⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ MINISSÉRIE: DOPESICK (2021) Baseado no livro de Beth Macy, a produção em 8 episódios oferece um panorama dos vértices que fizeram parte da crise dos opióides, a maior epidemia de dependência química nos EUA. Quando a fabricante Purdue Pharma lançou o OxiCodin, em 1995, vendeu-o como uma solução saudável para aliviar as dores mais excruciantes. Seu baixo potencial viciante, no entanto, se revelaria uma enorme mentira.
.
É que a empresa, presidida pelo ganancioso Richard Sackler (Michael Stuhlbarg), conseguira tornar frouxas as regulamentações da FDA sobre o medicamento, para o qual havia uma rede de propaganda porta-a-porta formada por representantes de vendas treinados - e recompensados com prêmios - para convencer médicos de todas as partes do país a prescrever o remédio.
.
Entre os pacientes, ironicamente, está Samuel Finnix (Michael Keaton, que ator!), o médico de uma pequena cidade de mineiros - considerada o marco zero da tragédia -, que vê se espalhar como rastilho de pólvora o consumo de Oxi, por ele mesmo receitado. O aumento de dependentes químicos e, em consequência, de casos de criminalidade e prostituição, é o suficiente para ligar o sinal de alerta da Drug Enforcement Administration (DEA), encarnada pela obstinada chefe Bridget Meyer (Rosario Dawson), que fará de tudo para provar suas desconfianças sobre o perigo do medicamento.
.
Percorrendo o drama íntimo de alguns personagens, como a jovem Betsy (Kaitlyn Dever, ótima), a série mostra como a vida dos usuários do opióide é afetada cada vez que a Purdue Pharma quer aumentar seus lucros, recorrendo a estratégias perversas, como o aumento da dosagem de cada comprimido ou o lançamento de panfletos explicativos de conteúdo questionável.
.
Ao enfeixar tramas diversas, Dopesick mergulha o espectador no processo cheio de nuances que engendrou uma crise da saúde com efeitos colaterais brutais. Trata-se de um olhar didático sobre a formação de uma tempestade em forma de epidemia e, de quebra, sobre a ganância da indústria farmacêutica. Tudo encapsulado em uma das melhores minisséries disponíveis nos serviços de streaming. Onde ver: Star+
Diga: @faroestegoiano