Minha conta
    8 atores que morreram durante as filmagens em Hollywood
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Sem saber que filmavam seu último filme esses atores marcaram para sempre suas carreiras.

    Apesar de existir uma função no cinema responsável por organizar e planejar toda a estrutura de um projeto audiovisual, imprevistos sempre vão acontecer. Os criadores e equipes de séries e filmes precisam lidar constantemente com mudanças, seja no orçamento, figurino ou cronogramas de lançamento, mesmo que a todo custo devam ser evitadas.

    Mas há várias ocasiões na história do cinema em que um evento incontrolável e infeliz ocorre: o falecimento inesperado de um ator durante as filmagens de um filme. Esses atores muitas vezes deixam um impacto duradouro no trabalho que produzem, mesmo depois de partirem. E não é incomum que as produções abordem essas situações de maneiras diferentes, seja substituindo o ator ou recriando o personagem através de CGI.

    Confira e relembre oito atores que morreram enquanto filmavam seu último filme:

    Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
    Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
    Data de lançamento 19 de novembro de 2014 | 2h 03min
    Criador(es): Francis Lawrence
    Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth
    Imprensa
    3,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    3,5
    Assistir em streaming

    River Phoenix em Dark Blood

    Fine Line Features

    River Phoenix pode ser um nome desconhecido atualmente, mas o irmão mais velho de Joaquin Phoenix era uma estrela em ascensão na década de 80. Com apenas 23 anos, recebeu uma indicação ao Oscar por O Peso de um Passado, além de suas participações nos clássicos Conta Comigo e Indiana Jones e a Última Cruzada.

    O astro teve sua vida e uma carreira promissora interrompidas por uma overdose de drogas em 31 de outubro de 1993, aos 23 anos, mesma época em Dark Blood, filme que estava protagonizando, ainda realizava suas filmagens.

    O diretor George Sluizer optou por interromper as filmagens, retornando com o projeto apenas 20 anos depois, temendo que o material gravado se deteriorasse.

    O filme, diferentemente de outras situações, não substituiu o ator nem o recriou digitalmente, mas foi exibido na Mostra de Cinema de São Paulo 2013, com uma narração do diretor sobre imagens congeladas nos trechos que não foram rodados acompanhando partes do roteiro.

    Philip Seymour Hoffman em Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1

    Lionsgate

    Philip Seymour Hoffman marcou a famosa saga distópica com o personagem Plutarch Heavensbee, o idealizador dos Jogos Vorazes para a recente edição do Massacre Quaternário e também aliado da resistência do 13º Distrito.

    O ator foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York, no ano de 2014, devido a uma overdose, mesma época em que ainda estava gravando cenas de seu último filme, Jogos Vorazes: A Esperança Parte 1, que ainda estava em produção.

    Apesar de não ter finalizado sua participação, o diretor Francis Lawrence evitou o uso excessivo de efeitos especiais e até mesmo a substituição do ator; neste caso, o roteiro foi repensado para substituir as falas de Hoffman, assim como em cenas secundárias o personagem foi simplesmente retirado, ou o enquadramento da câmera e a iluminação foram alterados de forma a deixá-lo em segundo plano.

    Helen McCrory em Peaky Blinders

    Netflix

    Helen McCrory eternizou para sempre Narcisa Malfoy na saga de Harry Potter e Polly Gray na famosa série Peaky Blinders. A atriz, que faleceu no ano de 2021, após uma dura luta contra o câncer de mama, era uma das personagens recorrentes entre o final da quinta temporada e o começo da sexta temporada das histórias da famosa gangue inglesa.

    Anthony Byrne, o diretor da série, em homenagem e respeito à atriz, decidiu encerrar a participação da personagem na história, mesmo não sendo o desejo dos fãs.

    No sexto ano da série, a tia Polly apareceu apenas em flashbacks de Tommy Shelby (Cillian Murphy) , Michael Gray (Finn Cole), filho da personagem.

    Logo, a personagem de Helen é assassinada por membros do IRA (Exército Republicano Irlandês), em retaliação à tentativa de Tommy de assassinar um membro apoiador e difusor do nazismo alemão.

    Richard Harris em Harry Potter

    Warner Bros. Pictures

    Richard Harris eternizou o famoso bruxo e professor Albus Dumbledore da saga de Harry Potter durante os primeiros dois filmes, perpetuando para sempre uma das interpretações mais queridas pelos fãs.

    O ator, que adoeceu ainda durante as filmagens de A Câmara Secreta, faleceu no ano de 2002. Com mais cinco adaptações do universo mágico, foi necessário que o estúdio analisasse e pensasse nos próximos caminhos com calma.

    Mas como previsto, o ator foi substituído por Michael Gambon em Prisioneiro de Azkaban, junto com a mudança de diretor por Alfonso Cuarón, dando início a uma era mais sombria e madura da saga.

    Paul Walker em Velozes e Furiosos 7

    Universal Pictures

    A tragédia de Paul Walker deixou fãs e o mundo do entretenimento paralisados em 2013, após ser noticiado que o ator faleceu após um acidente de carro que pegou fogo após uma batida.

    Na época, o ator estava cotado na continuação da franquia, em Velozes & Furiosos 7. Por conta do acidente e da fragilidade da equipe e atores diante da situação, as gravações foram suspensas, retornando quase um ano depois.

    Sem a filmagem de importantes cenas de Brian O'Connor, o diretor James Wan e os roteiristas tiveram que quebrar a cabeça para encontrar um meio de resolver a ausência de Walker. A solução foi a combinação de dublês, nesse caso, com os irmãos do ator, Caleb e Cody Walker, e a junção de efeitos visuais.

    Heath Ledger em O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

    Sony Pictures Bras

    Conhecido por ser um grande ator coringa, Ledger não dispensava nenhuma história na hora de embarcar em seus trabalhos. Conhecido pela comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você e o O Segredo de Brokeback Mountain, o ator faleceu aos 28 anos em janeiro de 2008 por intoxicação de remédios.

    Na época, o ator acabara de eternizar sua carreira como o famoso vilão Coringa em O Cavaleiro das Trevas, dirigido por Christopher Nolan, o qual recebeu um Oscar, mas infelizmente já não estava mais presente durante os dois eventos.

    Seu último filme, no entanto, ainda estava em produção, nas mãos do diretor Terry Gilliam em O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus.

    Em respeito à memória do ator e como homenagem, o diretor aproveitou a criatividade do roteiro e concluiu a participação de Ledger como Tony através de mais três atores e colegas próximos do falecido: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell.

    Luke Perry em Era Uma Vez em... Hollywood e Riverdale

    Columbia Pictures/Warner Bros. Television Distribution

    O famoso e eterno ator de Barrados no Baile, marcou a tela grande e pequena ao longo de sua carreira, deixando um legado para a posteridade. Luke Perry, que sofreu um derrame do qual faleceu em 2019, estava participando de dois projetos: Era Uma Vez em... Hollywood e Riverdale.

    Enquanto no projeto de Quentin Tarantino, as cenas para sua participação especial como o ator Wayne Maunder, foram concluídas antes de seu falecimento, sua participação em Riverdale como Fred Andrews teve que ser interrompida.

    Como tributo, atores e equipe homenagearam não só o personagem como o ator em si em um episódio especial de despedida durante a quarta temporada; a família de Luke foi consultada o máximo possível na elaboração do episódio, e até mesmo leram o roteiro completo antecipadamente.

    Nancy Marchand em The Sopranos

    Chase Films

    Nancy Marchand eternizou sua presença na famosa série The Sopranos como Livia Soprano, ao mesmo tempo em que lutava contra um câncer de pulmão. Infelizmente, a atriz faleceu em 2000, durante a segunda temporada da série.

    Uma personagem recorrente e presente, a ausência de Nancy foi substituída por uma dublê com auxílio de uma versão digital. A escolha foi feita para finalizar a história da matriarca com Paulie Gualtieri (Tony Sirico).

    A decisão não agradou muito aos fãs, pelo resultado mal feito e às pressas, e, assim como já estavam especulando, a personagem faleceu na série após concluir as pontas soltas de sua história.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top