Parte vital do audiovisual brasileiro e referência para diretores e cinéfilos, o Festival do Rio chega à sua 26ª edição em 2024. Nele, diversos longas-metragens nacionais e internacionais serão exibidos ao público, fazendo a alegria dos espectadores na cidade carioca.
Com base nisso, o AdoroCinema não perde tempo e prepara para você, caro leitor, uma lista de filmes brasileiros imperdíveis presentes na programação. Portanto, pegue sua pipoca, bebida de preferência e confira abaixo do que se trata títulos como Os Enforcados, Manas, Maníaco do Parque e mais:
“Momento histórico”: Ainda Estou Aqui é o filme brasileiro que disputará vaga no Oscar 2025 e já tem data de estreia confirmadaOs Enforcados
Dirigido por Fernando Coimbra, na trama, Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos) estão felizes em seu relacionamento e levam uma vida descontraída na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entretanto, desde a morte do pai de Valério, o maior mafioso da cidade, eles procuram uma saída do ninho de vespas criminosas que é o negócio da família.
Incentivado pela ambiciosa mulher, Valério tenta então uma jogada que ambos consideram infalível.
Manas
Marcielle (Jamilli Correa) é uma menina de 13 anos que vive em uma comunidade ribeirinha na Ilha do Marajó - com o pai, a mãe e três irmãos. Instigada pelas falas da matriarca, ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para longe após “arrumar um homem bom” nas balsas que passam pela região.
Conforme amadurece, a jovem vê suas idealizações ruírem e fica presa a ambientes abusivos. Ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege sua família e as mulheres da comunidade.
Dirigido por Mariana Brennand Fortes e protagonizado por Dira Paes e Rômulo Braga.
Baby
Baby (João Pedro Mariano) é um rapaz recém-libertado de um centro de detenção para jovens, que se vê perdido nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema com foco em produções pornográficas, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa que toma Baby como seu protegido e está determinado a ensiná-lo as malícias da vida e novas formas de sobreviver.
A partir de então, os dois iniciam uma relação tumultuada, marcada por conflitos, exploração, proteção, ciúme e cumplicidade.
Dirigido por Marcelo Caetano e protagonizado ainda por Bruna Linzmeyer.
Maníaco do Parque
Maníaco do Parque mergulha na história do maior assassino em série brasileiro: o motoboy Francisco (Silvero Pereira), que foi acusado de atacar 21 mulheres - assassinando dez delas e escondendo seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo.
A história do criminoso e os detalhes de sua psicopatia são revelados por Elena (Giovanna Grigio), uma repórter iniciante que enxerga na investigação dos crimes a grande chance de alavancar sua carreira.
A direção fica a cargo de Mauricio Eça. Mel Lisboa, Marco Pigossi e Xamã também estão no elenco.
Avenida Beira-Mar
Avenida Beira-Mar narra a vida de Rebeca (Milena Pinheiro), uma jovem que se muda com sua mãe para o subúrbio de Piratininga, no litoral de Niterói, após a separação dos pais. Forçada a ficar em casa devido a uma onda de roubos na área, Rebeca vive com uma visão limitada de mundo.
Sua solidão é quebrada quando conhece Mika (Milena Gerassi), uma menina trans que vive no subúrbio vizinho. A amizade improvável das duas gera uma nova perspectiva à vida de ambas, mas também provoca a desaprovação dos adultos ao redor.
Dirigido por Maju de Paiva e Bernardo Florim, o elenco também conta com Andréa Beltrão.