Acidentes em set de filmagem são mais comuns do que se imagina. Mesmo com grandes orçamentos, leis de proteção aos trabalhadores e aparelhagens de segurança ultramodernas, são eventos que ainda acontecem, quer se espere (no caso de uma tomada difícil) ou não (uma cena aparentemente inofensiva). Nesta lista compilamos alguns casos de atores que estiveram envolvidos em acidentes durante filmagens e que quase perderam a vida por conta disso.
Jodie Whittaker (Doctor Who)
Jodie Whittaker arriscou sua vida no set da 12ª temporada de Doctor Who, que foi ao ar na BBC no início de 2020. Isso é o que ela revelou no The Graham Norton Show para a BBC America: ela relembrou um momento particularmente perigoso... Durante as filmagens na África do Sul, a atriz se deparou com uma aranha extremamente perigosa em seu corpo - uma aranha Clubionidae. Ela caiu sobre ela, mas felizmente sem mordê-la. A atriz conta que gritava insultos no momento desse episódio arriscado...
Harrison Ford (Star Wars: O Despertar da Força)
As filmagens de Star Wars: O Despertar da Força não foram fáceis. Como costuma acontecer em uma produção dessa escala, os atores não estão imunes a incidentes. Preso sob a porta da Millennium Falcon, Harrison Ford quebrou a perna esquerda em junho de 2014. Levado ao hospital, ele foi submetido a uma cirurgia bem-sucedida para tratar de uma fratura, mas teve de cumprir um período de repouso de oito semanas antes de poder retomar as filmagens em Londres. Quase um ano após o evento, J.J. Abrams disse ao The Daily Show, em 30 de julho de 2015, que havia resgatado seu amigo e tentado tirá-lo de lá levantando a porta da nave. Um ato heroico que terminou em... algumas vértebras quebradas! O diretor foi então forçado a usar um espartilho por vários meses para se recuperar da lesão.
O problema é que recentemente soubemos que Harrison Ford quase morreu no set de filmagem durante esse famoso acidente... Dois anos depois, um tribunal britânico, que havia sido acionado pelo órgão regulador de segurança no local de trabalho, reconheceu que o acidente havia apresentado um "perigo real de morte" para as pessoas envolvidas e que "a razão pela qual isso não aconteceu foi porque a parada de emergência foi ativada".
Na verdade, essa porta nunca deveria ter sido ativada naquele exato momento durante as filmagens: ela foi ativada acidentalmente por alguém quando o ator estava passando por baixo dela. A porta, que pesava tanto quanto um carro pequeno, bateu em Harrison Ford, atingindo-o nos quadris e fazendo-o cair violentamente no chão, antes que a porta quebrasse sua perna esquerda. Nós realmente sentimos muito por ele...
A Foodles Productions - empresa de propriedade da Disney responsável pelas filmagens do Episódio 7 - pouco depois foi declarada culpada no Tribunal de Magistrados de Milton Keynes (Buckinghamshire, Inglaterra) por duas violações das normas de saúde e segurança no set de filmagem, ao mesmo tempo em que afirmou que "a segurança da equipe sempre foi uma prioridade absoluta".
Gunnar Hansen (O Massacre da Serra Elétrica)
Quando você faz um filme com um orçamento de custo ultrabaixo de US$ 140.000, é inevitável que você negligencie muitas coisas. Como a segurança, por exemplo. Portanto, é uma motosserra de verdade que vemos nas cenas em que ela aparece na tela, nas mãos de Leatherface.
A falha ocorreu no final do filme, quando Gunnar Hansen está correndo com sua motosserra (muito real), perseguindo Hally Hardesty (Marylin Burns). Hansen escorregou, fazendo sua máquina voar... que aterrissou, ainda correndo, é claro, a poucos centímetros de seu rosto. Tudo isso para dizer que foi por muito pouco...
Jason Statham (Os Mercenários 3)
A curiosidade é quase irônica quando se traduz o título do filme ao pé da letra: "expendable" significa "dispensável" ou "pessoa facilmente substituível"...
Foi Terry Crews, colega de Statham, quem voltou ao incidente de filmagem em Os Mercenários 3, de Patrick Hughes, em uma entrevista concedida ao Tonight Late Show, de Jay Leno, em setembro de 2013. "Estávamos filmando uma cena de ação. Jason Statham estava dirigindo um caminhão e nós deveríamos estar na parte de trás. Mas, por algum motivo, saímos para conversar e tomar um smoothie. Estávamos em Varna, na Bulgária, no Mar Negro. Enquanto isso, Jason dirigia o caminhão... Ele deveria parar o caminhão para que pudéssemos filmar a cena. Mas o caminhão nunca parou! O caminhão rolou pelo cais e mergulhou no Mar Negro com Jason Statham no volante!"
"Nesse tipo de situação, você tem um filme de ação na cabeça em que se vê assumindo o controle do caminhão. Só que lá, eu só conseguia gritar 'Jason! Jason! Eu estava em terra firme e Jason estava preso no caminhão que estava afundando! Todos estavam em pânico. Todos estavam gritando, eu estava chorando e, de repente, ele saiu da água e nadou até a superfície, enquanto o caminhão estava sendo engolido pelo mar. E pensar que era para estarmos na parte de trás daquela coisa! Eu deveria estar na parte de trás! Quando ele voltou, eles secaram suas roupas e disseram: 'Vamos filmar a cena de novo, temos que fazer de novo!" Statham, um ator 100% Badass que não brinca em serviço.
Michael J. Fox (De Volta para o Futuro 3)
Aqueles que reverenciam a trilogia de Robert Zemeckis devem estar familiarizados com a cena: Marty sendo enforcado por bandidos, antes de ser libertado por Doc, que arrebenta a corda com seu rifle de precisão...
Foi quase a última cena de Michael J. Fox, que esteve muito perto de morrer engasgado/enforcado. Nas primeiras tomadas dessa cena, o ator estava empoleirado em um caixote, invisível, é claro, já que seu corpo inteiro não era para ser mostrado na tela. Só que isso não parecia realista o suficiente. Ele sugeriu, ainda fazendo a acrobacia sozinho, que deveria passar sem o caixote a seus pés. Ele então teve que manter as mãos entre o laço e o pescoço dela por um breve momento, para permitir que ela respirasse.
O problema foi que o ator avaliou mal o esforço: ele já estava em sua sétima tomada. Acrescente a isso o momento inadequado de colocar as mãos entre o pescoço e a corda, e o ator começou a engasgar de verdade, a ponto de desmaiar por 30 segundos. De acordo com o próprio ator, foram "30 segundos inteiros, antes que alguém começasse a perceber que algo estava errado".
Depois desse incidente, as filmagens foram interrompidas por um dia, apenas o tempo suficiente para que Fox se recuperasse do infortúnio... Basta dizer que, depois disso, a produção não hesitou em colocar um dublê de verdade em seu lugar...
Sylvester Stallone (Rocky 4)
Herói de ação por excelência, Sylvester Stallone teve sua cota de acidentes ao longo de sua carreira e em seus vários papéis. Mas nenhum foi tão grave quanto o que aconteceu no set de Rocky 4. Nesse filme, que ele dirigiu, ele estava enfrentando o soviético Ivan Drago, uma verdadeira máquina de matar no ringue, interpretado por Dolph Lundgren, cuja constituição física era inegavelmente maior que a sua.
Sly e Lundgren concordaram que dar socos falsos um no outro não era apenas irrealista e inacreditável, mas também muito perceptível. Para a luta final do filme, Stallone pediu a Lundgren que o golpeasse com toda a força que pudesse. Lundgren o atingiu com tanta força que Sly sofreu cardiomegalia, um inchaço do coração que pode impedir que o órgão cumpra sua função natural de bomba e, portanto, de fornecer sangue, devido ao espessamento das paredes do órgão. Em outras palavras, morte certa no final do dia. Ele foi levado às pressas para o hospital e ficou 8 dias em tratamento intensivo.
Jackie Chan (Police Story)
Isso não é novidade: Jackie Chan sempre fez suas próprias acrobacias. E no decorrer de sua longa carreira, ele quebrou praticamente todos os ossos do corpo, inclusive os dentes. Em Police Story, que ele mesmo dirige, ele sofreu queimaduras de terceiro grau nas mãos e no rosto, a ponto de precisar de várias semanas para se recuperar de uma eletrocussão grave.
O acidente ocorreu quando o ator estava baixando uma longa barra de metal. Depois de várias tentativas, Chan ainda não estava satisfeito. Ele teve a ideia de adicionar cordas de luzes à barra. Sua equipe técnica tentou dissuadi-lo de fazer a acrobacia, mas ele tinha um mau pressentimento e respondeu: "O público vai adorar!
Isla Fisher (Truque de Mestre)
A atriz quase se afogou no set de filmagem do filme de Louis Leterrier, durante a cena em que ela está em uma espécie de tanque cheio de água, algemada. Durante a filmagem dessa sequência, seu traje ficou preso em uma das correntes, enquanto Isla Fisher já estava debaixo d'água há algum tempo. "Eu não conseguia me soltar, e todos pensavam que eu estava atuando muito bem quando, na verdade, estava me afogando!" Para sua sorte, ela se lembrou do sistema de segurança extra para liberá-la instantaneamente, por precaução...
Eli Wallach (Três Homens em Conflito)
Em Três Homens em Conflito, Eli Wallach, conhecido como Tuco, é levado por seu torturador em uma cena em que suas mãos estão algemadas. Depois de matar seu torturador, ele não consegue se libertar das algemas... até que as coloca nos trilhos do trem. Lá, deitado no chão, ele espera que outro trem passe e o atropela.
O ator nem sequer foi dublado para essa cena. É inacreditável quando se considera o risco envolvido. Ele simplesmente foi instruído a abaixar a cabeça o máximo possível e recebeu um tempo preciso antes de levantar a cabeça... sob pena de ser decapitado pelo trem (real) que passava.
Halle Berry (007 - Um Novo Dia Para Morrer)
O título do filme de James Bond de 2002 poderia ter sido profético em relação a Halle Berry... De fato, o incidente ocorreu na cena em que a bela mulher, conhecida como Jinx, seduz Pierce Brosnan. Ela corta um pedaço de fruta, nesse caso um figo, e o engole... Brosnan literalmente a salvou executando a manobra de Heimlich, usando compressões abdominais para fazê-la regurgitar o que quer que a estivesse sufocando.
Margaret Hamilton (O Mágico de Oz)
A grande atriz Margaret Hamilton quase morreu no set de filmagem de O Mágico de Oz. Em uma sequência no início do filme, ela deveria desaparecer em uma nuvem de fumaça. Victor Fleming, o diretor, queria que a nuvem durasse um pouco mais, para manter a ilusão de seu desaparecimento... A produção, portanto, deslocou a abertura do alçapão sobre o qual a atriz estava caminhando, enquanto uma faísca explosiva aparecia, fazendo subir a fumaça...
O infortúnio foi que essa faísca causou uma reação química muito, muito ruim na maquiagem do rosto da atriz, que era feita de óleo... O resultado: queimaduras de 3º grau nos braços e de 2º grau no rosto. Seis semanas de afastamento do trabalho e hospitalização. A atriz teve a elegância (e a lucidez) de não processar a produtora, o que poderia ter feito. "Eu sei como esse negócio funciona e, se tivesse feito isso, nunca mais teria encontrado um emprego", disse ela mais tarde. Ela acrescentou: "Então eu disse a eles que concordava em voltar com uma condição: nada de fogos de artifício!"
Ed Harris (O Segredo do Abismo)
As filmagens de O Segredo do Abismo, de James Cameron, foram uma provação tanto para os atores quanto para a equipe técnica, que rapidamente rebatizaram o filme de The Abuse (O Abuso) e até o estamparam nas camisetas usadas pela equipe de produção...
Imersos 90% do tempo em água bastante fria, os atores não pouparam esforços. Mas uma cena quase terminou muito, muito mal. Em uma cena importante do filme, Ed Harris teve que nadar em apneia entre dois ambientes distantes. Uma "estação de oxigênio" deveria estar esperando por ele no topo de uma escada para que ele pudesse se abastecer de oxigênio.
Mas depois de uma primeira tomada, Cameron decidiu que não estava funcionando e que o desempenho não era realista o suficiente. Então, ele decidiu mover o oxigênio para um pouco mais longe... sem avisar o ator. Durante a segunda tomada, Harris entrou em pânico e começou a se sufocar, antes de sair da água. Harris atacou Cameron, compreensivelmente furioso com o fato de o diretor ter arriscado sua segurança por uma única tomada do filme. O ator ficou tão afetado que se recusou a fazer qualquer promoção do filme e jurou nunca mais trabalhar com Cameron. Climão...
Rick Sylvester (dublê em 007 - O Espião Que Me Amava)
É uma acrobacia incrível que há muito tempo faz parte de uma lenda, e não apenas da lenda de James Bond. Na sequência de perseguição de esqui no início do filme, que se passa na Áustria, Rick Sylvester, o dublê de Roger Moore, lança-se com seus esquis no vazio e cai. Em seguida, ele abre seu paraquedas, estampado com a Union Jack, e consegue escapar das garras dos agentes russos...
Pago em US$ 30.000 para realizar essa incrível façanha, Sylvester quase nunca pôde desfrutar de seu pagamento depois. Ao cair, ele se soltou de seus esquis antes de abrir o paraquedas. Mas um dos esquis em queda chegou a milímetros de seu paraquedas, quase o rasgando. Isso teria condenado o dublê à morte, jogando-o no vazio. Dada a altura, ele teria sido espalhado como um quebra-cabeça lá embaixo... Dez câmeras estavam filmando a cena; uma delas capturou o momento com clareza. É um momento arrepiante, dada a anedota.
Várias pessoas, incluindo Eli Roth (Bastardos Inglórios)
Parte do elenco de Bastardos Inglórios esteve perto de sofrer queimaduras graves na cena final (a vingança de Shosanna Dreyfus), quando o cinema é reduzido a cinzas após um incêndio gigantesco. Normalmente, as chamas deveriam estar a pelo menos 8 m de distância dos atores e figurantes. Só que as trajetórias das chamas são difíceis de prever... O problema é que, dada a escala da destruição causada pelas chamas e o orçamento, a cena era um One Shot: não havia possibilidade de fazer uma segunda tomada... Eli Roth chegou a dizer que a plataforma em que ele estava ficou prestes a desabar. Portanto, foi um quase desastre.