmo tempo em que está em busca de autoconhecimento. Trailer.

    Jackie

    Pablo Larraín, o elogiado diretor chileno de O Clube, estreia em Hollywood de forma glamorosa. Ele comanda Natalie Portman no papel de Jacqueline Kennedy nos quatro dias seguintes ao assassinato do marido de Jackie, o então presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Sem trailer.

    Una

    Rooney Mara é Una, que foi abusada sexualmente pelo vizinho (papel de Ben Mendelsohn) quando tinha apenas 13 anos. Adulta, ela descobre o paradeiro do criminoso. E decide confrontá-lo. O filme é baseado na aclamada peça “Blackbird”. Sem trailer.

    American Pastoral

    American Pastoral é a estreia do ator Ewan McGregor na direção. Como se precisasse dizer mais, o filme é baseado em um livro de sucesso do escritor Philip Roth. Ainda não está convencido(a)? Então, dá uma olhada nesse trailer incrível.

    Their Finest

    Dirigido por Lone Scherfig (do ótimo Educação), Their Finest vem sendo descrito como um drama de guerra sob a ótica feminina. Com Gemma Arterton e Sam Claflin, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, acompanhando uma equipe de filmagem que tenta elevar a moral dos britânicos durante o conflito. Estreia mundial em Toronto. Sem trailer.

    (re)ASSIGNMENT

    A sinopse diz: “Um assassino é traído por gangsters e cai nas mãos de uma desonesta cirurgiã que o transforma em uma mulher. Em busca de vingança, o assassino (agora assassina) contará com a ajuda de Johnnie, uma enfermeira que também possui segredos obscuros”. Poderia ser Almodóvar, poderia ser Tarantino, mas (re)ASSIGNMENT traz a assinatura de Walter Hill (Tales from the Crypt), numa produção que vem sendo descrita como “um thriller de ação para bagunçar os gêneros”. Distribua Michelle RodriguezSigourney Weaver nesses papéis. Sem trailer.

    Barry

    Obama quando jovem. Sim, Barry, a cinebiografia que acompanha a vida do atual presidente dos Estados Unidos (Devon Terrell) quando ainda era estudante universitário vai ter sua estreia mundial em Toronto. Sem trailer.

    The Secret Scripture

    Uma infância traumática, o convívio com um padre “não lá muito católico”. Aos cem anos, Roseanne (Vanessa Redgrave) relata em The Secret Scripture sua vida em instituições para doentes mentais através de um livro de memórias secretas. E quem interpreta o personagem quando jovem? Rooney Mara (3 X 2 Amy Adams). Sem trailer.

    Manchester By the Sea

    Michelle Williams (um tanto sumida dos cinemas brasileiros), Casey AffleckKyle Chandler estrelam Manchester By the Sea, drama do diretor e roteirista Kenneth Lonergan (Margaret). O irmão mais novo do Ben (Affleck) dá vida a um sujeito recluso, que retorna à sua cidade natal depois que seu irmão mais velho morre e ele tem que lidar com o luto do sobrinho pequeno. Fortes emoções à vista. Trailer.

    Frantz

    Frantz é o mais novo filme do diretor francês François Ozon (Gotas D'Água em Pedras Escaldantes; 8 Mulheres; Swimming Pool - À Beira da Piscina; – precisa dizer mais? Ok... – O Amor em 5 Tempos; O Tempo que Resta; Dentro da Casa). E em P&B. Olha o trailer!

    Voyage of Time: Life's Journey

    Goste ou não do trabalho de Terrence Malick, o diretor é um dos cineastas vivos mais cultuados. Em Toronto, ele exibe seu primeiro documentário, Voyage of Time: Life's Journey, um projeto que vinha sendo gestado há mais de 40 anos (!), que se propõe a narrar um “resumo da história do Universo” (!). A obra vai contar com o dobro (!) dos 45 minutos de duração da versão feita para o IMAX. Trailer.

    Into the Inferno

    Outro grande realizar. Outro documentário. Outro projeto pessoal. O alemão Werner Herzog se junta a Clive Oppenheimer em Into the Inferno para garimpar cenários inóspitos, como o entorno de vulcões, e, assim, ... meditar. O filme mistura reportagem a descobertas históricas e conceitos filosóficos. Sem trailer.

    The B-Side: Elsa Dorfman's Portrait Photography

    Documentário que acompanha a trajetória da cultuada fotógrafa Elsa Dorfman, mais conhecida por sua produção em retratos polaroides gigantes (de Bob Dylan a Allen Ginsberg, passando por anônimos e até bebês). Tão reverenciado quanto o nome da artista, no entanto, é o do documentarista por trás da obra, afinal, trata-se do novo filme de Errol Morris (A Tênue Linha da Morte, Sob a Névoa da Guerra, Tabloïd). Ainda sem trailer.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top