Não satisfeito em fazer apenas esculturas realistas dos seus cineastas favoritos, o artista norte-americano Mike Leavitt decidiu ir além. Ele deixou a fantasia tomar conta e esculpiu o rosto de diretores de cinema junto com corpos repletos de referências aos seus maiores filmes. Abaixo das fotos é possível ler as descrições, escritas pelo artista, sobre o vínculo entre os longas e os cineastas.
Seguindo a pop arte como movimento, as esculturas têm em média 45 centímetros e são muito detalhistas. As peças feitas por Leavitt vinculam os diretos não apenas a um filme, elas trazem referências minuciosas de vários longas dos cineastas. O conjunto das obras recebe o nome King Cuts (Reis do Corte, em tradução livre) - uma comparação aos cortes realizados para se esculpir com os cortes feitos para se montar um filme.
"Grandes diretores de cinema esculpem. Eles ficam preocupados com detalhes, história, dinheiro e os sacrifícios para entregar suas visões. Os corpos deles sucumbem à pressão. Então, Mike Leavitt esculpiu Tarantino, Kubrick, Scorsese e outros fisicamente consumidos pelos seus trabalhos. Hitchcock, Coppola e outros são esculpidos de blocos de madeira assim como os diretores esculpem com claquetes e rolos de filme. Há risco de erros em cada pedaço. Cineastas se comprometem com uma história em cada corte. Leviatt desmarcara os mágicos por trás das câmeras como Spielberg e David Lynch [...]", descreve o site do artista.
Diga nos comentários quais foram as esculturas que vocês mais gostaram!
Alfred Hitchcock
"Os Pássaros metamorfoseiam Hitchcock. Ele não é mais apenas um sujeito corpulento com senso de humor afiado como uma navalha. Ele é nada mais do que um corvo fumante. Pobre Alfred. Ele tenta tão arduamente. No entanto, sempre cai na mesma armadilha misteriosa".
Francis Ford Coppola
"Francis Ford Coppola sofre as feridas do seu Poderoso Chefão. Seu O Selvagem da Motocicleta, com chapas de identificação [no pescoço] e botas de combate, o protegem do Apocalypse Now. Repousando em seus dedos de vampiro, o canivete de Vidas Sem Rumo se transforma em uma lâmina de Drácula. Cartuchos de espingarda estão faltando. Algo é responsável por dilacerá-lo".
James Cameron
"Seus blockbusters engolem o corpo de James Cameron até os ossos. Seu esqueleto é mecanizado em um maquinário de Exterminador do Futuro. O peso [da fala] '[Me desenhe como] uma de suas garotas francesas' de Winslet em Titanic envolve sua postura. Ele sopra o apito dela para a salvação. Ele sustenta o coração do mar que é dela. No entanto, ele é tão influenciado que o seu próprio gênero [sexual] se molda ao Titanic. Ele é o Alien das suas prórpias realizações. Um Avatar caído na Terra, Cameron é um bizarro benfeitor".
Kathryn Bigelow
"Kathryn Bigelow é o Oscar. Ela é a única mulher com muitas considerações. Felizmente, ela está seguramente encapsulada em uma prancha de surf de Caçadores de Emoção. Carregar a arma de A Hora Mais Escura que matou Bin Laden também pode ajudar. Ela se protege de todos os lados. Ate seu traje anti-bomba de Guerra ao Terror a isola da masculinidade que rodeia ela por todos os lados".
Quentin Tarantino
"Tarantino está dilacerado em pedaços pelos seus próprios descendentes. Ele falhou com Kill Bill. Ele está despedaçado pelo bastão de Bastardos Inglórios. Ele é o Django Livre da sua tranquilidade pacífica. [...] Seus Cães de Aluguel deceparam sua orelha, deixada pendurada em meio a sua pilha de entranhas para que todos possam ver. Vai saber como ele ainda está de pé. As armas de Pulp Fiction selam seu destino".
Hayao Miyazaki
"Hayao Miyazaki é um tranquilo espírito da floresta. Ele serve Princesa Mononoke. Seu avental é a assinatura de um véu fantasmagórico. Protege ele de ser levado por um dragão sem face, como em A Viagem de Chihiro. Felismente, o leal Totoro senta em cima das suas costas. Apenas as pernas de O Castelo Animado podem levá-lo tão longe".
David Lynch
"David Lynch não pode evitar seu crescimento fídico. O Homem Elefante está ganhando. Seus sinais vitais se agarram em busca de ar com uma máscara de oxigênio de Veludo Azul. Ele acende dois cigarros. Ele tem o Coração Selvagem desse nível. Ele irá deixar a mudança para o vento. A virada de um cartão decide o destino dele como os Twin Peaks. Ele fixa suas esperanças em um Jack [Nance] caolho".
George Lucas
"George Lucas é enclausurado por Star Wars. É o seu mundo inteiro. Seu sabre de luz brilha a luz forte do dia. Jabba the Hutt preenche a sua pele. Uma gangue de as Loucuras de Verão tatuou o seu peito. Se não há nenhuma saída, não há nenhuma razão para sofrer. Ele gosta de seu mundo de saciedade. Obviamente ele é bem alimentado. Não tente tirar nada do George. Você pode sofrer com o chicote de Indiana Jones".
Stanley Kubrick
"O Iluminado faz Kubrick trangênero. Toda sua identidade, até sua humanidade, é abandonada. Hal [de 2001 - Uma Odisséia no Espaço] é o olho que tudo vê soldado em seu tórax. Ele é um robô feminino. Ele é o símio ancião anterior a 2001. Ele se agarra a realidade com uma [arma] AK/47 e um donut de geléia roubado de Nascido Para Matar. [Os suspensórios de] Laranja Mecânica o encobrem do mundo em vão. Nada pode para Stanley de cair no vácuo surreal".
Spike Lee
"Spike Lee está realmente tentando fazer a coisa certa. Os medalhões de Malcolm X e Mars Blackmon [personagem de She's Gotta Have It] são sua mortalha. Sua bola de basquete fraudada para A Hora do Show. Relações raciais e sua obsessão pela NBA colidem na ponta da língua. Ele é um guerreiro destemido apesar da sua estatura. Subestimar Spike é seu próprio risco".
Steven Spielberg
"E.T. - O Extraterrestre domina Spielberg. O corpo do seu alienígena gentil cresce garras de ave de rapina menos inocentes em meio aos seus dedos dóceis. Ele está perdido no Parque dos Dinossauros. Seus sapatos só levam ele De Volta Para o Futuro. Um medalhão de Indiana Jones permite que ele vá para onde precisa ir: para casa. Essa é a última esperança de Spielberg".
Martin Scorsese
"A Paixão de Cristo possui Scorsese. Ele se martiriza com as armas de Os Bons Companheiros e Taxi Driver. Ele é o Touro Indomável dos palavrões. [...] Scorsese é um lutador".
Woody Allen
"Woody Allen é Bananas. A lagosta presenteada a Annie Hall com um desafio fálico. Isso o deixa louco. Woody deseja ser muito mais do um amadeirado [analogia com seu nome] gigante. Ao menos sua cabeça está no lugar certo".
Orson Welles
"Cidadão Kane aprisiona Orson Welles em um veículo indo para lugar ennhum. Ele é a sua própria bomba-relógio com uma ligeira Marca da Maldade. Ele viaja de lá para cá com suas pernas esguias de alienígena em sua própria Guerra dos Mundos. Um globo de neve e trenó não fornecem descanso, apenas uma oportunidade maior de se envolver em suas próprias produções".
Tim Burton
"Batman está esculpido no coração de Tim Burton. Ele está agarrado das agonias de um Beetlejuice que rasteja até suas veias jugulares. Ele confia em seus sapatos plataforma para levá-lo junto com As Grandes Aventuras de Pee-Wee. É difícil dizer como irá terminar. Ele não pode nem mesmo andar por ai com suas Mãos de Tesoura".
Wes Anderson
"O Fantástico Sr. Raposo deslumbra Wes Anderson com o charme de Pura Adrenalina. Ele se apressa para construir um escudo de Trés É Demais sobre o peito. Sua marca na testa (Bindi) o protege de uma Viagem a Darjeeling. A raposa corteja o gavião dos Excêntricos Tenenbaums. A vitrola de Moonrise Kingdom toca um disco quebrado de motivações repetitivas. Ele é uma Vida Marinha [com Steve Zissoy], inundado em palavras [...]. É difícil não amar a raposa".