Aconteceu no último fim de semana o Governors Awards, evento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que entrega os Oscars humanitários e honorários. O diretor Spike Lee e as atrizes Gena Rowlands e Debbie Reynolds foram os grandes homenageados da cerimônia, que contou com a presença de várias estrelas de Hollywood.
Debbie, de Cantando na Chuva, foi laureada com o Jean Hersholt Humanitarian Award por sua fundação The Thalians, que há mais de cinquenta anos auxilia pessoas com transtornos mentais. Impossibilitada de comparecer por estar se recuperando de uma cirurgia, Reynolds foi representada no palco pela neta, Billie Lourd, também atriz e filha de Carrie Fisher.
Musa de John Cassavetes, Gena Rowlands recebeu o justo Oscar honorário das mãos do filho, Nick Cassavetes. A atriz havia sido indicada ao prêmio de Melhor Atriz em 1975 (Uma Mulher Sob Influência) e 1981 (Gloria).
Spike Lee, que apareceu com o título do novo filme, Chi-Raq, bordado na boina, usou seu discurso para contar como "encontrou o cinema e o cinema o encontrou" e exaltar o trabalho duro diário:
"Fui bem-sucedido porque meus pais me ensinaram desde muito cedo que eu precisava ser dez vezes melhor que os colegas de classe brancos. Estar no mesmo nível não seria suficiente. [...] Nada cai do céu, não existe sucesso do dia para a noite. Os jovens têm que saber que é preciso se mexer, arregaçar as mangas e atacar, atacar, atacar todos os dias."
Para finalizar, criticou a falta de diversidade e ausência de negros em cargos de liderança na indústria, afirmando que "é mais fácil um negro se tornar presidente dos EUA do que presidente de estúdio."
Billie Lourd e Carrie Fisher
Zooey Deschanel interpretou a canção "Tammy", eternizada na voz de Debbie Reynolds
Jane Fonda falando sobre Debbie
Meryl Streep também discursou...
... e entregou a estatueta a Billie Lourd, neta de Reynolds
Laura Linney subiu ao palco para rasgar elogios a Gena Rowlands "Gena Rowlands é a estrela que destruiu o estereótipo feminino da sua época. Seu trabalho anuncia: 'Você quer ver uma mulher moderna? Aqui está uma mulher moderna'."
E Cate Blanchett destacou o quanto foi influenciada pelos icônicos trabalhos da atriz
Gena Rowlands e seu Oscar
Samuel L. Jackson, Denzel Washington e Wesley Snipes apresentando Spike Lee
Will Smith, Snipes, Washington, Oscar, Lee e Jackson
Gena Rowlands e Spike Lee, os mais novos "oscarizados"