Após acompanharmos todos os detalhes do Festival do Rio 2023, encerrado no último domingo (15), está quase na hora da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. De 19 de outubro a 1 de novembro, o evento contará com a exibição de 360 filmes - incluindo 60 títulos nacionais.
Entre os tradicionais prêmios da Mostra, uma honraria inédita foi adicionada ao evento deste ano: o Prêmio Netflix, a ser anunciado no último dia da premiação, que trará um longa-metragem nacional ao catálogo do streaming. Entre tantos indicados, separamos alguns destaques imperdíveis que representam o Brasil nessa disputa. Confira!
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!
Uma Família Feliz
Com Grazi Massafera e Reynaldo Gianecchini, Uma Família Feliz estreou no Festival de Gramado. Com direção de José Eduardo Belmonte, o filme conta a história de Eva (Massafera) e sua família. Após coisas estranhas começarem a acontecer, o marido de Eva (Gianecchini) a aponta como principal suspeita dos casos peculiares - mas talvez ela não seja a culpada. Não deixe de conferir nossa crítica do filme.
Exibições: 25 e 31 de outubro.
Mais Pesado é o Céu
Vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado, o longa de Petrus Cairiry acompanha Teresa (Ana Luiza Rios), que, após adotar uma criança abandonada, conhece Antônio (Matheus Nachtergaele). Juntos, os dois iniciam uma jornada pelas estradas em que a vida é sonho, mas o futuro é a incerteza. A crítica do AdoroCinema de Mais Pesado é o Céu também já está disponível.
Exibições: 27 e 30 de outubro.
Pedágio
Homenageada no Festival de Toronto, Carolina Markowicz é a diretora de Pedágio, que esteve na lista de finalistas para representar o Brasil no Oscar 2024. O longa acompanha Suellen (Maeve Jinkings), uma cobradora de pedágio que percebe a oportunidade de usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Tudo isso para financiar a ida de seu filho à 'cura gay' ministrada por um famoso pastor estrangeiro.
Exibições: 20 e 24 de outubro.
O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
Dirigido por Bia Lessa e estrelado por Luiza Lemmertz, Luisa Arraes e Caio Blat, o longa é baseado no livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Na trama de O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, acompanhamos um ex-jagunço que virou fazendeiro e conta as histórias de sua vida, refletindo sobre bem e mal e, sobretudo, a existência do diabo.
Exibições: 24 e 31 de outubro.
Estranho Caminho
Premiado nos festivais de Tribeca e do Rio, Estranho Caminho, do diretor Guto Parente, mostra David (Lucas Limeira), um jovem cineasta que visita sua cidade natal e é surpreendido pelo avanço da pandemia de Covid-19. No contexto, ele é obrigado a encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos.
Exibições: 24 e 31 de outubro.
Sem Coração
Selecionado para o Festival de Veneza, Sem Coração, de Nara Normande e Tião, se passa durante o verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de "Sem Coração" por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.
Exibições: 22 e 25 de outubro.