Parte importante da história da cultura pop recente, o Universo Cinematográfico da Marvel é composto por muitos elementos que compõem os mais de 30 filmes e 10 séries lançados nas últimas décadas. Kevin Feige, chefão do Marvel Studios, é a mente criativa responsável por interligar tantas histórias - e colocar diversas referências nas aventuras dos super-heróis da editora.
Poucos podem ter notado, mas existe um easter-egg um tanto violento inserido em diversos filmes da Casa das Ideias, sobretudo após a Fase 2 do MCU. Diversos personagens, sejam mocinhos ou vilões, perdem a mão ou o braço em algum ponto da jornada como um aceno à maior saga intergaláctica da cultura pop: Star Wars. Esse easter-egg tem relação com a luta entre Luke Skywalker e Darth Vader, em que o personagem de Mark Hamil perde o membro pelas mãos do pai.
“Foi a primeira coisa que ele disse”: Chefão da Marvel, Kevin Feige teve uma exigência específica para o retorno de Hugh Jackman em Deadpool & Wolverine"Sou obcecado por Star Wars - e não começou como intencional, mas se tornou intencional", disse o executivo em entrevista ao CinemaBlend em abril de 2015. "Isso meio que acontece em todos os filmes de Star Wars , mas eu estava meio que olhando para isso, 'Ok, a Fase Dois é o nosso Império Contra-Ataca?' Não realmente, mas tonalmente, as coisas são um pouco diferentes. Alguém tem o braço cortado em todos os filmes da Fase Dois. Todos eles."
As provas estão lá, em mais de uma ocasião, como quando Bucky Barnes perde o braço (pela primeira vez) na Primeira Guerra Mundial ou quando o Jacaré Loki arranca a mão do Presidente Loki na série estrelada por Tom Hidlestone. Temos também as ocasiões em que Ultron arranca o braço de Ulysses Klau e sobrou até para os integrantes da Marvel Television, com Phil Couslon perdendo parte do braço após segurar um cristal terrígeno em Agents of S.H.I.E.L.D.
Onde Quarteto Fantástico se encaixa no Universo Cinematográfico Marvel? Kevin Feige confirma teorias dos fãs sobre multiversoAbaixo, confira algumas das vezes em que a referência a Star Wars tomou as telas da Marvel.