22 de outubro, aniversário de Catherine Deneuve, a grande diva do cinema francês. Há 71 anos ela nascia em Paris. Para homenagear a musa e apresentá-la aos desinformados, relembramos grandes momentos de sua longa e premiada carreira.
Qual seu filme favorito?
O destaque - 1964
Catherine aos 21 anos em seu primeiro grande sucesso: Os Guarda-Chuvas do Amor, de Jacques Demy. No musical indicado a cinco Oscars e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, Deneuve interpreta a protagonista Geneviève, jovem, inocente e apaixonada.
A fama - 1965
Deneuve e o diretor Roman Polanski no set de Repulsa ao Sexo. Aí começou a fama de "fria" que a a acompanha até hoje. Linda e inacessível, a musa frígida.
O encontro - 1967
Catherine e a irmã mais famosa, Françoise Dorléac, se divertindo no colorido Duas Garotas Românticas. É a grande parceria da dupla, que já havia contracenado em dois filmes menores. Françoise, um ano mais velha, estourou primeiro no cinema, mas faleceu em 1967 mesmo, aos 25, em um acidente de carro.
O grande papel - 1967
A dona de casa que à tarde, longe do lar, vira prostituta. O filme mais famoso do surrealista Luis Buñuel e o personagem icônico da atriz. A Bela da Tarde é ela e ninguém mais.
Reunião de estrelas - 1969
Deneuve Jean-Paul Belmondo François Truffaut = A Sereia do Mississipi. Catheine mais uma vez num papel indecifrável, que move todo o suspense e, claro, desperta paixões.
O casal - 1973
Um Homem em Estado... Interessante. Um dos poucos filme de Catherine junto com o pai de Chiara, Marcello Mastroianni, e uma das escassaz comédias em sua filmografia - o número vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
O César - 1981
Novamente dirigida por Truffaut, agora acompanhada por Gerard Depardieu, Catherine ganhou seu primeiro César de melhor atriz pelo drama em tempos de guerra O Último Metrô.
O cult - 1983
Clássico cult, Fome de Viver tem Catherine e David Bowie como um maravilhoso casal de vampiros. E com Susan Sarandon no meio.
O Oscar - 1992
Com Indochina a atriz conseguiu sua primeira - e até agora única - indicação ao Oscar.
As grandes damas - 2002
François Ozon decidiu reunir as principais atrizes francesas em atividade. 8 Mulheres. Claro, Catherine não poderia faltar. E executa muito bem seu número musical, lembrando os velhos tempos de Demy.
A homenagem - 2010
Em Potiche - Esposa Troféu Catherine ri de si mesma a cada momento. Reencontra Depardieu, canta, faz piadinhas e cita diversos momentos de sua carreira.
A fama - 1965
Deneuve e o diretor Roman Polanski no set de Repulsa ao Sexo. Aí começou a fama de "fria" que a a acompanha até hoje. Linda e inacessível, a musa frígida.
O hoje - 2014
Em seu último trabalho, exibido em Veneza, Catherine vive a mãe da personagem interpretada por sua filha, Chiara Mastroianni. A atriz segue em plena atividade e tem dois filmes a serem lançados em 2015. Viva a musa!