O ator Andy Whitfield, intérprete de Spartacus na 1ª temporada, foi diagnosticado com Linfoma não-Hodgkin em março de 2010. O início imediato de seu tratamento provocou o adiamento das gravações da 2ª temporada. Infelizmente, dezoito meses após o diagnóstico, ele sofreu complicações na doença e faleceu, em setembro de 2011. Para substituí-lo no papel, foi escolhido Liam McIntyre.
No intervalo das gravações entre a primeira e a segunda temporadas, enquanto esperavam a recuperação de Andy Whitfield, foi produzida uma minissérie de seis episódios, intitulada Spartacus: Gods of the Arena.
A série é caracterizada por cenas explíticas de sexo e violência. O ator Manu Bennett, intérprete de Crixus, foi quem mais teve cenas de sexo, além de chegar a aparecer em um nu frontal.
Para distinguir sobre qual versão de Spartacus estão falando, os fãs desenvolveram um método. Chamam a interpretação de Andy Whitfield de "Andy Spartacus", e a de McIntyre de "Liam Spartacus". Outras abreviações são "AS/LS", ou "Andy's Sparty/Liam's Sparty".