Minha conta
    O Senhor dos Anéis: Descubra os 5 personagens criados diretamente para os filmes
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Peter Jackson fez algumas mudanças para sua adaptação das obras de J.R.R. Tolkien.

    Baseada nas obras de fantasia do escritor britânico J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis é certamente uma das franquias mais queridas e bem-sucedidas dos últimos tempos.

    Desde a primeira adaptação para os cinemas pelas mãos de Peter Jackson, com A Sociedade do Anel, a Terra Média recebeu mais dois filmes protagonizados pelos populares personagens Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin). Logo depois, expandiu-se para spin-offs como O Hobbit, a série Os Anéis do Poder, e com mais produções planejadas para os próximos anos.

    Peter Jackson inseriu personagens inéditos em O Senhor dos Anéis

    A popularidade do lendário mundo de fantasia se deve aos seus personagens marcantes, tanto nos livros quanto nas telas. Porém, como em muitas outras adaptações, as histórias nunca são totalmente fiéis ao enredo original.

    Para adaptar a trama, Jackson excluiu figuras favoritas dos fãs, como Tom Bombadil e Goldberry, e inseriu alguns personagens novos. Mesmo com papéis menores, cada um deles se tornou parte icônica da experiência da Terra Média, mesmo sem estar nos livros. Confira cinco personagens criados exclusivamente para os filmes de Peter Jackson:

    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
    Data de lançamento 1 de janeiro de 2002 | 2h 58min
    Criador(es): Peter Jackson
    Com Elijah Wood, Sean Astin, Ian McKellen
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    1. Lurtz, O Líder dos Uruk-Hai

    New Line Cinema

    O livro A Sociedade do Anel termina abruptamente, quando os Uruk-hai e orcs atacam a Sociedade no Rio Anduin, Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) se separam para ir a Mordor. Nos livros, a morte heróica de Boromir (Sean Bean) está nas primeiras páginas de As Duas Torres. Assim, o terceiro ato do primeiro filme de Peter Jackson terminaria sem grande impacto.

    Para animar a trama, Jackson introduziu Lurtz (Lawrence Makoare), um vilão que ameaçaria a Sociedade e enfrentaria Aragorn (Viggo Mortensen). O capitão dos Uruk-hai, torna o encontro final do primeiro filme mais emocionante. Jackson também transferiu a morte de Boromir para o fim do primeiro filme.

    No livro, Boromir é perfurado por várias flechas; no filme, é Lurtz quem dá o golpe fatal antes de duelar com Aragorn. Isso aumentou o drama sem mudar drasticamente o enredo.

    2. Figwit, o Elfo de Valfenda

    New Line Cinema

    Há muitos figurantes Elfos em O Senhor dos Anéis, mas apenas um alcançou fama: o lendário Figwit (Bret McKenzie). O Elfo de Valfenda aparece no Conselho de Elrond como mais um conselheiro Elfo. Em O Retorno do Rei, ele reaparece escoltando Lady Arwen (Liv Tyler) aos Portos Cinzentos.

    O nome oficial do personagem é Aegnor ou Escolta Élfica, dependendo da cena, mas os fãs o apelidaram carinhosamente de Figwit, que significa "Frodo é ótimo... Quem é aquele?" O fenômeno dos fãs foi tão grande que um documentário sobre Figwit foi feito um ano após O Retorno do Rei.

    3. A Família do Abismo de Helm

    New Line Cinema

    No livro As Duas Torres, o exército de Rohan chega ao Abismo de Helm e ouve sobre a devastação causada pelos Uruk-hai e Saruman (Christopher Lee). Eles veem incêndios distantes, e Rei Théoden (Bernard Hill) lamenta a destruição de suas terras. O saque é mencionado, mas não mostrado em detalhes.

    Para adicionar um toque de realismo e drama à história, nos filmes de Jackson, essas depredações são vistas de perto através de uma família que não existe nos livros: Morwen (Robyn Malcolm) e seus filhos, Freda (Olivia Tennet) e Éothain (Sam Comery).

    Quando a família se separa, as crianças são enviadas para avisar o Rei Théode em Edoras sobre o ataque. Elas chegam à capital, e seu aviso leva o rei a decidir ir para o Abismo de Helm, onde se reencontram com sua mãe.

    4. Madril, O Guerreiro

    New Line Cinema

    Quando Frodo e Sam são capturados pelos homens de Faramir em Ithilien, conhecemos Madril (John Bach). Ele é o segundo em comando de Faramir, um guerreiro veterano que o aconselha tanto em As Duas Torres quanto em O Retorno do Rei.

    Esse drama é novo para os fãs dos livros de Tolkien, já que Madril não é um personagem original. Nos livros, Faramir tem dois principais companheiros, Damrod (Alistair Browning) e Mablung, que permanecem ao seu lado. Damrod aparece brevemente nos filmes, enquanto Mablung é identificado em um cartão colecionável do filme.

    Suas funções parecem ter sido fundidas no papel de Madril para o filme, mesmo ele não aparecendo nos escritos de Tolkien.

    5. Brego, O Cavalo de Aragorn

    New Line Cinema

    Aragorn (Viggo Mortensen) faz amizade com Brego durante As Duas Torres. O cavalo salva Aragorn após uma queda de um penhasco e o acompanha em várias aventuras. Brego deixa a história quando morre ao enfrentar os Caminhos dos Mortos.

    Nos escritos de Tolkien, há muitos cavalos famosos, especialmente em Rohan, como Scadufax, o cavalo de Gandalf (Ian McKellen). No entanto, Brego foi criado para o filme e não é um cavalo canônico. Mesmo sendo exclusivo dos filmes, Brego se tornou popular.

    Após as filmagens, o ator Viggo Mortensen se apegou tanto ao cavalo real, chamado Uraeus, que decidiu comprá-lo.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top