Nos filmes de terror, para que os acontecimentos realmente aconteçam, por mais horríveis que sejam, o público tem que se preocupar com os personagens que estão em tela, se apegar a eles para que os acontecimentos da trama não passem despercebidos ou sem importância. Portanto, quem sobrevive é uma decisão crucial para os cineastas.
Nem todos os filmes de terror têm personagens morrendo a torto e a direito. Na verdade, geralmente há um ou dois sobreviventes no final para transmitir uma sensação de esperança; caso contrário, ficaria muito obscuro, certo? É por isso que recomendamos a seguir algumas obras do gênero onde todos encontram seu fim prematuro, desde clássicos modernos como Hereditário (2018) até antigos favoritos como A Bruxa de Blair (1999).
Hereditário
Com a atuação impressionante e digna de um Oscar de Toni Collette em sua essência, o filme de Ari Aster utiliza uma narrativa sinistra que mantém o público na ponta da cadeira do início ao fim. Hereditário segue os segredos sombrios e perturbados de uma família aparentemente normal que vêm à tona quando a dor os separa. Desde a decapitação gráfica de Charlie (Milly Shapiro) até Steve (Gabriel Byrne) se incendiar enquanto tentava se livrar do caderno de desenho de Annie, não havia volta para nenhum membro desta família.
A Bruxa de Blair
A Bruxa de Blair surgiu em 1999 e trouxe a ideia do cinema found footage para a vanguarda do terror. O filme, que serviu de inspiração para histórias como [REC] e Atividade Paranormal, acompanha três estudantes que se dedicam a documentar uma assassina conhecida como Bruxa de Blair. À medida que descobrem mais entrevistando os moradores locais, logo se perdem na floresta, ficando cara a cara com algo que não estão preparados. Como esta lista indica, nenhum dos alunos sobrevive ao encontro sobrenatural.
O Enigma de Outro Mundo
Cenários remotos, isolados e totalmente desolados são a imagem de fundo perfeita para um filme de terror. O Enigma de Outro Mundo, de 1982, acompanha um grupo de pesquisadores americanos em sua base na Antártida. Quando o grupo vê o que parece ser um cachorro dentro da base, eles logo descobrem uma criatura que muda de forma. Este cenário de pesadelo faz com que todo o grupo lute por suas vidas até que a criatura derrube todos e cada um deles nesta produção imperdível de John Carpenter.
Cloverfield - Monstro
Os filmes de monstros são uma fórmula clássica e segura dentro do gênero terror. A criatividade necessária para desenvolver uma criatura aterrorizante que causa estragos e arrepios é uma tarefa difícil. Em 2008, Matt Reeves fez isso, e mais alguns em Cloverfield - Monstro, mesmo que ninguém tenha sobrevivido. Este filme encontrado fará você estremecer enquanto um grupo de amigos documenta os horríveis eventos que acontecem em sua cidade de Nova York.
A Noite dos Mortos-Vivos
A Noite dos Mortos-Vivos, dirigido por George A. Romero em 1968, é o melhor que o subgênero zumbi tem a oferecer. No filme acompanhamos um grupo de pessoas escondidas dentro de uma casa abandonada quando o cemitério ao redor ganha vida. À medida que os corpos começam a emergir lentamente do solo, o grupo é forçado a lutar e afastar os intrusos. Em algum momento, não há mais nada que possam fazer quando os zumbis atacam a casa.