Existe vida para super-heróis além de Os Vingadores e Batman. Eles estão entre nós desde a década de 1930 e nem sempre pertenceram a uma franquia enorme composta por dezenas de filmes. Há outras histórias que oferecem uma visão diferente do gênero. São produções menores, mas igualmente válidas e, às vezes, mais originais do que os filmes mais conhecidos.
Se você gostou da luta contra Thanos, mas precisa de mais aventuras épicas cheias de superpoderes e vilões para derrotar, aqui fizemos uma seleção de várias recomendações desconhecidas do gênero. Eles não são da Marvel ou da DC, mas vale a pena descobri-los e ver como é o mundo dos heróis fora das grandes produções.
Poder Sem Limites (2012)
Poder Sem Limites é bem-sucedido num aspecto em que muitos filmes de super-heróis falham: no roteiro. O filme dirigido por Josh Trank - que mais tarde seria contratado para assumir o comando de Quarteto Fantástico (2015) com resultados muito piores - é uma contribuição muito original para o gênero, portanto, pode ser exatamente o que você precisa se estiver cansado do mesmo de sempre.
Filmado no estilo found footage - um vídeo caseiro encontrado por alguém, estilo A Bruxa de Blair-, o filme apresenta um grupo de jovens que adquirem poderes telecinéticos e decidem usá-los da maneira mais engraçada que puderem imaginar. No entanto, um deles começa a seguir um caminho mais sombrio.
Onde assistir: Star+ ou Netflix
Rocketeer (1991)
Voltamos 30 anos atrás para descobrir Rocketeer, um dos filmes mais bem avaliados do gênero e que, no entanto, permaneceu quase cult, conhecido apenas pelos fãs mais leais de super-heróis. Dirigido por Joe Johnston - que mais tarde fez Capitão América: O Primeiro Vingador - Rocketeer resistiu ao teste do tempo e nunca é um mau momento para descobri-lo.
O filme se passa na Los Angeles dos anos 1930 e conta a história de Cliff, um piloto de acrobacias que encontra uma mochila a jato que lhe permite voar. Durante um show, Cliff usa a mochila a jato para salvar um amigo de um biplano problemático e se torna uma sensação na mídia. Assim começa sua carreira como vingador da justiça.
Onde assistir: Disney+
Turbo Kid (2015)
Se estamos falando de filmes independentes de super-heróis que trazem uma reviravolta ao gênero e que vão encantar aqueles que cresceram com histórias em quadrinhos, temos que citar Turbo Kid. O filme foi escrito e dirigido por RKSS, um trio de cineastas formado por François Simard, Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissell, e recebeu aclamação quase unânime da crítica em seu lançamento em 2015. Essa nostalgia vista por uma lente pós-moderna conquistou a todos.
A história acompanha as aventuras de The Kid (Munro Chambers), um adolescente fã de quadrinhos que se torna um super-herói em uma realidade alternativa pós-apocalíptica. Ele conhece uma garota misteriosa chamada Apple (Laurence Leboeuf), com quem embarca em uma missão para derrotar o malvado Zeus (Michael Ironside).
Onde assistir: Amazon Prime Video
Defendor (2009)
Depois de ver Woody Harrelson matando zumbis em Zumbilândia e dando vida a Matanza em Venom 2, você vai querer vê-lo estrelar Defendor, um filme de 2009 que, apesar de ter passado um pouco despercebido na época, os fãs do gênero conseguiram encontrá-lo e colocá-lo como um daqueles filmes para se ter em mente.
O ator interpreta Arthur Poppington, um homem solitário que durante o dia trabalha na construção civil e à noite se transforma em um vigilante conhecido como Defendor. Ele acaba preso depois de roubar um empresário chamado Dooney (Elias Koteas), que ele vê como seu nêmesis, mas é solto logo depois graças ao capitão de polícia Fairbanks (Clark Johnson), que acredita que ele é inofensivo. No entanto, ele não está disposto a resolver a questão de Dooney, especialmente depois de receber uma surra brutal dele.
Disponível para aluguel digital em Amazon, Apple TV ou Google Play Movies.
Dredd (2012)
Dredd é possivelmente o filme mais conhecido desta lista, mas isso não nos impede de recomendá-lo a quem ainda não teve a chance de assisti-lo. Ele foi escrito e produzido por Alex Garland, que mais tarde desenvolveu Ex_Machina e Aniquilação, dois grandes títulos de ficção científica; e dirigido por Pete Travis, que fez carreira na televisão britânica com Fearless e The Jury. Os dois são os arquitetos desse conto violento que recebeu críticas positivas, mas fracassou nas bilheterias. O tempo o transformou em um dos filmes mais subestimados do gênero.
Embora os fãs da história em quadrinhos na qual se baseia encontrem vários pontos negativos, essa história sobre o Juiz Dredd (Karl Urban) e sua busca para fazer cumprir a lei na distópica Mega-City é muito agradável e contém algumas cenas de ação e efeitos visuais notáveis.
Onde assistir: Amazon Prime Video
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!