Nem Duna 2, nem Divertida Mente 2: Esse é o melhor filme de 2024 segundo o AdoroCinema
Katiúscia Vianna
Katiúscia Vianna
-Editora-chefe | Crítica
Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

Confira a lista da redação do AdoroCinema com os 10 melhores filmes do ano!

Globoplay / Warner Bros. / Pixar

2024 está encerrando e chega aquele momento nostálgico de relembrar tudo que consumimos durante o ano. É retrospectiva de aplicativo de áudio, retrospectiva de notícias e, para o AdoroCinema, é a hora de celebrar os melhores filmes! Então, a nossa redação se reuniu para debater quais foram os principais longas do ano e, dessa vez, a disputa foi bem acirrada.

A lista do AdoroCinema está bem diversificada: temos queridinhos do Oscar que foram lançados bem no começo do ano, blockbusters que encheram os cinemas e foram impossíveis de não amar, e aqueles projetos que estamos na torcida na próxima temporada de premiações. Do terror à fantasia, com um toque da cultura brasileira, confira nossa lista abaixo e opine: qual foi o seu filme favorito de 2024?

10º lugar: Divertida Mente 2

Pixar

Essa vaga quase ficou com o incrível Robô Selvagem, porém mais membros da nossa redação se apaixonaram pela guerra entre Alegria e Ansiedade em Divertida Mente 2: "Com um roteiro afiado e boas piadas, cumpre a missão de ser um filme divertido que também promete ser uma jornada emocional sobre a nossa própria consciência. Se o primeiro filme nos ensinou que está tudo bem em se sentir triste, o segundo mostra que devemos abraçar todas as nossas facetas. A história amadureceu e abriu espaço para conversas mais complexas", diz a crítica do site.

9º lugar: Wicked

Universal

Ser um musical de quase 3 horas com o sucesso de Wicked é quase impossível nos dias atuais. Mas quem não se encantou pela amizade de Glinda e Elphaba? Como diz a crítica do AdoroCinema: Ariana Grande e Cynthia Erivo tiveram um desafio muito difícil nas mãos, já que são duas personagens adoradas por décadas. Mas elas formam uma dupla perfeita, tanto como rivais, como amigas, rendendo cenas emocionantes como o baile de Ozdust e o clímax da última canção. E quando chega “Defying Gravity”? Não tire as crianças da sala!" E ainda vem a parte 2 por aí... Será que entra na lista de melhores de 2025?

8º lugar: Duna: Parte 2

Warner

Por sua vez, Duna já tinha entrado na nossa lista de melhores de 2021. Mas Dennis Villeneuve conseguiu surpreender com uma sequência melhor que a primeira parte: "É como se Duna: Parte 2 aumentasse um ponto em todas as qualidades do filme anterior. O visual e o som são ainda mais imersivos, Timothée Chalamet é um protagonista ainda mais conectado com os dilemas de seu personagem e o mundo apresentado é ainda mais visceral. O filme de 2021 fez grandes promessas que – em um respiro aliviado aqui – foram muito bem cumpridas", diz a crítica do AdoroCinema.

7º lugar: Os Rejeitados

Focus Features

Um dos primeiros filmes lançados em 2024 é, curiosamente, um novo clássico do natal. Como diz a crítica do AdoroCinema, "Os Rejeitados conquista pela sutileza e profundidade que apresenta seus três personagens principais – Paul Hunham (Paul Giamatti), Angus Tully (Dominic Sessa) e Mary Lamb (Da'Vine Joy Randolph) – e, principalmente, como desenvolve naturalmente a relação entre eles. Mesmo com todos os conflitos e diferenças, eles lidam com suas dores internas e solidão, encontrando conforto na humanidade e no afeto ao conhecer outras visões de mundo."

6º lugar: Vidas Passadas

A24

Injustiçado no Oscar e com nota 4,5/5,0 no AdoroCinema, Vidas Passadas é um filme singelo com atuações sublimes de Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro: "Não é um filme de grandes reviravoltas ou explosões, mas isso não significa que deixa de causar grandes emoções. Porém, seu ritmo é como um rio calmo: cada coisa acontecerá quando tiver que ser, e a expectativa torna tudo ainda mais especial. Ao mesmo tempo, nunca foge de uma visão mais centrada na realidade, onde a beleza está nos detalhes e nas almas de seus personagens. É uma visão introspectiva que vale a pena ser vista."

5º lugar: Pobres Criaturas

Searchlight Pictures

Bella Baxter se tornou uma nova figura da cultura pop e isso rendeu um segundo Oscar para Emma Stone. Além de nos proporcionar memes e grandes performances, "Pobres Criaturas é uma experiência divertida e emocionante que acompanha a jornada de emancipação da protagonista Bella Baxter, interpretada por Emma Stone em uma das melhores atuações da sua carreira. O diretor Yorgos Lanthimos apresenta uma viagem excêntrica de descobrimento e liberdade feminina, visualmente deslumbrante, e que justifica seu destaque na temporada de premiações", diz a crítica do AdoroCinema.

4º lugar: A Substância

MUBI

Por falar em filmes que mudaram a cultura pop, A Substância não podia faltar nessa lista, representando a seção AdoroTerror da nossa redação. E que impacto causou, hein? Na crítica do AdoroCinema, percebemos que "o longa explora como o envelhecimento impacta as mulheres e causa uma perigosa crise de identidade, com a indústria de entretenimento e uma sociedade patriarcal que reforçam padrões de beleza diariamente e as descartam quando elas ficam mais velhas. Coralie Fargeat brinca e subverte o olhar fetichista masculino sobre o corpo feminino como uma sátira, e se aproveita de toda potência do horror corporal para mostrar essa autodestruição das mulheres na tentativa de alcançar (ou recuperar) um padrão de beleza com a violação do próprio corpo."

3º lugar: Rivais

Warner Bros.

Já a medalha de bronze vai para o maravilhoso trio formado por Zendaya, Josh O'Connor e Mike Faist na dinâmica jornada de Rivais. Na crítica do AdoroCinema, ressaltamos que, "enquanto Tashi brinca que não deseja ser uma “destruidora de lares”, existe algo tão conectado entre Art e Patrick que nem ela consegue atingir, algo que talvez vá além da amizade. Ao mesmo tempo, a ex-jogadora constroi relações com cada um centrada em necessidades emocionais completamente diferentes. Seria fácil o longa cair num melodrama chato sobre um triângulo amoroso, mas aqui estamos diante de uma história frenética, pois a história nunca para quieta em um mesmo lugar - no bom sentido."

2º lugar: Anatomia de uma Queda

Les Films Pelléas

Anatomia de uma Queda já merecia um lugar nessa lista por nos apresentar o maravilhoso cão Messi, mas o filme em si é um absurdo estudo de personagem, onde reviravoltas se desenvolvem a cada minuto. A crítica do AdoroCinema aponta como o filme "apresenta mais dúvidas do que respostas, o que neste caso específico é um ponto positivo e o principal objetivo da filme comandado por Justine Triet. Carregada pela atuação de Sandra Hüller, a produção mergulha o público em um julgamento desconfortável com percepções e interpretações diferentes e conflitantes, questionando se existe realmente uma verdade."

1º lugar: Ainda Estou Aqui

Globoplay

Mas não teve para ninguém: o maior filme nacional pós-pandemia, Ainda Estou Aqui traz uma história real e necessária, liderada por uma incrível performance de Fernanda Torres. Segundo a crítica do AdoroCinema, "a trama nos leva pelo período após o desaparecimento de Rubens, retratando a perseguição enfrentada pela família e a luta – interna, em especial – de Eunice, determinada a manter o bem-estar de seus filhos e a buscar respostas para o sumiço do marido. Esta angústia, mesclada à perspectiva branda que a mãe tentava oferecer às crianças, puxa quem está assistindo para perto de dor muito incômoda. Sem artifícios, a sensação de perda que a narrativa provoca é profunda, de aperto e de reflexão. Difícil passar ileso. Impossível passar sem pensar."

facebook Tweet
Links relacionados