O Exorcista, Os Pássaros, O Massacre da Serra Elétrica, Amityville e, mais recentemente, Invocação do Mal. Cinco filmes de terror cult que emocionaram milhões de espectadores em todo o mundo e, o que é mais assombroso, são inspirados em eventos que realmente aconteceram. Contamos a você sobre os eventos que deram origem a clássicos cinematográficos do medo…
Invocação do Mal
Lançado nos cinemas em 2013, o longa-metragem Invocação do Mal é inspirado no caso de Ed e Lorraine Warren, um demonologista e uma médium, que construíram uma carreira como especialistas no combate às forças do mal. Uma carreira muito prolífica durante a qual o casal trabalhou em quase 4.000 casos sobrenaturais, incluindo o da casa de Amityville!
O caso em questão de Invocação do Mal? É o da família Perron, em 1971. Uma família aterrorizada por uma presença perturbadora em sua fazenda isolada em Harrisville, no estado americano de Rhode Island. A mãe, Carolyn Perron, afirmava que os mortos estavam dentro das paredes da casa...
O desejo dos roteiristas de Invocação do Mal, os gêmeos Chad e Carey Hayes, era contar uma das experiências dos Warrens, mas acima de tudo fazê-lo sob dois pontos de vista diferentes: por um lado, o dos Warren e, de outro, a família Perron, vítima do ataque demoníaco. “De um lado, estão os Warrens, católicos praticantes e exorcistas renomados, e do outro, os Perrons, nada religiosos. E é aí que seus caminhos se cruzam”, indica o dos dois irmãos.
"Eu disse a mim mesmo que era ainda mais assustador relatar esse episódio terrível adotando o ponto de vista de especialistas em demonologia e dessa família que nada sabe sobre o paranormal", continua o diretor James Wan. Resumindo: "Meu objetivo era integrar à história os eventos alucinantes que aconteceram com Ed e Lorraine Warren, mantendo-me fiel ao caso Perron."
Para Invocação do Mal, Vera Farmiga recebeu conselhos da verdadeira Lorraine Warren, que investiu muito na preparação do filme. Depois de ter documentado o máximo possível sobre o trabalho do casal, a atriz conheceu a médium, e ficou particularmente fascinada por sua fé incondicional e sua solidez inabalável apesar das adversidades. Lorraine também deu recomendações valiosas a Patrick Wilson, que não pôde conhecer Ed, que morreu em 2006.
O longa-metragem teve duas sequências, Invocação do Mal 2 e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio, também inspirado em casos tratados por Ed e Lorraine Warren.
Amityville, A Cidade do Horror
Numa casa burguesa, um jovem, em crise de demência, massacra os pais, os irmãos e as irmãs. Algum tempo depois, a casa é colocada à venda por um preço imbatível. A família Lutz a compra sem saber da tragédia que ali aconteceu, e viverá um verdadeiro inferno. Assim é a história do longa-metragem Amityville, que foi inspirado em trágicos acontecimentos da vida real.
Em 13 de novembro de 1974, a polícia de Amityville, pequena cidade litorânea da ilha de Long Island, a leste de Nova York, encontrou, no terreno de uma vasta residência localizada na 112 Ocean Avenue, seis membros de uma mesma família massacrados a tiros por um dos filhos, Ronald DeFeo Jr. Este declarará ter matado toda a sua família após ter ouvido vozes vindas do fundo da casa.
Em dezembro de 1975, treze meses após a tragédia, a família Lutz se mudou para a casa, convencida de que era a casa de seus sonhos. Mas durante 28 dias, George, Kathy e seus três filhos se viram - segundo eles, sem nenhuma prova concreta - sob o domínio de uma presença sombria e maligna.
Acontecimentos sobrenaturais inexplicáveis assombram as noites da família e a casa no número 112 da Ocean Avenue, cujas grandes janelas lhe dão a aparência de um rosto perturbador, foram alvo de todo tipo de boato e histeria. A traumática experiência vivida pela família Lutz inspirou o romancista Jay Anson, cujo livro por sua vez deu origem a franquia, com nada menos que onze filmes incluindo o clássico lançado em 1980, protagonizado por James Brolin, mas também o remake de 2005 com Ryan Reynolds.
A casa em Amityville, que ainda existe, desde esses estranhos eventos recebeu outros proprietários. Sem complicações.
O Exorcista
Um verdadeiro clássico do terror, o longa O Exorcista de William Friedkin, lançado nos cinemas em 1974, é a adaptação de um livro de William Peter Blatty. O próprio livro foi inspirado em uma história real: um caso de possessão ocorrido com um jovem de treze anos residente em Cottage City, Maryland, em 1949.
A identidade do menino, Roland Doe, ficou desconhecida por décadas, com alguns especialistas acreditando que seu nome verdadeiro era Ronald Hunkeler, ou Robbie Mannheim. O romancista William Peter Blatty ficou sabendo de sua história quando descobriu um artigo no Washington Post enquanto estudava na Universidade de Georgetown.
Vale lembrar que durante a preparação do longa, William Friedkin conseguiu falar diretamente com a tia do adolescente. Ela contou ao cineasta sobre eventos não presentes no livro de Blatty, como os móveis que se mexiam.
Finalmente, deve-se notar que para O Exorcista, Friedkin declarou que também foi inspirado por outro caso de possessão, neste caso o de uma mulher em Earling, Iowa, em 1922.
Os Pássaros
Os Pássaros, clássico de Alfred Hitchcock lançado nos cinemas em 1962, conta a história de uma jovem e um advogado que, em São Francisco, iniciam um jogo de sedução. Ao decidir presentear o seu amado com um casal de pássaros, a protagonista interpretada por Tippi Hedren é atacada por uma gaivota. Logo, estranhos fenômenos relacionados ao comportamento dos pássaros anunciam uma tragédia iminente...
The Birds é inspirado em uma história verídica que ocorreu em 18 de agosto de 1961, quando os habitantes da cidade californiana de Capitola foram acordados por pássaros raivosos correndo nos telhados. Eles também encontraram suas ruas cobertas com cadáveres de pássaros. Alfred Hitchcock pediu uma versão do jornal local para servir de inspiração para seu suspense.
Em 2011, o mistério foi aparentemente resolvido, quando pesquisadores encontraram uma alga produtora de toxina em pássaros que causa amnésia, desorientação e convulsões.
Note-se que o longa-metragem também é inspirado no conto da romancista britânica Daphne du Maurier, publicado em 1952.
O Massacre da Serra Elétrica
O assassino mascarado do clássico de terror de Tobe Hooper, O Massacre da Serra Elétrica, é parcialmente inspirado nas ações do assassino em série americano da vida real Ed Gein. O mesmo Ed Gein que inspirou outros psicopatas do cinema, como Norman Bates em Psicose ou Buffalo Bill em Silêncio dos Inocentes.
Ed Gein, que exumava cadáveres e colecionava memórias com seus ossos e peles, também costumava usar roupas femininas, como o personagem Leatherface em The Texas Chainsaw Massacre. Preso em 1957 e morto em 1984, Ed Gein foi condenado por uma dúzia de assassinatos.
Importante ressaltar que outro serial killer americano também inspirou Tobe Hopper durante a produção do clássico filme. Este é Elmer Wayne Henley, interpretado pelo ator Robert Aramayo na segunda temporada da série Mindhunter.