Minha conta
    Tarantinoverso? Conheça as referências feitas pelo cineasta que conectam filmes como Kill Bill e Pulp Fiction
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    De Cães de Aluguel a Era uma Vez em Hollywood, Quentin Tarantino construiu um universo cinematográfico, com elementos que aparecem em várias de suas obras.

    Miramax Films

    É indiscutível que Quentin Tarantino se tornou um dos maiores diretores de cinema da atualidade. Sua carreira começou em 1992, com Cães de Aluguel, e hoje soma nove filmes – entre eles sucessos como Kill Bill - Volume 1 (2003) e Volume 2 (2004), Bastardos Inglórios (2009) e Era uma Vez em… Hollywood (2019). Ao todo, recebeu oito indicações ao Oscar, com duas vitórias de Melhor Roteiro Original por Pulp Fiction (1994) e Django Livre (2012).

    O sucesso de Tarantino também diz muito sobre sua obsessão pelo cinema, a ponto de construir seu próprio universo. Assim, é comum encontrarmos detalhes e elementos que se repetem em suas obras, criando conexões entre os personagens e até anunciando histórias que só chegariam às telonas anos depois.

    Tarantino detona um dos maiores diretores de todos os tempos: "Um amador desastrado"

    Além de "reciclagens" e homenagens aos clássicos da sétima arte, Tarantino forjou uma intrincada teia com sua própria filmografia. Uma ideia que o próprio realizador confirmou em 2016, durante participação no talk show australiano The Project: "Existem na verdade dois universos separados. Há o universo mais real do que real, em que os personagens vivem. Mas há o universo cinematográfico."

    "Então, de Um Drink no Inferno [1996] até Kill Bill, tudo se passa nesse universo cinematográfico especial. Basicamente, quando os personagens de Cães de Aluguel e Pulp Fiction vão ao cinema, eles assistem a Kill Bill e Um Drink no Inferno", completou Tarantino.

    Pensando nisso, separamos algumas autorreferências incríveis feitas pelo diretor. Confira a seguir:

    Big Kahuna Burger

    Miramax Films

    O Big Kahuna Burger é uma rede de fast-food inventada por Tarantino e que aparece desde o seu primeiro longa-metragem, Cães de Aluguel (1992). Também é citada em Um Drink no Inferno (1996), roteirizado por Tarantino. No entanto, a marca de hambúrgueres foi eternizada graças ao monólogo de Samuel L. Jackson em Pulp Fiction, que culmina na passagem bíblica de Ezequiel 25:17. Volta a aparecer em Era uma Vez em... Hollywood, na lateral de um ônibus.

    Cigarros Red Apple

    Miramax Films

    Os personagens de Tarantino fumam Red Apple, uma marca de cigarros criada para evitar o uso de produtos reais em seus filmes. É mostrada pela primeira vez em Pulp Fiction, depois em Kill Bill - Volume 1, Os Oito Odiados (2015) e Era uma Vez em... Hollywood. Neste último, Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) promove a fabricante em um comercial audiovisual filmado em preto e branco.

    Os irmãos Vic e Vincent Vega

    Miramax Films

    No cinema de Tarantino há laços familiares entre os personagens, mesmo que estejam em produções diferentes. O melhor exemplo disso acontece em seus dois primeiros filmes: em Cães de Aluguel conhecemos o sádico Mr. Blonde (Michael Madsen), cujo nome verdadeiro é Vic Vega; já em Pulp Fiction, somos apresentados ao seu irmão, Vincent Vega (John Travolta).

    Pai e filho: os Donowitz

    Universal Pictures/Warner Bros.

    Tarantino também constrói um relacionamento de pai e filho em dois de seus projetos. Bastardos Inglórios traz o ator Eli Roth como o soldado Donny Donowitz, apelidado de "Urso Judeu". Mas o cineasta já tinha nos apresentado seu filho em Amor à Queima-Roupa (1993). Lee Donowitz (Saul Rubinek) é um produtor de cinema de sucesso com uma inclinação para o tráfico de drogas, exercendo um papel importante na segunda metade do filme escrito por Tarantino.

    As heroínas de Kill Bill em Pulp Fiction

    Miramax Films

    Cerca de uma década antes de lançar Kill Bill - Volume 1, Tarantino tinha antecipado seu clássico em uma cena de Pulp Fiction. Durante uma conversa com Vincent Vega, Mia Wallace (Uma Thurman) conta que tentou ser atriz e que chegou a gravar o piloto de uma série sobre uma equipe de espiãs. Nela, Mia interpretou Raven McCoy, a “mulher mais mortal do mundo com uma faca”.

    Sua descrição das demais integrantes – uma líder loira; uma japonesa mestre de kung-fu; uma garota negra expert em demolição; e uma francesa especialista em sexo – correspondem fisicamente às personagens femininas do chamado Esquadrão Assassino de Víboras Mortais, de Kill Bill.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top