A versão original do uniforme Starfleet era muito desconfortável para os atores, o que levou a uma mudança de desing para uma roupa de duas peças na 3ª Temporada. Apesar de os novos uniformes serem mais fáceis de vestir, as jaquetas costumavam "levantar" quando os atores sentavam. Patrick Stewart adquiriu o hábito de puxá-la para baixo toda vez que se levantava, um ato que ficou conhecido entre o elenco e a equipe como "A Manobra Picard".
Quando o elenco da série foi anunciado, a imprensa começou a descrever Stewart como um desconhecido ator Shakespeariano britânico. Brent Spiner fez um pôster para a porta do camarim de Stewart com os dizeres: "Cuidado: Desconhecido Ator Shakespeariano Britânico!"
O teto da Câmara de Transporte da Enterprise D é, na verdade, o chão da Câmara de Transporte da Enterprise original de Jornada nas Estrelas (1966).
Junto a outras referências, a mesa dos aparelhos da nave possui um item chamado "Gerador de Probabilidade Infinita", em uma referência ao sistema de propulsão da nave Coração de Ouro, do livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams.