Minha conta
    Ficção científica também precisa levar tecnologia da vida real a sério: 6 filmes elogiados por serem "cientificamente corretos"
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Esses diretores provaram que uma boa pesquisa antes de iniciar o roteiro pode trazer veracidade até mesmo na ficção.

    A liberdade criativa de muitos diretores e produções audiovisuais baseada em fatos reais podem gerar certas polêmicas e incômodo ao não seguir fielmente o script dos acontecimentos factuais, trazendo um debate sobre qual seria a forma certa de retratar e levar a sério temas tão minuciosos com acontecimentos históricos.

    E quando falamos de gêneros como a ficção científica, que procuram falar sobre temas cotidianos como a tecnologia e a ciência mas transferindo para o mundo ficcional, aí sim o buraco é mais embaixo. Mas alguns filmes, como 2001 -Uma Odisseia no Espaço tornaram-se conhecidos por levar em consideração a diligência científica de forma atenta, se tornando grandes referências do gênero.

    É possível acompanhar ao longo dos anos a atenção de diretores que exploram esse gênero, focando mais na ciência e menos na ficção, e apesar de retratar de forma ficcional suas histórias para entreter o público é possível notar um maior nível de precisão geral que os destaca como cientificamente precisos, e por isso o AdoroCinema separou seis deles para você conferir.

    O Enigma de Andrômeda
    O Enigma de Andrômeda
    Data de lançamento 1972 | 2h 11min
    Criador(es): Robert Wise
    Com Arthur Hill, David Wayne, James Olson
    Usuários
    3,3

    O Enigma de Andrômeda

    Universal Studios

    Em O Enigma de Andrômeda um satélite de pesquisa dos EUA que faz um desvio não planejado (e violento) para uma pequena cidade no Arizona. Por conta da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população da cidade. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura.

    Eles descobrem que, entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.

    O filme toma apenas uma liberdade, que é a possibilidade de encontrar um vírus extraterrestre. O restante do que é mostrado é preciso em relação ao que sabemos sobre um vírus e poderia muito bem acontecer com vírus antigos que já estudamos em nosso próprio planeta - como o caso da pandemia que assolou o mundo em 2020.

    Gattaca - Experiência Genética

    Columbia Pictures Corporation

    Gattaca - Experiência Genética concentra-se no conceito de modificação genética em um futuro próximo, no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios. No filme, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas "inválidas". Vincent Freeman (Ethan Hawke), um "inválido", consegue um lugar de destaque no programa espacial Gattaca, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.

    Com quase 30 anos desde seu lançamento, o conteúdo do filme foi considerado muito possível, à medida que o avanço da engenharia genética e a alteração do DNA se tornaram temas recorrentes de discussão, não só cientificamente como também moralmente.

    Impacto Profundo

    DreamWorks Pictures

    Impacto Profundo trata de um adolescente (Elijah Wood) que avista um cometa mortal em rota de colisão com a Terra. O filme detalha os esforços para impedir que o cometa colida com a Terra e cause a extinção do planeta. Embora não seja totalmente provável que um adolescente aleatório com um telescópio detecte um cometa que poderia acabar com a Terra antes da NASA, há outros elementos que são mais precisos.

    Especificamente, há uma cena no filme em que um fragmento do cometa cai no Oceano Atlântico, causando um mega-tsunami destrutivo. A ideia de um mega-tsunami assim pode parecer difícil de acreditar, mas, na verdade, foi destacada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson como sendo realista.

    Minority Report - A Nova Lei

    Amblin Entertainment

    Dirigido por Steven Spielberg e baseado no conto de Phillip K. Dick, Minority Report - A Nova Lei é ambientado no ano de 2054 em Washington D.C. No filme, o Precrime, um departamento policial especializado, utiliza uma tecnologia avançada e psíquica para prender criminosos antes mesmo de cometerem um crime.

    Spielberg realizou uma extensa pesquisa com vários especialistas de diferentes áreas da ciência e arquitetura para criar o mundo futurista no ano de 2054 e para desenvolver um futuro realista para Minority Report.

    Algumas das tecnologias usadas no filme, como scanners de retina e sistemas de computadores com rastreamento de movimentos, que pareciam futuristas em 2002, quando o filme estreou, realmente se tornaram realidade nos dias de hoje.

    Ela

    Warner Bros. Pictures

    Estrelado por Joaquin Phoenix, em Ela, Theodore é um escritor solitário que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz (Scarlett Johansson) deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

    Um dos assuntos mais comentados e até mesmo muito discutido dentro do mercado cinematográfico é a inteligência artificial e as implicações que surgem com sua evolução e melhoria. Embora alguns tenham comparado Samantha à assistente de dispositivos móveis da Apple, a Siri, ela é muito mais avançada, mas isso não quer dizer que esse tipo de tecnologia seja impossível de existir.

    Outros aspectos do filme que também são possíveis e precisos são as pequenas câmeras faciais e o fone de ouvido de Theodore.

    A Chegada

    Paramount Pictures

    Quando seres interplanetários deixam marcas na Terra, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista especialista no assunto, é procurada por militares para traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. No entanto, a resposta para todas as perguntas e mistérios pode ameaçar a vida de Louise e a existência de toda a humanidade.

    Embora nem todos os aspectos do filme sejam cientificamente plausíveis, o principal aspecto de decifrar a linguagem é incrivelmente preciso. Assim como a história da comunicação humana evoluiu, Banks precisa aprender a língua por completo para decifrar com precisão as mensagens dos extraterrestres.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top