Minha conta
    Os 10 melhores filmes de 2023: Barbenheimer está na lista do AdoroCinema, quem levou a melhor?
    Katiúscia Vianna
    Katiúscia Vianna
    -Editora-chefe | Crítica
    Apaixonada pela escrita, Katiúscia Vianna acumulou décadas de cultura pop, já que cresceu dividindo seu tempo entre apostas para o Oscar e maratonas de Friends.

    Não foi só Barbie e Oppenheimer: A redação do AdoroCinema debate quais foram os melhores longas do ano.

    Dezembro chega e, com ele, surge a nostalgia. No caso dos cinéfilos, é hora de relembrar quais foram seus longas favoritos do ano, que passamos horas defendendo nas redes sociais e avaliando no Letterboxd. E num site chamado AdoroCinema, já é possível esperar que isso seja um assunto muito sério em nossa redação. Para eleger aqueles que iam conquistar um lugar na nossa cobiçada lista de melhores do ano, foi uma grande comoção por aqui: 20 pessoas votaram, enquanto mais de 50 filmes foram citados na discussão.

    Afinal, tivemos um ano bem contraditório. Barbenheimer dominou os cinemas, mas também vimos muitos blockbusters falhar na hora de conseguir a bilheteria esperada. No final, nossa lista mistura alguns desses longas, junto com queridinhos da crítica e do Oscar. Além de alguns projetos coringas que nos conquistaram com sua criatividade.

    Estes são os 5 filmes mais procurados na Wikipédia em 2023: O 2º lugar é inacreditável

    Com certeza absoluta, recomendamos todos os 10 longas para sua futura maratona - seja nas salas escuras ou no sofá de casa com seu streaming favorito. Será que você viu todos? Confira abaixo os melhores filmes de 2023, segundo a redação do AdoroCinema:

    Barbie
    Barbie
    Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 1h 55min
    Criador(es): Greta Gerwig
    Com Margot Robbie, Ryan Gosling, America Ferrera
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    10º lugar - Bottoms

    Prime Video

    Bottoms. Clube da Luta para Meninas. Ou Passivonas. Chamem como quiser, mas é inevitável que esse filme surpreendeu todo mundo. Com uma estética que remete às comédias românticas dos anos 2000, junto a um roteiro afiado cheio de absurdos, Emma Seligman e Rachel Sennott repetiram sua parceria de Shiva Baby para criar ainda mais incrível. Além de provar que Ayo Edebiri e Nicholas Galitzine foram as pessoas mais produtivas de Hollywood nos últimos anos, Bottoms mostra que ter representatividade LGBTQIAP+ não precisa ser sempre melodramático: também pode ser ousado e divertido. E quando toca "Complicated" de Avril Lavigne? Aí, é a cereja do bolo.

    9º lugar - Guardiões da Galáxia Vol. 3

    Marvel Studios

    Sim, a Marvel não está em seu melhor momento. Porém, quem não derramou algumas lágrimas com a história de Rocket Racoon, provavelmente não tem alma. Como diz a crítica do AdoroCinema, "Guardiões da Galáxia 3 é um filme que tem coração porque encontra espaço, em um mar de fórmulas e adaptações, para ter identidade, impulsionar seus personagens e nos fazer sentir alguma coisa. Todo o aspecto visual e a ação (que é ótima!) funciona melhor porque as emoções que os protagonistas estão vivendo também fazem sentido e convencem do lado de cá da tela."

    8º lugar - Tár

    Universal Pictures

    Cate Blanchett interpreta uma de suas personagens mais complexas em Tár. Isso já seria o suficiente pra uma vaga nessa lista. O filme não é de fácil digestão, mas apresenta questionamentos profundos sobre a cultura do "cancelamento" e até onde podemos separar obra do artista. "A construção da sensação de angústia que Tár nos oferece é um trunfo na história: os primeiros minutos não nos deixam prever o que virá adiante e, aos poucos, o drama ganha elementos de suspense, investigação e algo de sobrenatural", diz a crítica do AdoroCinema.

    7º lugar - Retratos Fantasmas

    Netflix

    Representante brasileiro na disputa pelo Oscar, Retratos Fantasmas também representa nosso país na lista do AdoroCinema. A obra magistral de Kleber Mendonça Filho mistura documentário e ficção para trazer uma visão nostálgica do cinema. "Assim, memórias individuais e coletivas se misturam – é tudo uma coisa só, no fim das contas? Retratos Fantasmas deixa um espaço bonito e convidativo para fazer esta ponte entre nossos mundos internos e a realidade externa, que é complexa e implacável para alguns, maleável para outros. Nesse sentido, os lugares passam muito longe de ser apenas pano de fundo, mas funcionam como elementos vivos", segundo a crítica do AdoroCinema.

    6º lugar - Os Fabelmans

    Universal Pictures

    Filme mais intimista da carreira de Steven Spielberg, Os Fabelmans entrega mais do que uma obra-prima do diretor. Também carrega seu coração e sua alma, contando a sua história para inspirar (ainda mais) os cinéfilos pelo mundo. "É a sensibilidade única de Spielberg que a torna uma das melhores já produzidas. [...] O poder da imagem, do som, da narrativa transformam a vida de Sammy de forma definitiva e implacável e tem potencial para fazer o mesmo com quem está assistindo, porque o cineasta encontra os pontos onde a realidade precisa ser extrapolada no drama, no humor, na tensão e a já conhecida excelência técnica (cujas raízes estão no filme!) deixam o espectador sempre no equilíbrio, sem dificuldade alguma", como aponta a crítica do AdoroCinema.

    5º lugar - Os Banshees de Inisherin

    20th Century Studios

    Nome mais complicado dessa lista (e sendo Katiúscia, eu entendo esse sentimento), Os Banshees de Inisherin conquistou com seu ar melancólico, ancorado nas grandes performances de Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon e Barry Keoghan. Sem contar Jenny, a asna mais amada do cinema. "Inisherin conta sua história através dos pequenos detalhes. Com um roteiro como ponto mais alto do longa, passamos a enxergar com o tempo a própria ilha como uma personagem, responsável por apresentar um cenário com ar de fábula que afasta a guerra latente, mas exacerba seus próprios problemas." Leia a crítica completa do AdoroCinema.

    4º lugar - Oppenheimer

    Universal Pictures

    E chegamos na metade "mais sombria" de Barbenheimer! Uma biografia de 3 horas sobre um físico arrecadar quase 1 bilhão de dólares em bilheteria? Somente algo que Christopher Nolan seria capaz de fazer. Como diz a crítica do AdoroCinema, "o cineasta aplica sua notável habilidade na criação de espetáculos visuais para nos colocar sobre os ombros de seu protagonista e lidar, junto a ele, com um dilema de dimensões inimagináveis e catastróficas [...] Estamos dentro da mente de Oppenheimer. E é um lugar bem indigesto para se habitar, mas difícil de querer sair – o fascínio do diretor por seu protagonista também fica claro e o torna uma figura instigante também para quem o assiste.

    3º lugar - Assassinos da Lua das Flores

    Apple TV+

    Muito se discute sobre a duração de Assassinos da Lua das Flores, mas se todo filme longo tivesse a carga dramática interessante desse filme - junto com uma performance emblemática como a de Lily Gladstone - tudo vale a pena. Segundo a crítica do AdoroCinema, "as 3 horas e 26 minutos de duração de Assassinos da Lua das Flores podem assustar, mas não são nem um pouco arrastadas. Muito disso se deve ao clima de conspiração e tensão constante que prendem do início ao fim. [...] Um dos filmes mais poderosos e importantes da carreira de Martin Scorsese, Assassinos da Lua das Flores é um épico com representação respeitosa para o povo Osage e sua cultura, ao mesmo tempo que evidencia os ciclos de violência e opressão perpetrados pelo homem branco, sua crueldade e ganância."

    2º lugar - Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

    Sony Pictures

    Todo mundo amou Homem-Aranha no Aranhaverso, então as expectativas estavam bem altas para sua sequência. Mas Através do Aranhaverso provou que poderia mergulhar ainda mais no multiverso, sem perder sua profundidade emocional. Visualmente espetacular, com diferentes estilos de animação, seu roteiro segue tocante e surpreendente - nos deixando ansiosos pelo fim dessa trilogia. "Uma das questões mais importantes de Homem-Aranha no Aranhaverso foi a representatividade para que um público mais amplo tivesse contato com a história de Miles Morales – considerando que a figura do Homem-Aranha ficou sempre muito atrelada ao Peter Parker, especialmente pelas produções cinematográficas. Por mais ambiciosa e grandiosa que seja a continuação, ela não esquece em nenhum momento de acompanhar e desenvolver seu protagonista como o centro emocional (ou melhor, o coração) para a conexão do público", diz a crítica do AdoroCinema.

    1º lugar - Barbie

    Warner Bros.

    Não tinha pra mais ninguém, né? Seja pela dezenas de pessoas vestidas de rosa nos cinemas ou o fato de "Hi Barbie" virar moda... a Barbie de Margot Robbie e Greta Gerwig vai muito além do aspecto blockbuster. Sua história inteligente, ácida e divertida consegue se estabelecer mesmo diante de uma gigante expectativa pela obra. Como diz a crítica do AdoroCinema, "Greta Gerwig nos entrega um mundo visualmente perfeito e exagerado, ao mesmo tempo. Ela transforma o artificial em emoção. Não é qualquer um que faz isso com um filme de bonecas. Barbie é um filme inteligente, que sabe zoar sua própria marca, enquanto questiona o seu lugar no mundo. Ainda estamos dando passos pequenos em questões de representatividade e ainda há muito preconceito a ser superado. Barbie tem a modéstia de entender que não vai mudar o mundo: mas pode dar um empurrãozinho na direção certa."

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top