Originalmente, a série foi proposta com o título Sex Crimes, não tendo relação com a franquia Law & Order. Porém, a distribuidora considerou o título muito forte, e após conversa com os produtores e Dick Wolf (criador de Law & Order), o programa estreou fazendo parte deste universo, com o título atual.
O Detetive John Munch, personagem de Richard Belzer, é original da série Homicide: Life on the Street e do filme derivado, Homicide: The Movie. O personagem também aparece em Law & Order, em um episódio de Arquivo X, um de The Beat, um de Law & Order: Trial by Jury, o episódio final de Arrested Development e em um episódio de The Wire. Sendo um recorde de recorrência do mesmo personagem em mais de uma série, o detetive também faz uma aparição em Sesame Street, com voz de Joey Mazzarino.
Assim como em Law & Order, em SVU os episódios são anunciados como tendo sido "arrancados das manchetes". Muitas pessoas acreditam que isso significa que os casos são baseados em fatos reais, mas isso não é exatamente uma verdade. A frase refere-se à prática dos roteiristas de criarem histórias parcialmente inspiradas em manchetes recentes. Ainda assim, apenas poucas partes do episódio irão remeter o espectador ao real acontecido. Embora algumas cenas ou algum personagem possam fazer menção ao caso real, o destino do episódio seguirá em diferentes direções.
Após o ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos em setembro de 2001, a NBC (canal nrote-americano que exibe a série) pediu que os créditos de abertura da série fossem re-editados para que as imagens dos prédios fossem removidas.