Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Kamila A.
7.557 seguidores
806 críticas
Seguir usuário
Crítica da série
4,0
Enviada em 18 de setembro de 2024
Série documental dividida em cinco episódios produzida pelo serviço de streaming @disneyplusbr, “Guga por Kuerten” faz o relato da trajetória pessoal e profissional do tenista brasileiro Gustavo “Guga” Kuerten - o maior nome masculino do esporte no país em todos os tempos.
Como está subentendido pelo próprio título da série, a história de Guga nos é contada sob a sua perspectiva, bem como daqueles que fizeram parte dessa narrativa, como o técnico Larri Passos, sua mãe Alice e seu irmão Rafael (e isso reflete diretamente a importância que sua família teve para o homem e o jogador em que Guga se transformou. O programa ainda conta com depoimentos de apoio de tenistas que atuaram na mesma época em que Guga ou que foram influenciados por ele e de jornalistas que fizeram a cobertura do esporte na época em que Guga percorreu o circuito mundial de tênis.
A linha narrativa da série é muito clara: começa com o princípio de tudo, como Guga chegou ao tênis; passa pela conquista do seu primeiro título em Roland Garros, em 1997, quando ele era um ilustre desconhecido; perpassa também o auge como jogador, com a conquista de outros 19 troféus (incluindo o tricampeonato em Roland Garros); e finaliza com a difícil decisão de pendurar as raquetes, quando seu corpo já não respondia mais às exigências da vida como um atleta de alto rendimento.
Personalidade carismática, a história de Gustavo Kuerten é contada pelo seu protagonista com muitos sorrisos e algumas lágrimas. Nele, cabe muito bem aquilo que conhecemos como a Jornada do Heroi e ficamos com a certeza de estarmos diante de alguém que mereceu, verdadeiramente, tudo que conquistou.
Estranhamente, “Guga por Kuerten” adota um formato seriado em que os episódios duram cerca de 30 minutos. Eles funcionam bem isoladamente, mas confesso que fiquei sem entender por quê não optaram por um documentário único com essa história - certamente, funcionaria muito bem e não teria perdas do ponto de vista do relato emocional da trajetória de Guga.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade