O término de The Vampire Diaries, foi realmente decepcionante. Uma série tão incrível que conseguiu conquistar tantos fãs por tanto tempo, não deveria ter acabado da forma que acabou. Como li em várias críticas, os personagens que mais se sacrificaram durante toda a série, tiveram desfechos fracos e injustos. Ao meu ver tudo começou a dar errado na 7ª temporada, obviamente pela saída da Nina Dobrev como Elena Gilbert, uma das personagens principais; a trama se perdeu tentando criar uma nova história com um salto no tempo desnecessário.
Quando se chega na 8ª temporada com a confirmação de cancelamento da série, a sensação é de que poderiam ter feito isso na temporada anterior com um enredo totalmente diferente, que talvez levasse a um final mais digno. Foi desesperador assistir e ver que quanto mais se aproximava do final, mais distante ficava a chance de uma boa conclusão. E o que mais me deixou triste além do fato da morte do Stefan, que nem sequer teve uma despedida à sua altura, foi como acabaram com a imagem dele, assim como com a evolução do Damon, deixando os irmãos Salvatore odiados por todos os seus amigos (isso por exemplo deixou Matt Donovan e Alaric Saltzman insuportáveis no final).
Já sobre os casais, não posso negar que sempre torci por um final feliz para Elena e Damon, mas foi extremamente desagradável ver que sacrificaram tanto por eles e no fim não é possível ver e nem senti a emoção de toda aquela paixão expressada antes. Enquanto isso, Bonnie Bennett perde a única chance de ser feliz de verdade, que teve em toda a série, com a morte de Lorenzo St. John (Enzo). Confesso que gostava do casal, mas se formaram em meio a bagunça que foi a temporada e nunca teve um encerramento conclusivo da história com Jeremy Gilbert, que passou um bom tempo tentando tirar Bonnie do mundo prisão e então quando ela finalmente consegue sair, os dois resolvem seguirem rumos diferentes sem nem conversarem antes; algo que deixou a história de Jeremy totalmente vaga, trazendo-o de volta apenas no episódio final por míseros segundos. Acredito que por mais que muitos não achassem que Bonnie e Jeremy tinham química (e eu até concordo), eles poderiam ter terminado juntos.
O mesmo penso sobre Caroline Forbes e Tyler Lockwood, primeiro que foi muita falta de consideração acabar com um personagem tão especial da forma mais idiota possível, como fizeram com a morte do Tyler e segundo que ele e Caroline tiveram uma química enorme desde o começo e até mesmo quando ele foi embora para se vingar de Klaus Mikaelson, trouxe um drama emocionante para a história, porém quem chegou a assistir The Originals, vê que ele é descartado sem nenhum proveito. Assim sendo, olhando pelo lado da Caroline que acaba sozinha, teria sido muito mais legal não ter matado o Tyler e dado continuação ao romance deles. Sinto que quando se trata de casais secundários, a série deixa de dar importância com bastante facilidade, um dia eles estão se amando da forma mais profunda possível e no outro agem como se sempre tivessem sido apenas bons amigos ou em alguns casos apenas meros conhecidos, em contraste com a narrativa de amor épico sugerida no início.
Já no caso do Stefan, não consigo imaginar ele com nenhuma outra pessoa (fora a Elena inicialmente) no sentido de um amor marcante, além de com a Lexi Branson. Quando a trama ainda estava empolgante, teve um episódio onde vários personagens importantes retornavam a vida e eu achei a chance perfeita de desenvolverem um futuro para eles, mas isso não aconteceu. No final Stefan encontra com ela e os dois seguem em direção a paz, isso me pareceu a série se arrependendo e reconhecendo que esse era o caminho e não um romance com a Caroline, que por mais que você tente, não consegue ama-los como casal.
E voltando para a Caroline, foi no momento que introduziram uma possível relação amorosa entre ela e Alaric, que eu soube que a série estava arruinada, pois foi algo simplesmente impensável e inaceitável. A única parte que me deu um certo conforto e esperança na cena final de sua história, foi um possível futuro entre ela e Klaus, mas infelizmente não durou muito, pois quando terminei The Originals senti que não fizeram jus ao que era esperado.
Não sei se vou escrever sobre o spin-off, mas se encaixa dizer que é uma decepção ver que séries com tanto potencial, sempre acabam descontruindo seus progressos com a impressão de que os personagens nadaram, nadaram e morreram na praia.
Enfim, eu amo o universo de TDV, sempre fará parte das minhas séries favoritas, gostaria que o final tivesse sido diferente, mas ainda assim amei a experiência, sem dúvidas marcou minha adolescência!
PS: Vale ressaltar que muito dos acontecimentos que citei acima, foram de acordo com a saída de alguns atores da série ao longo do tempo, mas acredito que eles tinham capacidade de melhores soluções, assim com o retorno desses atores para suas cenas finais, o encerramento de suas histórias poderia ter sido mais agradável.