Centenária, a história do cinema é repleta dos mais variados tipos de narrativas. Do sucesso cult à comédia trash, a sétima arte se reflete através de sua época e contexto de maneiras singulares. Com um número incontável de filmes, no entanto, são poucos que conseguem atingir um pico de atemporalidade e As Branquelas, pelo menos para o Brasil, tem sido um fruto de riso em todo o seu período de existência.
Lançado em 2004, o filme acompanha os irmãos Marcus (Marlon Wayans) e Kevin Copeland (Shawn Wayans), detetives do FBI que estão com problemas no trabalho. A última investigação da dupla foi um grande fracasso e eles estão sob a ameaça de serem demitidos. Quando um plano para sequestrar as mimadas irmãs Brittany (Maitland Ward) e Tiffany Wilson (Anne Dudek) é descoberto, o caso é entregue aos principais rivais dos irmãos Copeland, os agentes Vincent Gomez (Eddie Velez) e Jack Harper (Lochlyn Munro).
A Maldição de Bridge Hollow: Fã do Brasil, Marlon Wayans gosta de se vestir como As Branquelas no Halloween (Entrevista Exclusiva)Para aumentar ainda mais a humilhação da dupla, eles são escalados para escoltar as jovens mimadas do aeroporto até o local de um evento pelo qual elas esperaram por meses. Porém no trajeto um acidente de carro provoca um verdadeiro desastre: enquanto uma das irmãs arranha o nariz, a outra corta o lábio. Desesperadas, elas se recusam a ir ao evento. É quando, para salvar o emprego, Marcus e Kevin decidem por assumir as identidades das irmãs.
Um hit no Brasil
Diante de um orçamento de 37 milhões de dólares, As Branquelas teve um resultado satisfatório nas bilheterias com 113,1 milhões. No entanto, a crítica especializada não gostou muito da aventura escrachada dos detetives: no Rotten Tomatoes, o filme conta com apenas 15% de aprovação da imprensa somado ao consenso de "comédia estúpida, boba e óbvia" do Metacritic. A cereja do bolo ainda veio com cinco indicações ao Framboesa de Ouro, premiação dos piores filmes da temporada.
Embora As Branquelas não tenha agradado todo mundo, ele se tornou um verdadeiro hit no Brasil. Ao lado de outras comédias da época, como Meninas Malvadas, Como Se Fosse a Primeira Vez, Eurotrip e De Repente 30, o filme foi imortalizado no imaginário do país através, inicialmente, das videolocadoras e, posteriormente, por meio da televisão.
Por que As Branquelas não teve continuação até hoje? Marlon Wayans dá resposta hiláriaUm ponto importante dessa popularização foi um ótimo trabalho de localização. A dublagem brasileira do filme elevou o humor do roteiro escrito pelos irmãos Wayans, Andrew McElfresh e pelo diretor Keenen Ivory Wayans (o terceiro irmão). Por ser um público que naturalmente consome majoritariamente o gênero, com adição de piadas que se encaixam na realidade brasileira, As Branquelas se tornou um verdadeiro fenômeno.
Por último, dentre os vários fatores que podemos apontar, há também o fato de identificação. Enquanto uma sátira de classes através desse humor que coloca os protagonistas na pele (literalmente) de duas socialites, existem diversas camadas que colaboram para que o público possa embarcar nessa história cheia de absurdos de maneira leve.