Já pensou como seria se Superman tivesse nascido no século 16? E se o Incrível Hulk fosse um duque? E se a Mulher-Maravilha usasse aquelas roupas bufantes ao invés do seu tradicional maiô com saia? E se o Homem de Ferro fosse membro da corte em Versalhes?
Foi o que imaginou o fotógrafo Sacha Goldberger. Ele recriou super-heróis em pinturas flamengas, homenageando artistas como Jan Vermeer e Jan van Eyck – com direito a golas de rufo, calça de malha para os homens e vestidos com corpetes e saias longas e cheias para as mulheres.
Segundo o artista, a coleção de retratos teve como objetivo mudar a visão de personagens como Batman, Homem-Aranha e Capitão América: "Super-heróis americanos são invencíveis, fortes, nunca envelhecem, nunca morrem; não têm tempo para si próprios, porque, ao invés disso, só têm para salvar as pessoas. Na minha série, eles têm tempo para si próprios, são frágeis, batíveis, românticos. Para mim, é uma comparação entre a América forte e a velha Europa romântica; são diferentes formas de ver as coisas entre dois continentes."
Para montar as cenas, Goldberger teve ajuda de mais de 100 pessoas, incluindo 5 figurinistas, 7 maquiadores e 5 cabeleireiros. Confira o resultado abaixo e conte para a gente: de qual repaginada você gostou mais?