Cartazes de filmes de terror muitas vezes trazem cenas bizarras, grotescas ou sombrias. Mas, acredite, a situação poderia ser bem pior.
Por isso, o órgão de censura de filmes americanos, a Motion Picture Association of America (MPAA), regula os pôsteres que chegarão ao público em geral. Só que, certas vezes, as imagens alteradas não mudaram em quase nada ou são ainda mais perturbadoras que as originais. Afinal, atacar a moral e os bons costumes? Não pode! Mas dar medo e ser repugnante? Tranquilo!
Confira na galeria acima 9 cartazes de longas-metragens de terror que foram censurados nos últimos dez anos - e suas respectivas versões alteradas que passaram pela aprovação da MPAA. Depois, conte para a gente nos comentários: o que achou das mudanças nos pôsteres?
Jogos Mortais 2 (2005)
A censura da Motion Picture Association of America (MPAA) não mudou muito no cartaz de Jogos Mortais 2. Aparentemente, o problema era deixar claro se aqueles dedos eram tocos decepados ou ainda parte da mão de alguém. Nada que um close não resolva!
Bereavement (2010)
A censura no pôster de Bereavement é no estilo "piscou, perdeu"! Enquanto o cartaz da esquerda (que foi censurado) traz uma criança com uma faca na mão, o da direita moveu a lâmina para a mão do adulto. Honestamente, é difícil saber o cenário mais perturbador.
Teeth (2007)
O pôster de Teeth foi censurado por trazer as partes íntimas femininas com dentes (!!!), o que, segundo a MPAA, viola a decência pública. Os outros dois cartazes, menos bizarros, conseguiram ser aprovados sem protestos contra a moral.
O Último Exorcismo (2010)
Muitos pais reclaram do pôster de O Último Exorcismo, afirmando que o sangue no vestido da menina indicava uma forma de violência sexual. Entretanto, a imagem da direita, de uma criança possuída (mas sem sangue), subindo pelas paredes, não levantou quaisquer preocupações.
Dying Breed (2008)
No caso do cartaz Dying Breed, a MPAA optou por não aceitar a imagem de cartilagens, dedos e dentes grotescos e um olho de desenho animado saindo de dentro de uma torta (humana, óbviamente!). O pôster caricato foi substituído por outro mais tradicional.
Sede de Sangue (2009)
O terror sanguinário vampiresco Sede de Sangue pode ter derramado litros de vermelho, mas foi a arte do cartaz que causou controvérsia - e não tem nada a ver com sangue! Para passar na censura, o decote da moça foi reduzido em alguns milímetros e suas pernas foram retiradas da imagem.
O Albergue - Parte II
Eis o que é curioso: O Albergue - Parte II mostra as partes íntimas de um homem sendo cortadas, uma mulher nua se banhando em sangue e uma série de torturas. Mas o pôster acaba banido por ter a foto de uma carne. Literalmente, uma carne comprada em uma loja. Pelo contrário, o cartaz que mostra uma mulher nua pendurada de cabeça para baixo gritando e chorando, foi aceito pela MPAA sem hesitação.
Cativeiro (2007)
Os quatro cartazes de Cativeiro - mostrando sequestro, confinamento, tortura e conclusão - exibidos juntos em um outdoor, causaram preocupações entre quem passava pela área. Entretanto, cada um deles, separadamente, foi considerado aceitável para aparecer nos cinemas.
O Retorno dos Malditos (2007)
O cartaz de O Retorno dos Malditos é outro no estilo "piscou, perdeu". A imagem da esquerda, que foi censurada, dá a entender que a pessoa sendo arrastada está viva; enquanto a da direita mostra um cadáver dentro de um saco. Qual deles é mais repugnante?