Como já diria Moira Rose em Schitt's Creek, nossa época favorita do ano chega ao fim: a temporada de premiações. O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, justamente no domingo de Carnaval, trazendo um gostinho ainda mais especial para o povo cinéfilo brasileiro. Afinal, o país está representado com três indicações na cerimônia, através de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres. Será que a gente leva a estatueta para casa?
Seguindo novamente a tradição, o AdoroCinema surge com suas previsões para todas as 23 categorias do Oscar 2025. Não é uma tarefa fácil, mas como não adorar um bolão, né? Então, confira a lista abaixo!
Agora, se você não quer perder nada sobre esse tão aguardado Oscar, acompanhe nossa cobertura no site, além de uma live super especial do AdoroCinema no dia 2 de março, a partir das 19h30, nas redes sociais YouTube, Instagram, TikTok e Facebook!
MELHOR FILME

Ok, vamos lá: para ganhar um bolão, você precisa apostar com a mente, não com o coração. Se depender de mim, Ainda Estou Aqui leva todos os prêmios para a casa - até curta metragem, se fosse possível. Mas devemos admitir que a presença do filme brasileiro foi a grande surpresa dessa categoria, então a indicação deve ser o suficiente para a Academia, principalmente se puderem o premiar o filme em outro lugar. Guarda essa informação para depois.
Qualquer um poderia pensar que o filme com mais indicações teria uma vantagem, mas a campanha de Emilia Perez foi profundamente prejudicada pelos comentários preconceituosos de sua protagonista. Assim, a disputa ficou bem aberta: Anora, Conclave e O Brutalista surgiram como principais candidatos, mas a vantagem parece estar nas mãos do filme de Sean Baker. Anora levou os prêmios dos sindicatos dos produtores, diretores e roteiristas. Em toda a história, o único filme que perdeu o Oscar após ganhar o PGA, DGA e WGA foi O Segredo de Brokeback Mountain e nós sabemos bem qual o motivo disso...
Conclave levou o prêmio do SAG, mas como se refere à elenco, não é uma previsão muito certa. Vamos com a aposta mais segura!
Quem vai ganhar: Anora
Quem pode dar zebra: Conclave ou O Brutalista
MELHOR DIREÇÃO

Jacques Audiard (Emilia Pérez)
Sean Baker (Anora)
Brady Corbet (O Brutalista)
James Mangold (Um Completo Desconhecido)
Coralie Fargeat (A Substância)
A briga entre Anora e O Brutalista parece ganhar destaque aqui também. Corbet levou o Globo de Ouro e o BAFTA, porém Sean Baker levou o DGA - que só errou 4 vezes nos últimos 25 anos. Enquanto O Brutalista tem a vantagem de ser um candidato mais tradicional, timing é fundamental. Considerando que a popularidade de Anora parece ter voltado na hora certa, estou disposta a apostar na dobradinha filme-diretor.
Quem vai ganhar: Sean Baker (Anora)
Quem pode dar zebra: Brady Corbet (O Brutalista)
MELHOR ATRIZ

Cynthia Erivo (Wicked)
Mikey Madison (Anora)
Demi Moore (A Substância)
Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
Karla Sofia Gascon (Emilia Pérez)
Temos cinco indicadas, mas a real disputa está entre três. Karla Sofia está fora por conta da polêmica, enquanto Cynthia Erivo é atrapalhada pelo fato que deve concorrer ano que vem com Wicked 2. Ai depende de qual história vai chamar mais a atenção dos votantes: Ainda Estou Aqui conquistou muitos votos ao aparecer na lista de melhor filme e Fernanda Torres carregou uma emocionante campanha nos Estados Unidos, após a surpreendente vitória no Globo de Ouro. Sem falar que tem a questão do legado de estar indicada na mesma categoria que sua mãe, Fernanda Montenegro, 25 anos depois.
O problema (pelo menos, para os brasileiros) é que as outras duas narrativas também são bem atraentes. Vencedora do BAFTA, Mikey Madison é a revelação dentre os indicados, liderando um dos favoritos da premiação com garra. Por outro lado, Demi Moore traduz muito a experiência de sua personagem em A Substância em sua própria pele. Não a parte de usar uma droga estranha que culmina numa Margaret Qualley, mas sim de ter sempre sido julgada e desmerecida pela indústria de Hollywood. E ela levou o Globo de Ouro e o SAG, dando belos discursos, o que também é importante. Vou jogar com a cabeça, mas minha torcida está com Fernanda desde a Vani de Os Normais.
Quem vai ganhar: Demi Moore (A Substância)
Quem pode dar zebra: Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
MELHOR ATOR

Adrien Brody (O Brutalista)
Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido)
Ralph Fiennes (Conclave)
Já no time dos meninos, a situação é mais dualista. Adrien Brody teve seu primeiro papel de destaque 20 anos após ganhar o Oscar com O Pianista. Por sua vez, Timothée é o queridinho de Hollywood que todos tem medo de se tornar um Leonardo DiCaprio - ou seja, só ganhar um Oscar após várias merecidas indicações. Brody parecia já ter quase garantido quando Timothée levou o SAG. Seria isso uma indicação do que seus colegas votariam na Academia? Infelizmente para o astro de Duna, a premiação veio depois do fim das votações do Oscar - e seu discurso nem foi muito apreciado pela internet afora...
Quem vai ganhar: Adrien Brody (O Brutalista)
Quem pode dar zebra: Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Monica Barbaro (Um Completo Desconhecido)
Felicity Jones (O Brutalista)
Ariana Grande (Wicked)
Isabella Rossellini (Conclave)
Zoe Saldaña (Emilia Pérez)
A campanha de Emilia Perez lutou para desviar a atenção de sua protagonista para Zoe, que conseguiu se distanciar da polêmica. Ela ganhou todos os prêmios percussores e não deve sair do Oscar de mãos abanando. Se alguém poderia tirar dela seria Ariana Grande, que surpreendeu a todos em Wicked. E meu coração fã de musical ia adorar, mas não acho que surpresas são esperadas nas categorias de atuação...
Quem vai ganhar: Zoe Saldana (Emilia Perez)
Quem pode dar zebra: Ariana Grande (Wicked)
MELHOR ATOR COADJUVANTE

Yura Borisov (Anora)
Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
Edward Norton (Um Completo Desconhecido)
Guy Pearce (O Brutalista)
Se Zoe Saldana parece uma certeza, o prêmio de Kieran Culkin parece ainda mais garantido. Ele também levou todos os grandes prêmios e é adorado pela comunidade artística por seu estilo excêntrico e sincero até demais. Além disso, nenhum dos outros candidatos surge com força para tentar derrotá-lo... Borisov foi bem elogiado, Pearce também, mas a campanha de Culkien foi tão eficaz que até fez o filme se destacar em mais categorias.
Quem vai ganhar: Kieran Culkin (A Verdadeira Dor)
Quem pode dar zebra: Ninguém, é dele. Estou ansiosa por seu discurso bizarro no Oscar!
MELHOR FILME INTERNACIONAL

Emilia Pérez
Ainda Estou Aqui
Agora sim, o Brasil tem chance real no jogo. Sabe, a categoria de melhor filme internacional costuma ser bem simples: se o longa aparece em outras categorias - principalmente a principal -, é favorito. Flow aparece em animação, porém tem mais chances por lá mesmo. Já Emilia Perez e Ainda Estou Aqui estão na categoria de melhor filme, só que o primeiro vem com um declínio de popularidade, enquanto Ainda Estou Aqui só se beneficiou com as indicações, que acabaram "forçando" mais pessoas a verem o filme. Não é porque sou brasileira, mas o impacto do longa nas salas internacionais foi bem impactante para um filme latino, então estou com fé. Pelo menos uma a gente leva!
Quem vai ganhar: Ainda Estou Aqui
Quem pode dar zebra: Emilia Perez? Jura? Não, né?
MELHOR ANIMAÇÃO

MELHOR ANIMAÇÃO
Flow
Divertida Mente pode ser a maior bilheteria de 2025, mas mesmo assim parece perdida na categoria de animação. E tudo isso aconteceu por causa de Robô Selvagem, que encantou críticos e público, abocanhando todas as categorias que estava indicada no Annie Awards (o Oscar da animação). A história de Roz começou a ganhar os prêmios, porém ela também passou a ser ofuscada por um projeto ainda mais azarão: Flow, o primeiro filme da Letônia indicado ao Oscar, sem diálogos e feito num software público.
Depois da vitória de O Menino e a Garça contra Aranhaverso no ano passado, seria lógico apostar em Flow. Porém, The Wild Robot aparece em outras duas categorias, então também tem seu público fiel dentre os votantes.
Quem vai ganhar: Robô Selvagem
Quem pode dar zebra: Flow
MELHOR DOCUMENTÁRIO

Trilha Sonora para um Golpe de Estado
Categorias de documentário costumam ser menos previsíveis, mas seguindo o padrão que me orientaria em qualquer outra categoria, o favoritismo parece estar com No Other Land - que mesmo sem distribuição nos Estados Unidos, foi capaz de conquistar os principais prêmios da crítica (além de ter se tornado notícia justamente por ser um azarão nas salas de cinema). O problema é que os dois últimos vencedores da categoria já foram relacionados à questão política da Rússia.
Com este argumento, Porcelain War parece ganhar força, também apostando numa temática de guerra, mas com outro ângulo. Sem falar em Sugarcane, que tem apoio do National Geographic com uma história de representatividade.
Quem vai ganhar: No Other Land
Quem pode dar zebra: Porcelain War
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Anora
O Brutalista
A Verdadeira Dor
A Substância
Por mais que A Substância tenha levado o Critics Choice, a voz dos críticos não costuma ter muita força aqui, afinal eles não são votantes do Oscar. Assim, a disputa parece estar entre Anora e A Verdadeira Dor. Lembra que falei como a performance (e as vitórias) de Kieran Culkin tinham ajudado a divulgar o filme de Jesse Eisenberg? Não é a toa que ganhou o BAFTA, surpreendendo geral. Porém, categorias de roteiro parecem estar muito conectadas com a principal, então é difícil você ganhar aqui sem uma indicação de melhor filme. Adicione isso ao fato que Anora ganhou o prêmio do sindicato, logo...
Quem vai ganhar: Anora
Quem pode dar zebra: A Verdadeira Dor
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Um Completo Desconhecido
Conclave
Emilia Pérez
Nickel Boys
Sing Sing
Aqui temos mais competidores da categoria de melhor filme, mas o favoritismo parece estar com Conclave, que ganhou o BAFTA e o Globo de Ouro. Muitos dizem que teria levado o prêmio do sindicato de roteiristas se não fosse inelegível segundo as regras estranhas do WGA, então Nickel Boys se deu bem nessa - e poderia surpreender no domingo. Mas acho difícil.
Quem vai ganhar: Conclave
Quem pode dar zebra: Nickel Boys
MELHOR MONTAGEM

Anora
O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
É raro ver um diretor indicado pela edição também, então isso pode chamar alguns votos para a já queridinha Anora de Sean Baker. E O Brutalista também vem com força, porém o prêmio deve parar nas mãos de Conclave, que surpreende com uma trama política e de suspense num lugar tão inusitado como o Vaticano. Parece ser um consenso geral da comunidade e quem sou eu pra discordar?
Quem vai ganhar: Conclave
Quem pode dar zebra: Anora
MELHOR FOTOGRAFIA

O Brutalista
Duna: Parte 2
Emilia Pérez
Três anos atrás, Duna levou o Oscar de fotografia, porém esse não parece ser o caso de sua sequência - que, apesar de ser melhor que o primeiro filme, não carregou a mesma força para essa temporada. Prova foi ter perdido o prêmio do sindicato para Maria Callas. Apesar disso, o foco foi parar em O Brutalista, já que categorias de fotografia costuma estar ligada com presenças em melhor diretor e melhor filme. Uma vitória no BAFTA também ajuda a defender esse argumento. Mas não ignore Nosferatu, já que fotografia é sua melhor qualidade.
Quem vai ganhar: O Brutalista
Quem pode dar zebra: Nosferatu
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

O Brutalista
Conclave
Duna: Parte 2
Nosferatu
Wicked
Aqui confesso que fico bem dividida: os cenários de O Brutalista fazem parte da história, como se fossem um outro personagem que conta a trama. Porém, o visual de Wicked impressiona bastante, principalmente por apostar em menos CGI e realmente construindo os lugares mágicos de Oz. Todo mundo conhece a história das 9 milhões de flores plantadas pra uma sequência do longa de Jon M. Chu. Usando as vitórias de Globo de Ouro e BAFTA como parâmetro, chego à uma conclusão:
Quem vai ganhar: Wicked
Quem pode dar zebra: O Brutalista
MELHOR FIGURINO

Um Completo Desconhecido
Conclave
Nosferatu
Wicked
Por outro lado, aqui parece um favoritismo fácil para Wicked. Nenhum dos outros indicados possuem figurinos tão icônicos e o trabalho de Paul Tazewell foi amplamente elogiado ao recriar os estilos de Elphaba e Glinda para os cinemas. Ele já pode preparar o discurso de agradecimento.
Quem vai ganhar: Wicked
Quem pode dar zebra: Conclave? Mas duvido...
MELHOR MAQUIAGEM

Emilia Pérez
Nosferatu
A Substância
Wicked
Se Um Homem Diferente tivesse um pouco mais de força na temporada de premiações, essa história seria diferente. Desculpa o trocadilho, não foi intencional... Mas, enfim, essa parece ser uma categoria segura para A Substância, que ganhou vários dos prêmios precursores, inclusive o do sindicato. Wicked também tem potência aqui, mas a Academia adora trabalhos de transformações com prostéticos.
Quem vai ganhar: A Substância
Quem pode dar zebra: Wicked
MELHOR SOM

Um Completo Desconhecido
Duna: Parte 2
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem
Finalmente Duna surge como favorito em algum lugar! Apesar de ter perdido para Um Completo Desconhecido no Cinema Audio Society, o que faz essa situação não ser garantida, suas vitórias no BAFTA e AMPS parecem levar o filme de Dennis Villeneuve para a frente. Não descarte também Wicked, só por precaução, mas a teoria é que um longa de Timothée Chalamet vai levar, só resta saber qual...
Quem vai ganhar: Duna - Parte 2
Quem pode dar zebra: Um Completo Desconhecido
MELHOR TRILHA SONORA

O Brutalista
Conclave
Emilia Pérez
Wicked
Robô Selvagem
A trilha sonora de Robô Selvagem faz chorar? Certamente. Porém, ainda estamos mais abismados com a ausência de Rivais na lista de indicados, principalmente após receber tantos prêmios nessa área. Sobre os musicais, Emilia Perez tem chance na outra categoria desse estilo. A briga parece estar entre Conclave e O Brutalista e o estilo da Academia parece ser mais ousado por aqui, então vamos com o trabalho de Daniel Blumberg, que ganhou os poucos prêmios não levados por Rivais.
Quem vai ganhar: O Brutalista
Quem pode dar zebra: Conclave
MELHOR CANÇÃO

“Never Too Late” (Elton John: Never Too Late)
“El Mal” (Emilia Pérez)
“The Journey” (Batalhão 6888)
"Like A Bird" (Sing Sing)
"Mi Camino" (Emilia Pérez)
Nem tudo parece perdido diante da controvérsia ao redor de Emilia Perez. Desde o início da temporada, "El Mal" vinha se destacando como um dos melhores momentos do polêmico longa e favorito numa fraca categoria de canção. Sua pedra no caminho seria "The Journey", que é uma criação de Diane Warren, em sua 16ª indicação, sem vitórias até hoje. Ela é popular dentre os compositores, mas nunca parece ter encontrado sua chance dentro da Academia, que só lhe deu um Oscar honorário nos últimos anos. Seria esse o seu momento?
Quem vai ganhar: "El Mal" (Emilia Perez)
Quem pode dar zebra: "The Journey" (Batalhão 6888)
MELHORES EFEITOS VISUAIS

Better Man - A História de Robbie Williams
Planeta dos Macacos: O Reinado
Duna: Parte 2
Wicked
Devo admitir que estou indo completamente contra meu "feeling" nessa aqui. Numa categoria onde macacos são presentes em três indicados, eu sinto que existe algum tipo de preferência nesse aspecto, onde a vantagem seria de Planeta dos Macacos. Mas a franquia nunca ganhou um Oscar até hoje. Por isso, minha mente vai para Duna 2, que realmente tem grandes momentos de ação com vermes gigantes na areia e é um indicado na categoria principal, o que sempre ajuda. Como eu já disse, é necessário votar com a razão, mas não estou 100% convencida.
Quem vai ganhar: Duna - Parte 2
Quem pode dar zebra: Planeta dos Macacos - O Reinado
MELHOR CURTA-METRAGEM

A Lien
Anuja
I’m Not a Robot
The Last Ranger
The Man Who Could Not Remain Silent
Sempre digo que a chave para ganhar um bolão surge nas categorias de curtas, que são normalmente as mais difíceis de prever. Mas somos brasileiros e não desistimos nunca, então vamos lá: dentre os cinco indicados, dois se destacaram em minhas pesquisas. The Man Who Could Not Remain Silent conta uma história real ambientada na guerra da Bósnia, onde 18 muçulmanos e um croata foram mortos - esse último por tentar impedir o massacre. Já A Lien, que conta com um diretor de fotografia brasileiro, acompanha uma família lidando com a burocracia do processo de imigração norte-americano, um tema muito em alta no momento. Por esse motivo, estou tendendo mais para o segundo curta.
Também não descartar Anuja, uma história mais "doce", que está disponível na Netflix e conta com Pryianka Chopra e Mindy Kaling como produtoras.
Quem vai ganhar: A Lien
Quem pode dar zebra: The Man Who Could Not Remain Silent
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

Death by Numbers
Estou Pronto, Guarda
Incident
Instruments of a Beating Heart
A Única Mulher na Orquestra
Provavelmente, a categoria mais difícil dentre os curtas em 2025, temos três documentários com temas bem sérios e dois mais "fáceis" de serem vistos. Death by Numbers acompanha a história de uma sobrevivente num tiroteio numa escola, mas também falando sobre sua comunidade após a tragédia. Estou Pronto, Guarda gira ao redor de um homem condenado a pena de morte por assassinato que tenta se redimir com o filho, ao mesmo tempo que o curta traz a visão do filho do homem morto por ele. E, finalmente, Incident se destaca com uma uma montagem estilizada de filmagens de câmeras de segurança sobre a morte de um barbeiro pela polícia.
Todos parecem interessantes e poderiam ter chances, mas essa categoria vem seguindo uma tendência de valorizar temas mais leves, então o foco seria A Única Mulher na Orquestra, um projeto da Netflix (o que sempre ajuda) sobre a única mulher da orquestra filarmônica de Nova York, a partir do ponto de vista de sua sobrinha.
Quem vai ganhar: A Única Mulher na Orquestra
Quem pode dar zebra: Incident
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

Beautiful Men
In the Shadow of the Cypress
Magic Candies
Wander to Wonder
Yuck!
Por fim, temos uma categoria que "parece" ter um favorito, mas repare na ênfase das aspas. Tudo sempre pode acontecer nessa briga. O mais comentado é Wander to Wonder, que tem uma história meio bizarra: 3 crianças dentro de um programa pós apocalíptico dos anos 80 são abandonadas pelo criador do show, tendo que aprender a sobreviver sozinhas. Ganhou o BAFTA e o Annie Awards, então vamos com essa.
Outros destaques são Yuck! (também conhecido como o indicado com nome chamativo da vez) sobre jovens que aprendem (e surtam) sobre beijos; ou Beautiful Men, que acompanha três homens e a questão da vaidade masculina.
Quem vai ganhar: Wander to Wonder
Quem pode dar zebra: Yuck!