Minha conta
    9 filmes que fracassaram nas bilheterias e se tornaram clássicos cult
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    De O Enigma de Outro Mundo a O Planeta do Tesouro e Labirinto.

    O tempo coloca tudo em seu devido lugar. Não foram poucas as vezes em que um filme não arrecadou o suficiente (especialmente considerando os orçamentos multimilionários de Hollywood) e depois permaneceu na memória dos espectadores. Embora seja impossível cobrir todos os casos relevantes, vamos analisar alguns dos filmes que fracassaram nas bilheterias, mas se tornaram clássicos cult. Confira!

    O Enigma de Outro Mundo
    O Enigma de Outro Mundo
    Data de lançamento 3 de fevereiro de 1983 | 1h 48min
    Criador(es): John Carpenter
    Com Kurt Russell, T.K. Carter, Wilford Brimley
    Usuários
    4,1
    alugar ou comprar

    O Enigma de Outro Mundo (1983)

    Universal Pictures

    Parece inacreditável que este clássico do terror tenha atingido tanto o cinema. O público não recebeu muito bem esse perturbador remake de O Monstro do Ártico e, mesmo assim, marcou um antes e um depois no gênero e se tornou uma das obras-primas de John Carpenter.

    A Invenção de Hugo Cabret (2011)

    Paramount Pictures

    Embora seja comum as pessoas se lembrarem primeiro de Taxi Driver ou Os Bons Companheiros quando pensam nos filmes de Martin Scorsese, poucos argumentariam que esse é o filme mais emocional do cineasta. Nada a ver com sua renda, já que essa adaptação do romance de Brian Selznik causou perdas significativas para o estúdio.

    O Planeta do Tesouro (2002)

    Disney

    Sabemos que a ficção científica nunca funcionou para a Disney (eles também tiveram dificuldades com os fantásticos Atlantis - O Reino Perdido e Tomorrowland) e, nesse caso, não foi diferente, pois a bilheteria nem sequer atingiu o orçamento. É uma pena que essa reimaginação da ficção científica A Ilha do Tesouro, que desde então provou ser a favorita dos fãs, não tenha sido apreciada na época.

    Blade Runner (1982)

    The Ladd Company/Blade Runner Productions/Shaw Brothers

    Aconteceu com este e se repetiu com Blade Runner 2049 (se já não reconhecerem seu status de cult): nenhuma das abordagens ao mundo criado por Philip K. Dick rendeu dinheiro suficiente para um projeto dessas dimensões. Uma ficção científica filosófica e noir que não convenceu o público da época, apesar de ter sido justificada desde então como uma peça essencial do gênero.

    Meu Amigo Totoro (1995)

    Studio Ghibli

    Apesar de ser o ícone do Studio Ghibli, a realidade é que foi um fiasco de bilheteria (quem teria pensado em fazer um filme duplo com Túmulo dos Vagalumes?) No entanto, seus relançamentos posteriores, além de toda a renda gerada em merchandising, sem dúvida o tornaram lucrativo. Sem mencionar o fato de que, evidentemente, é um dos filmes mais valorizados e mais conhecidos do estúdio.

    Labirinto - A Magia do Tempo (1986)

    Lucasfilm/Tri Star Pictures

    A nostalgia muitas vezes nos impede de enxergar a floresta e, por mais divertida que seja a lembrança de David Bowie como rei dos duendes e o resto dos bonecos de Jim Henson, nada disso diminui o fato de que o público da época não o apoiou e ele teve resultados de bilheteria muito ruins.

    Cidade das Sombras (1998)

    New Line Cinema

    Jennifer Connelly repete a lista com essa joia subestimada de ficção científica que influenciou muitos filmes posteriores, como Matrix. Foi um fracasso monumental nos cinemas, mas desde então conquistou seu lugar como um clássico cult.

    Garota Infernal (2009)

    Fox Atomic/Dune Entertainment

    O filme com Megan Fox mistura terror e comédia em um fórmula cheia de carisma e banho de sangue. Na época, o filme não recebeu o apreço que merecia, mas hoje não é difícil encontrar uma legião de fãs por aí.

    Kubo e as Cordas Mágicas (2016)

    Laika Entertainment/Universal Pictures

    É uma pena que os filmes de animação em stop motion não tenham a recepção que merecem. Até o momento, esse foi o filme que causou mais perdas para o estúdio. Paradoxal, considerando que esse prodígio da animação é também um dos filmes mais amados da Laika.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top