Se engana quem pensa que o principal motivo dos pesadelos de Bruce Wayne (Ben Affleck) em Batman vs Superman - A Origem da Justiça é o Homem de Aço (Henry Cavill). Como já sabemos, o grande lançamento da última semana é o filme-base de Liga da Justiça — da qual o Cavaleiro das Trevas é fundador. Por isso, ele é atormentado por sonhos/alucinações que antecipam um temor que ainda está por vir...
Assim como na franquia Vingadores, a Liga da Justiça tem um vilão superpoderoso que pretende conquistar o universo. Seu nome é Darkseid, e ele vem à Terra em busca de um elemento que lhe dará a capacidade de dominar a tudo e a todos. Batman é o primeiro a saber disso, e reunirá a Liga da Justiça com o objetivo de impedir o tirano de conseguir o que quer.
Os pesadelos do Batman (tratados nos Estados Unidos como "knightmares") estão repletos de easter eggs que antecipam ou indiciam essa trama que está por vir no Universo Cinematográfico DC. Confira acima e, com os seus conhecimentos de HQ's, ajude a gente a formar uma boa teoria sobre a investida de Darkseid nos futuros filmes da Liga da Justiça.
O Homem de Aço é o menor dos problemas do Cavaleiro das Trevas em Batman vs Superman. Não à toa, seus sonhos/alucinações contêm muito mais que a simples ameaça do filho de Krypton. Entenda, a seguir, o significado dos pesadelos de Bruce Wayne. Spoilers à frente!
Antes de tudo, você precisa conhecer Darkseid. Em suma, o supervilão do Universo DC é o poderoso tirano de Apokolips que vem à Terra atrás da Equação Antivida, elemento que lhe possibilitará eliminar a vontade própria dos seres e dominar o universo. Darkseid era apenas Uxas, um Novo Deus com aparência humana, até clamar para si a misteriosa Força Ômega (simbolizada em seu peito). A partir de então, ele adquiriu pele rochosa e poderes semidivinos que não somente lhe dariam força e velocidade incríveis, mas o poder de alterar de tamanho e, dentre outros, imortalidade.
Em seu primeiro knightmare, Batman já vislumbra o cenário de terror proposto por Darkseid. Na sequência, o Cavaleiro das Trevas surge num ambiente pós-apocalíptico literalmente marcado pelo supervilão, como evidencia o terreno desenhado com o símbolo de Ômega.
Em seguida, Batman entra em confronto com um grupo de soldados enquanto uns agentes sobrevoam a batalha. Eles são os "Parademons" enviados por Darkseid.
Mais do que isso, os Parademons aludem aos demônios que vêm do céu do quadro de Lex Luthor. Embora a referência insista no Superman, são outros os seres malignos com a intenção de destruir a Terra do modo em que vivemos: os agentes sob o comando de Darkseid.
Ainda nessa alucinação, vemos a insígnia do Superman nos ombros dos soldados que Batman enfrenta. A riqueza de detalhes é permitida nos sonhos, mas a sequência pode ser mais do que isso: uma premonição.
Depois de capturado, Batman é interrogado por "tê-la tirado dele", do Superman. As mulheres da vida de Clark são sua mãe, Martha Kent (Diane Lane), e Lois Lane (Amy Adams). A sequência indica que o Homem de Aço se referia à sua namorada, e todo o conteúdo pressupõe um sonho mesmo. A não ser que as rusgas entre os super-heróis aumentem no futuro (todos sabem que o Super-Homem voltará, né?) e atribuam a Bruce Wayne o assassinato de Lois Lane. Será?! Pode até ser...
Uma alucinação seguinte dá sentido à sequência anterior. Na cena, The Flash (Ezra Miller) surge num traje blindado, atravessando um portal, entrando na Batcaverna e entregando uma mensagem urgente para Bruce Wayne. O diálogo é confuso, mas parece que o Flash diz que Bruce "estava certo sobre ele", o Superman. O indicativo é de que a sobrevivência de Lois Lane é crucial para alguma coisa. (Já sabendo o que sua morte desencadeia, é possível imaginar o quê: uma verdadeira guerra entre Batman e Superman.) Por fim, The Flash diz que é "cedo demais" — ou seja, Batman sabe de tudo que irá acontecer, antes de acontecer. Por isso ele decide reunir a Liga da Justiça.