“Não sei quem é o roteirista da vida de Messi, mas ele é um gênio”. Oito vezes premiado com a Bola de Ouro pela France Football e como o Melhor Jogador de Futebol do Mundo pela FIFA, atleta com mais títulos oficiais na história do futebol, é certo dizer que Lionel Messi é o maior jogador da história desse esporte. Quiseram os deuses do futebol que o seu maior astro alcançasse a maior glória (a conquista de uma Copa do Mundo) na sua última oportunidade em campo, quando Messi tinha 35 anos, no Catar, em 2022.
A série “A Copa do Mundo de Messi: A Ascensão de uma Lenda”, produzida pela AppleTV, traz o craque argentino e seus companheiros de trajetória na seleção azul-celeste narrando essa que é a maior história de sua carreira com a seleção de seu país, trazendo um olhar íntimo e com muitas imagens de bastidores na busca de Messi pelo título mais importante de sua carreira.
A trajetória de Lionel Messi na seleção argentina nem sempre foi de conquistas. Apesar de ser o melhor jogador de futebol do mundo, Messi nunca conseguiu ter, com a camisa de seu país, o mesmo sucesso que tinha com os clubes - notadamente, o Barcelona. Foram anos de insucessos, de frustrações, de críticas, de uma quase desistência de jogar pela Argentina; até que Messi e seus companheiros começaram a conquistar os títulos - o primeiro, a Copa América de 2021, culminando com a conquista da Copa do Mundo FIFA de 2022.
O que a série nos revela é que o principal motivo por trás do sucesso da seleção argentina, a partir de 2021, foi a compreensão por parte do técnico Lionel Scaloni de que, para fazer Messi render da mesma forma que nos clubes, ele precisaria rodear o jogador de atletas que trouxessem à tona aquilo que Leo tem de melhor como jogador. Ter atletas que estivessem dispostos a jogar por ele - e com ele - tem sido a razão principal para o sucesso da Argentina no futebol, em anos recentes.
“A Copa do Mundo de Messi: A Ascensão de uma Lenda” é uma série chapa-branca, que nos dá a sensação de que teve sua produção iniciada há muitos anos, somente esperando - e torcendo - por esse momento de glória de seu protagonista. Nada é por acaso, e que bom que tivemos uma equipe documentando esse momento histórico para os amantes do futebol. Não há no mundo quem não tenha ficado feliz de ver Leo realizando o seu maior sonho.