Nesta segunda-feira, 4, a revista Forbes publicou a relação das dez atrizes mais bem pagas de Hollywood entre os meses de junho de 2013 e 2014. Ao todo, elas embolsaram U$ 226 milhões. (Um baita valor, mas ainda aquém dos U$ 419 milhões que os dez atores mais bem-sucedidos comercialmente morderam do bolo cinematográfico).
Para chegar nos valores, que são estimados, a reportagem falou com os agentes das celebridades, produtores, advogados, e quem mais está por dentro da indústria. Os impostos, cachês dos agentes e outros “custos por ser uma celebridade” não foram descontados na nota. Então, pense duas vezes antes de bater na porta delas para pedir um troco.
10. Kristen Stewart - U$12 milhões Mesmo com o fim da saga Crepúsculo, a eterna Bella entrou para a lista. Nada mal para quem, desde então, tem apostado em filmes menos “comerciais”, como American Ultra (com Jesse Eisenberg), Still Alice (ao lado de Julianne Moore) e Sils Maria, badalado no último Festival de Cannes.
09. Natalie Portman - U$13 milhões Já a ganhadora do Oscar por Cisne Negro, que sempre teve uma queda pelo cinema menos “comercial”, entrou para a lista graças a um filme de super-herói cheio de testosterona. É claro que estamos falando de Thor: O Mundo Sombrio, que arrecadou mais de U$645 milhões ao redor do mundo. A moça é esperta. Com a grana, vai poder filmar a adaptação do livro de Amoz Oz, A Tale of Love and Darkness, sua estreia na direção.
08. Amy Adams - U$13 milhões Tecnicamente empatada com Portman, a versatilidade de Amy Adams (cinco vezes indicada ao Oscar) permite que ela transite entre o “comedião” de Casa Comigo? aos dramas independentes, caso de O Mestre. Mas, bufunfa mesmo ela ganhou estrelando um... filme de super-herói cheio de testosterona, claro. Afinal, estamos falando da Lois Lane, de Homem de Aço.
07. Scarlett Johansson - U$17 milhões Apesar dos mais de 15 anos de carreia, essa é a primeira vez que Scarlet Johansson entra para top 100 da Forbes das celebridades mais bem pagas. Graças a um... FSHCT, ou seja, filme de super-herói cheio de testosterona. O papel da Viúva Negra, em Os Vingadores, a ajudou a engordar sua conta bancária em um total de U$17 milhões.
06. Cameron Diaz - U$18 milhões Aos 41 anos e com tudo em cima. Inclusive a conta bancária. Fracasso de crítica, tudo indicava que seu último filme, Mulheres ao Ataque, ia ser um fiasco nas bilheterias. Que nada. A produção arrecadou U$190 milhões, tendo custado em torno de U$40 mi apenas.
05. Angelina Jolie - U$18 milhões Outro empate técnico. Vencedora do ano passado, com U$33 milhões, Angelina Jolie caiu quatro posições, dividindo a quinta colocação com Cameron Diaz. A queda da Senhora Pitt se justifica porque Malévola já havia entrado na lista do ano passado da Forbes, já que a atriz recebeu adiantado pelo super-rentável filme da Disney – e continua recebendo dividendos, o que deve fazer com que ela suba ainda mais.
04. Gwyneth Paltrow - U$19 milhões Personagem Pepper Potts filme Homem de Ferro 3 = FSHCT. Está explicado? Mas ela também tem uma imagem de boa moça, que lhe garante uma série de contratos publicitários, com marcas como Max Factor e Hugo Boss.
03. Jennifer Aniston - U$31 milhões A medalha de bronze vai para Jennifer Aniston (U$31 milhões), graças aos contratos publicitários (Aveeno e Vitamin Water, por exemplo) e a... Friends, mesmo a série tendo terminado em 2004. Estabelecida profissionalmente, ela tem atuado em comédias de relativo baixo custo, como Quero Matar Meu Chefe e Família do Bagulho, que são lucrativas, e ela ainda ganha com a participação nos resultados.
02. Jennifer Lawrence - U$34 milhões Já Jennifer Lawrence ganhou menos de um mísero milhão de dólares para estrelar o primeiro filme Jogos Vorazes. Hoje, no entanto, a intérprete de Katniss Everdeen está em posição de pedir praticamente o quanto quiser pelos próximos títulos da franquia. A Forbes estima que ela tenha levado a bolada de U$ 34 milhões no último ano, ficando em segundo no ranking. Apesar de não ser baseado em nenhuma história em quadrinhos, com Jogos Vorrazes, ela praticamente inaugura o gênero FSHCE, ou seja, o filme de super-heroína cheio de... estrogênio. O Oscar de Melhor Atriz (O Lado Bom da Vida) e as indicações (Inverno da Alma e Trapaça) também lhe renderam destaque, claro, e abriram portas para os sucessos X-Men (Primeira Classe e Dias de um Futuro Esquecido).
01. Sandra Bullock - U$51 milhões Ao contrário dos rentáveis FSHCT, Gravidade era um projeto ambicioso, que trazia basicamente uma mulher flutuando ao longo de mais de uma hora e meia, ao custo de produção, recheado de efeitos especiais, de mais de U$ 100 milhões. Pois foi, majoritariamente por conta do filme de Alfonso Cuarón, um sucesso de crítica e público (arrecadou mais de U$700 milhões no mundo), que Sandra Bullock encabeça a lista. Ela embolsou, ao todo, R$ 51 milhões. As sete estatuetas que a produção levou no último Oscar (dentre dez indicações) também ajudaram na campanha do filme. Na foto, a morena manda um tchauzinho (beijinho no ombro?) para as invejosas (loiras?) de plantão.