Carcaças de animais triturados no castelo de A Bela e a Fera, uma referência ao filme O Iluminado em Toy Story, caveiras em A Nova Onda do Imperador... Uma retrospectiva de 12 easter eggs particularmente sombrios escondidos nos longas-metragens de animação dos estúdios Disney e Pixar.
Javali assado
No início de O Corcunda de Notre-Dame, quando a câmera sobrevoa as ruas estreitas de Paris durante a canção de Quasímodo, é possível ver alguns personagens de outros clássicos da Disney. É difícil ter certeza a olho nu, mas, de acordo com alguns fãs, o javali em um espeto sendo carregado pelos dois transeuntes no canto inferior esquerdo não é outro senão Pumba, o javali de O Rei Leão, que teve um destino muito sinistro.
A Fera tem um apetite voraz
Em A Bela e a Fera, quando a heroína entra sorrateiramente na ala oeste do castelo (uma área que o dono da casa a proibiu terminantemente de visitar), o cenário sinistro que ela descobre nos dá uma ideia dos tormentos da Fera. Uma vez transformado, o príncipe aparentemente chegou ao ponto de devorar carcaças de animais aos pés de sua própria cama.
Uma memória sinistra
Quando você olha para as paredes da casa de tijolos em Os Três Porquinhos - um curta-metragem feito pelos estúdios Disney em 1933 - fica horrorizado ao descobrir o que aconteceu com o pai dos protagonistas. Infelizmente, o quadro que mostra um cordão de salsichas e é acompanhado pela palavra "pai" deixa muito pouco para a imaginação.
Nemo foi pego!
No início de Irmão Urso, quando Sitka e Denahi estão ocupados pescando no rio e Kenai chega nas costas de um mamute, você pode ver (pressionando "pause" no momento certo) que entre os peixes capturados pelos dois irmãos está Nemo. O que o pequeno peixe-palhaço da Pixar está fazendo tão longe de sua anêmona? Será que ele sobreviverá às redes dos pescadores e às garras dos ursos rio acima? Nada é certo.
Escritório divertido...
No meio do filme Ratatouille, quando descobrimos o covil do sinistro crítico gastronômico Anton Ego, podemos ver que sua mesa tem o formato de um caixão e sua máquina de escrever tem o formato de uma caveira e ossos cruzados. O que faz sentido, já que essa figura triste, semelhante a um cadáver, é conhecida em toda Paris por sua escrita assassina.
A sombra do Dr. Facilier
O vilão de A Princesa e o Sapo, cujos passos de dança são inspirados em Michael Jackson, esconde muitos segredos. No entanto, se você olhar atentamente para sua sombra, é fácil ver o quanto ele é enganoso e dúbio. De fato, quando sua silhueta passa em frente aos motivos da tapeçaria, estes se transformam instantaneamente em... caveiras.
Um tapete familiar
Fãs do filme O Iluminado, os artistas dos estúdios Pixar fazem regularmente pequenas referências a esse monumento ao terror em seus filmes. Na casa de Sid (onde Buzz e Woody se encontram presos no primeiro Toy Story), por exemplo, o carpete do corredor é idêntico ao do sinistro Overlook Hotel, onde Jack Nicholson e sua família se hospedam no longa-metragem de Kubrick.
Um casal improvável?
Será que Georgette, a pretensiosa poodle de Oliver e seus Companheiros, está tendo um caso com Ratigan, o desprezível detetive particular de Basil? Mesmo que prefiramos não imaginar tal situação, pelo menos é o que sugere a presença dessa pequena executiva entre os admiradores do campeão de beleza.
A morte de Gaston
Não pisque no final de A Bela e a Fera, quando Gaston cai no vazio! Por meio segundo, você poderá vislumbrar duas pequenas caveiras nos olhos do personagem. Sem dúvida, ele já se deu conta do destino fatal que o aguarda.
Vegetação ameaçadora
No meio de A Nova Onda do Imperador, quando a lhama é perseguida por uma horda de panteras negras, as plantas que o cercam, banhadas por uma luz vermelha sinistra, de repente assumem a forma de crânios. Isso reforça visualmente a angústia do personagem, que está tentando desesperadamente escapar da morte.
As gêmeas de O Iluminado
Quando dizemos que os artistas da Pixar Studios são fãs de O Iluminado não estamos brincando. Assim como Toy Story e Procurando Nemo, Viva - A Vida é uma Festa também está repleto de referências ao filme de Kubrick e, em especial, as gêmeas aterrorizantes que aparecem no corredor do hotel. Se você mantiver os olhos abertos, poderá vê-las desenhados aqui.
Garras de Scar
Você notou esse pequeno detalhe? Scar, o cruel tio de Simba, é o único animal em O Rei Leão cujas garras não são retráteis. De fato, o sinistro irmão de Mufasa parece estar sempre prestes a atacar. Talvez ele esteja sempre em alerta, traumatizado desde o dia em que recebeu aquela cicatriz desagradável em seu olho esquerdo.