A franquia Velozes & Furiosos é conhecida por surpreender com suas cenas de ação, perseguições de carros incríveis e, especialmente, destruição de veículos. Recentemente, uma pesquisa indicou que o personagem de Vin Diesel, Dominic Toretto, destruiu quase o dobro de veículos na tela do que Jason Bourne (A Identidade Bourne), interpretado por Matt Damon.
De acordo com uma apuração realizada pela Scrap Car Comparison, Diesel destruiu nada menos que 30 carros apenas em Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio, de 2011. No total, o ator americano é responsável por acabar com 61 veículos nas telas — um a mais que Bruce Willis, que fica em segundo lugar no ranking dos pilotos mais perigosos de Hollywood, à frente de Arnold Schwarzenegger, que conta com 52 veículos destruídos nos cinemas.
Mas tais atrações cinematográficas não significam que as sequências não sejam perigosas. Tanto que a saga estrelada por Gal Gadot, Michelle Rodriguez e Dwayne Johnson apresentou alguns acidentes marcantes ao longo de seus 20 anos. Com base nisso, relembre alguns deles:
Velozes & Furiosos 10: Vin Diesel indica que filha de Paul Walker estará no filmePAUL WALKER MORREU EM ACIDENTE DE CARRO
O intérprete de Brian O'Conner realizou inúmeras performances com carros em Velozes & Furiosos. Porém, foi fora das telas que Paul Walker teve um terrível fim. Em novembro de 2013, o ator sofreu um acidente automobilístico fatal em uma pequena estrada da Califórnia. Ele era passageiro de um Porsche GT, que estava sendo dirigido pelo amigo, Roger Rodas. Os dois bateram o veículo, que pegou fogo.
Na época, o ator ainda não havia terminado as filmagens de Velozes & Furiosos 7, que então foi concluída após mudanças no roteiro e a ajuda de seus irmãos, que substituíram Walker através de efeitos visuais. A canção "See You Again" de Wiz Khalifa e Charlie Puth foi encomendada para a trilha sonora do filme como um tributo ao astro, e foi cantada diversas vezes por Vin Diesel em entrevistas. O intérprete de Dom Toretto, inclusive, chegou a nomear a filha em homenagem ao amigo, e já revelou que quer trazer Brian O'Conner de volta para o encerramento da franquia.
DUBLÊ DE VIN DIESEL CAIU DE 7 METROS DE ALTURA
Um dos acidentes mais marcantes que aconteceram no set da franquia foi o de Joe Watts, dublê responsável pelas cenas de ação de Vin Diesel. O profissional de 32 anos, que já apareceu em produções como Missão Impossível e Jurassic World: Reino Ameaçado, esteve envolvido em um imprevisto nos bastidores de Velozes & Furiosos 9.
Watts sofreu uma fratura no crânio e lesão cerebral traumática durante a realização de uma cena em que era segurado por uma corda. O objeto se rompeu, provocando uma queda de cabeça em um chão de concreto, da altura de mais de sete metros. O dublê ficou em coma induzido por cinco dias e, então, passou quase dois meses no hospital.
No início de 2020, Watts colocou durante uma entrevista: "Não consigo me lembrar de nada do que aconteceu naquele dia, mas minha vida mudou drasticamente desde então. Não consegui fazer nenhum trabalho desde o acidente."
CAVALO MORREU ATINGIDO POR "ICEBERG FALSO"
O set de Velozes & Furiosos 8 também foi marcado por um incidente bizarro — e fatal. Um cavalo, que não estava envolvido na produção, foi atingido por um "iceberg falso" e morreu. O equino, Júpiter, pastava em um padoque nos arredores do set do filme no lago Mývant, na Islândia. Quando fortes ventos jogaram a réplica de um iceberg, usado no longa, para longe, a peça acabou atingindo o cercado do animal e quebrando uma das pernas dele. Sem alternativas, o cavalo teve que ser sacrificado.
Outro animal também foi ferido no acidente. Quem teve que entrar em contato com o dono do cavalo para dar a notícia foi a produção de Velozes, que garantiu o pagamento de um seguro cobrindo os danos da perda do animal e o conserto da cerca do local.