Na década de 1990, a atriz Christina Ricci ganhou fama mundial ao interpretar Wandinha nos filmes da Família Addams. Ricci virou um ícone teen depois de estrelar uma sequência de filmes, como A Família Addams, A Família Addams 2, Gasparzinho, o Fantasminha Camarada e Agora e Sempre. Em Wandinha da Netflix, a atriz retorna ao universo da Família Addams como uma professora cheia de segredos da escola Nevermore.
Em 1991, durante a produção do longa A Família Addams, Tim Burton originalmente seria o diretor. Na época Burton acabou passando o projeto adiante para conseguir finalizar Batman - O Retorno. Ainda antes de Wandinha chegar a Netflix, Burton iria dirigir um filme stop-motion baseado nos desenhos originais dos Addams mas o projeto foi cancelado.
O visual da diretora Larissa Weems foi inspirado no figurino da personagem de Tippi Hedren no clássico Os Pássaros
A personagem de Christina Ricci, inicialmente, era da atriz Thora Birch, conhecida por seus papéis em filmes de sucesso como Beleza Americana e Ghost World. Mas por problemas pessoais, Birch se ausentou do projeto. Mas a mudança funcionou positivamente para a série já que Ricci interpretou Wandinhha no live-action dos anos 1990.
A figurista Collen Atwood é responsável pelo incrível visual dos personagens em Wandinha. Ela é conhecida por grandes produções como O Silêncio dos Inocentes e é colaboradora recorrente de Tim Burton. Já foi ganhadora do Oscar quatro vezes por seu trabalho em Chicago, Memórias de uma Geisha, Alice no País das Maravilhas e Animais Fantásticos.
Antes de interpretar Wandinha, a jovem atriz Jenna Ortega participou de inúmeras produções de terror como Pânico (2022), X - A Marca da Morte, Terror no Estúdio 666 e A Babá 2 - A Rainha da Morte.