A série atual é uma continuidade da primeira versão de Doctor Who, que foi ao ar entre 1963 e 1989. O Canal BBC, porém, ao invés de chamá-la de temporada 27, decidiu resetar o número da temporada para 1 em 2005 ao relançar a série.
Durante a primeira temporada, os produtores tinham receio de afastar os novos fãs com muitas referências à série clássica e, por isso, nomes de lugares, pessoas e eventos foram pouco mencionados, até que o público se acostumasse à mitologia. Até mesmo a primeira viagem do Doutor para outro planeta além da Terra só foi feita na segunda temporada, o que é curioso levando-se em conta a característica viajante da série original.
Em questão de estilo, uma das maiores diferenças entre a série original e sua continuação é que a atual é gravada toda com uma câmera só, enquanto a primeira, em cenas de estúdio, era gravada com várias câmeras.
Um spin-off chamado "Rose Tyler: Earth Defence" chegou a ser planejado, mas foi cancelado durante a pré-produção em agosto de 2006. Russell T. Davies percebeu que iria diminuir o significado da despedida entre o Doutor e Rose, no final da segunda temporada, além de ser uma quantidade muito grande de spin-offs, além dos já existentes Torchwood e The Sarah Jane Adventures.
De acordo com Russell T. Davies, a Guerra do Tempo (Time War) começou graças a eventos que aconteceram durante o arco "Genesis of the Daleks", do Quarto Doutor (Tom Baker).