As recentes indicações para o Oscar 2024 nos lembram que, por mais que seja o evento mais internacional do gênero, ele ainda tem uma escala tendenciosa. Filmes como Psicose, O Homem Elefante ou Taxi Driver são clássicos, mas em seu tempo também ficaram de fora. Por isso, hoje vamos recomendar 4 filmes fantásticos que o Oscar ignorou em sua época, todos eles disponíveis no streaming.
Irmão Urso (2003)
O filme que pôs fim ao uso da animação tradicional pela Disney (eles tentaram novamente com A Princesa e o Sapo e também não se saiu muito melhor). Além de não ter ganhado o Oscar de Melhor Filme de Animação (Procurando Nemo foi o vencedor), ele é geralmente um dos filmes mais subestimados do estúdio.
É uma pena, pois essa aventura que narra a história de um rapaz que acaba se tornando um urso não é apenas comovente, mas também apresenta um dos roteiros mais ambíguos dos clássicos de animação da Disney. Não há mocinhos ou bandidos aqui, mas uma área cinza que nos convida a nos colocar no lugar do outro e ver as coisas em perspectiva.
Onde assistir: Disney+
Dente Canino (2009)
Embora Pobres Criaturas seja um dos favoritos para o próximo Oscar, Yorgos Lanthimos nem sempre foi muito bem visto na premiação da Academia. Dente Canino é um de seus melhores trabalhos e só conseguiu uma indicação para Melhor Filme Estrangeiro, que perdeu para Em um Mundo Melhor.
Não é de surpreender que os acadêmicos não tenham gostado do filme, pois é uma das histórias mais viscerais que já vimos sobre a influência devastadora do ambiente familiar em nossa formação como indivíduos.
Onde assistir: Mubi
Janela Indiscreta (1954)
Hoje compreendido como um mestre, Alfred Hitchcock não era muito estimado na Academia em seu tempo. No Oscar de 1955, ele concorreu aos prêmios de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia Colorida e Melhor Som, e não ganhou nenhum deles.
É difícil de acreditar, considerando que esse é um dos filmes mais importantes da história do cinema, especialmente quando se trata de representar um ponto de vista de forma cinematográfica. Hitchcock nos faz sentir a mesma imobilidade de seu protagonista que, enquanto espera para se recuperar de um ferimento, acaba testemunhando um crime.
Onde assistir: Oldflix
Assunto de Família (2018)
Outro cineasta que é muito apreciado nos festivais internacionais de cinema, mas que ainda não conquistou o Oscar, é Hirokazu Kore-eda. Ele só foi indicado uma vez em 2018 por esse filme, e apenas porque havia ganhado a Palma de Ouro em Cannes pouco antes. Como era de se esperar, no final ele não levou o prêmio, que foi para Roma.
Provavelmente a mais completa das histórias familiares que esse diretor nos contou (que não são poucas), sobre uma família peculiar de delinquentes que, apesar de não ter laços de sangue, consegue construir algo muito parecido com um lar.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!
Onde assistir: Globoplay