Não é exatamente chá o que se bebe no "Alice Bar", estabelecimento aberto recentemente no bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, em homenagem à obra mais famosa do escritor Lewis Carroll – que já ganhou adaptação para os cinemas pelas mãos de Tim Burton.
Lá, são preparados drinks como o “Beba-me” (cachaça, xarope de pão de ló, xarope de cereja, suco de abacaxi, suco de limão e cherry bitter), que remete à bebida que faz Alice encolher – segundo contou Walter Garin, que assina a carta de drinques, ao jornal O Globo.
O "Alice" pode ser o último bar (até agora) a explorar o universo do cinema como tema, mas certamente não é o primeiro. Pegando carona na viagem, o AdoroCinema preparou um roteiro com estabelecimentos espalhados pelo Brasil do tipo que homenageiam filmes e séries de TV.
São locais onde você pode até aterrissar como um super-herói, mas dificilmente vai ter a mesma destreza nas pernas ao sair. Confira no slideshow acima. (É claro que essa é uma nota para maiores de 18 anos).
Alice Bar (Rio de Janeiro, RJ)
Além de drinks temáticos (o do Chapeleiro Maluco, embora gelado, é servido em uma xícara de onde sai até fumaça), o casarão de três andares traz paredes revestidas com projeções com o universo dos personagens.
Alice Bar (Rio de Janeiro, RJ)
Mais no site.
Season One - Art's & Bar (São Paulo, SP)
É só cruzar “bar” e “série” no Google, que o buscador te leva direto para o "Season One - Art's & Bar", uma referência no universo gastroetílico dos programas de TV na cidade de São Paulo. Além de bebidas como "Once Upon a Drink", "How I Met Hi-Fi", "Breaking Good", "DeXXXter", o espaço contava com uma decoração caprichada e apresentações de DJ´s, peças teatrais, shows de stand-up comedy, performances artísticas e exibições. Contava? Sim. A má notícia é que o bar, que se localizava na Augusta, região central de SP, está fechado. A boa é que está prestes a reabrir, no bairro de Pinheiros.
Season One - Art's & Bar (São Paulo, SP)
Calma! Mais (sobre a reforma) aqui.
Paradiso Cine Bar (Brasília, DF)
Entre os bebes, tem o “Shot Jack Sparrow”, versão do tradicional Mojito, servido com caviar molecular de menta, rum Bacardi Superior, água com gás e suco de limão. Para os comes, o “Big Kahuna”, hambúrguer com queijo, tomate, cebola caramelizada, barbecue e maionese, que homenageia Pulp Fiction. Assim é o cardápio do "Paradiso Cine Bar", a pedida para quem está na capital federal.
Paradiso Cine Bar (Brasília, DF)
Olha o famoso aí. Mais aqui.
Big Kahuna Burger (São Paulo, SP)
E por falar no clássico de Quentin Tarantino, em São Paulo, o "Big Kahuna" virou uma hamburguería. Lá, Vincent Veja (o personagem de John Travolta) é um hambúrguer recheado com bacon; Mr. Wolf (Harvey Keitel) virou um cachorro-quente especial feito com bacon; e até o profeta Ezequiel (citado em uma passagem memorável pelo Jules Winnfield, papel de Samuel L. Jackson) é servido, com cinco carnes de hambúrguer (!!!!!) e dez fatias de bacon (!!!!!!!!!!). Difícil é saber do que os donos gostam mais: se do filme ou de bacon.
Big Kahuna Burger (São Paulo, SP)
O danado do Ezequiel! Mais aqui.
Margot - Bar & Club (Porto Alegre, RS)
Margot Tenenbaum, personagem de Gwyneth Paltrow, batiza esse bar e clube em Porto Alegre que tem como referência a cinematografia peculiar de Wes Anderson. Assim, a entrada do "Margot" remete a O Grande Hotel Budapeste; há o "vagão" do trem de Viagem a Darjeeling; e a barraca de Richie Tenenbaum. Todos os drinks levam nome de filmes do cineasta. E, para comer, uma das opções é “Mini Croque Monsieur Gustave” (pastrami e queijo); outra, o “Steve Zissou's Salmon" (o peixe é servido com legumes e azeite aromatizado com batatas em manteiga de ervas).
Margot - Bar & Club (Porto Alegre, RS)
Aí! Mais no site.
Gibi Cultura Geek (São Paulo, SP)
Bateu uma vontade de tomar aquela “Dinamite pangaláctica”? Os fãs de O Guia do Mochileiro das Galáxias não precisam fazer uma viagem interplanetária para provar a bebida que mistura uísque, gim, curaçau blue, licor de menta, suco de laranja e água com gás. Pelo menos essa é a receita do drink servido no "Gibi Cultura Geek", mais do que um bar, “um espaço dedicado à cultura geek em todos os seus aspectos”, na Vila Mariana, em São Paulo. O Dia da Toalha foi ontem, mas ainda dá tempo de propor um brinde.
Gibi Cultura Geek (São Paulo, SP)
Olha o bigodinho! Mais no site.
HP Geek Bar n Burguer (Santos, SP)
Mesma linha (geek) segue esse bar de Santos, litoral de São Paulo. Mas eles também fazem maratona X-Men (com os três primeiros filmes) para comemorar a chegado do Apocalipse (essa frase soou estranha, mas você entendeu) e até comemoram o aniversário de Danny Trejo exibindo a trilogia Machete.
HP Geek Bar n Burguer (Santos, SP)
Mais (da intensa programação) aqui.
Base 42 - Food Beer & Series (Erechim, RS)
A "Base 42" funciona de quarta a domingo na cidade de Erechim (Erecity, para os chegados), a 370 km de Porto Alegre. Na quinta-feira, 28 de abril, no entanto, fechou as portas: “Infelizmente, em virtude da grave crise, a Base vai fechar nessa quinta (28). A crise que abalou os Vingadores e gerou a Guerra Civil estreia nessa quinta nos cinemas, e a gente precisa apoiar esse momento decisivo pra humanidade”. É assim, com comprometimento (antes de tudo), bom-humor e girl power, que a casa é comandada por uma jovem de 25 anos, Midiely Pereira, que já sabia fazer a cerveja amanteigada do "Três Vassouras" e garante ter a fórmula do hambúrguer de siri do "Bob Esponja" – segundo declarou a uma rádio local –, quando decidiu abrir um bar temático.
Base 42 - Food Beer & Series (Erechim, RS)
Mais aqui.
Bartman (Rio de Janeiro, RJ)
O "Bartman" só não é uma batcaverna porque se localiza no nível da rua. Mas a gastronomia é baixa mesmo, do tipo pé-sujo (não confunda com falta de higiene), servida em um ambiente sem frescuras, decorado com temas de filmes e séries de TV. Um atrativo são as projeções de seriado antigos, como Vigilante Rodoviário e Ultraman.
Bartman (Rio de Janeiro, RJ)
Mais no site (que está desatualizado, mas eles existem, a gente jura).
I Vitelloni (São Paulo, SP)
O "I Vitelloni" não é exatamente um bar, mas um restaurante do tipo tradicionalzão mesmo. Fundada no início dos anos 1980, essa casa de massas leva o nome de um filme dos primórdios da carreira do gênio italiano Federico Fellini, traduzido no Brasil como Os Boas Vidas (1953) e, na França – como lembra o próprio site oficial do restaurante –, como Les Inutiles (Os inúteis). As paredes do estabelecimento estampam versões distintas do cartaz do filme – três dessas imagens foram adaptadas nas etiquetas dos azeites artesanais do "I Vitelloni" –, que conta a história de um grupo de amigos, claro, curtindo a vida adoidado.
I Vitelloni (São Paulo, SP)
Os azeites. Mais aqui.