A série A Vida e a História de Madam C.J. Walker, dirigida por DeMane Davis e Kasi Lemmons, faz o relato da trajetória da primeira mulher negra, nos Estados Unidos, a se tornar milionária por conta própria. A Madam C.J. Walker, nascida Sarah Breedlove (Octavia Spencer), construiu seu primeiro milhão ao criar e expandir a sua indústria de cosméticos e de produtos para cabelos, feitos especialmente para mulheres negras.
Dividida em quatro episódios, A Vida e a História de Madam C.J. Walker acompanha, assim, todo o caminho percorrido pela personagem principal. Desde o momento em que ela decidiu deixar a vida de lavadeira e a sua cidade natal, para poder instalar sua indústria; até o instante em que ela, já na cidade de Nova York, alcançou um enorme sucesso, cumprindo o propósito que ela tanto desejou alcançar e começa a preparar a sua filha Lelia (Tiffany Haddish) para sucedê-la no negócio.
Entretanto, uma história como a da Madam C.J. Walker não é feita somente de flores no seu caminho. A série aborda também a sua rivalidade com Addie (Carmen Ejogo), que foi a pessoa que primeiro introduziu na sua vida os produtos para cabelos e foi a sua maior concorrente nos negócios; bem como a relação turbulenta com o marido, Charles James Walker (Blair Underwood); assim como as dificuldades que uma mulher como ela sofreu para poder atrair os investidores necessários para o seu negócio – que era considerado supérfluo pelos homens que detinham o poder e o dinheiro, naquela época.
A Vida e a História de Madam C.J.Walker é uma série que se destaca, principalmente, pela história que conta. Ver toda a superação, foco e disciplina da protagonista é um exemplo para todos aqueles que querem desistir ao primeiro obstáculo. Ela tinha um sonho e correu atrás dele até que ele pudesse ser realizado. Isso é admirável! No entanto, a série peca muito no desenvolvimento da sua narrativa. Talvez, por ter somente quatro episódios, as soluções narrativas, especialmente nos conflitos antagônicos, soam muito simplistas.