A atriz Gloria Pires criou o perfil doce de Ruth a partir da atuação de Eva Marie Saint, no papel de Edie Doyle, em Sindicato de Ladrões (1954), do diretor Elia Kazan.
O prêmio Melhor Campanha de Mídia Impressa de 1993 foi concedido pela revista inglesa especializada TV World para o anúncio através do qual a Rede Globo oferecia os direitos da produção. O prêmio foi recebido por roberto Filippelli, diretor de Vendas Internacionais para a Europa.
Diversos países compraram e exibiram a novela Mulheres de Areia, entre os quais Grécia, Indonésia, Bélgica, Benin, Camarões, Canadá, Chile, Chipre, Coréia, Costa do Marfim, Cuba, Estados Unidos, Espanha, Gabão, Grécia, Hungria, Indonésia, Israel, Líbano, Marrocos, Martinica, Peru, Polônia, Portugal, Rússia, Suíça, Turquia e Venezuela.
Há registros de que a novela fez tanto sucesso na Rússia que o governo exibiu o último capítulo no dia em que haveria eleições. A intenção era tentar evitar que a população viajasse no feriado e não comparecesse às urnas.