Minha conta
    Comprovado cientificamente? Estes 7 filmes podem te deixar mais inteligente
    Maria Santos
    Maria Santos
    Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

    Entre ficção, animações e drama, filmes geram impactos indescritíveis nas pessoas.

    Assistir filmes históricos ou até mesmo biográficos como fonte de informação não é novidade para ninguém. Uma situação corriqueira, até mesmo dentro de instituições educacionais que optam por passar filmes ou documentários para expandir discussões e analisar determinados temas em sala de aula.

    Um artigo publicado pelo EduAdvisor expõe que o cinema pode ter o mesmo efeito de ler um livro ou resolver um quebra-cabeça. Além disso, psicólogos analisaram que filmes contribuem não só com o vocabulário, mas estimulando o pensamento criativo e também como fonte de interesse por novos temas.

    Pensando nisso, esses sete filmes presumivelmente podem ajudar a aumentar sua inteligência, atenção e expandir sua curiosidade.

    O Abutre
    O Abutre
    Data de lançamento 18 de dezembro de 2014 | 1h 57min
    Criador(es): Dan Gilroy
    Com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed
    Imprensa
    4,1
    Usuários
    4,3
    Adorocinema
    4,5
    Assistir em streaming

    Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!

    O Abutre

    Open Road Films

    O Abutre é estrelado por Jake Gyllenhaal, no papel de Louis Bloom, um jovem que enfrenta dificuldades para conseguir um emprego formal. Em um ato de desespero, decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles, correndo atrás de crimes e acidentes para registrar e vender as histórias para veículos interessados.

    O filme coloca o telespectador em um impasse sobre a própria forma de consumo de mídia, o fazendo refletir sobre o papel das grandes mídias, assim como a forma em que se recebe e aceita as tragédias televisionadas.

    Disponível na HBO Max.

    A Viagem

    Warner Bros. Pictures

    Dirigido por Tom Tykwer e as irmãs Lana e Lili Wachowski, A Viagem é baseado no romance homônimo de David Mitchell. Na trama, seis histórias que, apesar de ocorrerem em épocas e países distintos, possuem uma interligação, em que suas escolhas e decisões acabam tendo impacto no futuro e no passado um do outro.

    O filme traz uma nova percepção sobre a aceitação e também sobre a pluralidade cultural de cada um, assim como uma análise sobre a história da humanidade em si.

    Disponível na Prime Video.

    Ex_Machina: Instinto Artificial

    Metropolitan FilmExport

    Um assunto muito discutido nos últimos tempos, a IA não é uma novidade para criações no cinema.

    Dirigido por Alex Garland e estrelado por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, e Oscar Isaac, Ex_Machina: Instinto Artificial acompanha o jovem programador Caleb (Domhnall Gleeson), que ganha um concurso para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia onde trabalha.

    Caleb logo percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial.

    O filme explora as possibilidades da inteligência artificial, assim como a capacidade de uma máquina exibir comportamento inteligente semelhante ao de um ser humano, abrindo discussões sobre o uso desse artifício.

    Disponível no YouTube Filmes.

    Amnésia

    Paris Filmes

    Dirigido por Christopher Nolan e estrelado por Guy Pearce e Carrie-Anne Moss, Amnésia apresenta a história de um homem que sofre de amnésia anterógrada, ou seja, ele não consegue reter novas memórias a partir de determinado momento.

    Tentando desvendar o seu passado, o filme utiliza a doença de seu protagonista para apresentar uma narrativa não linear dos acontecimentos. Apenas com as informações embaralhadas do personagem, o telespectador precisa estar atento aos mínimos detalhes, assim como reter uma informação para poder dar sentido a uma cena.

    O filme está disponível na Prime Video.

    Divertida Mente

    Walt Disney Productions

    Filme que chamou muita atenção durante seu lançamento, Divertida Mente foca no crescimento e amadurecimento da jovem Riley (Kaitlyn Dias), enquanto ela passa por uma grande mudança em sua vida.

    Focando nos traços psicológicos da personagem, suas emoções Alegria (Amy Poehler), Medo (Bill Hader), Tristeza (Phyllis Smith), Nojinho (Mindy Kaling) e Raiva (Lewis Black) são personificadas e acabam assumindo o “controle” dos desejos e reações de Riley.

    O filme faz uma reflexão sobre o impacto das emoções, assim como a influência de situações externas no crescimento de uma criança e na sua saúde mental.

    Disponível no Disney+.

    Efeito Borboleta

    New Line Cinema Europa Filmes

    Fazendo uma análise ficcional sobre a teoria do caos, o filme Efeito Borboleta acompanha a história de Evan (Ashton Kutcher), um jovem que consegue voltar fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Mas as escolhas que faz em suas viagens geram consequências em seu futuro.

    Além de apresentar um conceito muito discutido nas áreas das ciências, na arte e também na religião, o filme reflete sobre as escolhas que se faz durante a vida e os efeitos que elas podem causar nas pessoas ao seu redor.

    Disponível na HBO Max.

    Aniquilação

    Netflix

    Dirigido por Alex Garland, o filme de ficção é protagonizado por Natalie Portman e Oscar Isaac, com enredo baseado no romance homônimo do autor Jeff VanderMeer.

    Na trama, uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam.

    O filme explora de forma criativa tópicos sobre biologia e engenharia genética, assim como traz uma análise sobre o movimento existencialista.

    Disponível na Netflix.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top