A primeira temporada da série Coisa Mais Linda, criada por Giuliano Cedroni e Heather Roth, se passa no final da década de 50, no Rio de Janeiro, época em que a capital carioca viu nascer diversas boates de luxo, locais propícios para que a alta sociedade pudesse beber, jogar, dançar, se encontrar e se relacionar.
Quando se muda para o Rio de Janeiro, de forma a poder reencontrar seu marido, Pedro, que se transferiu para a cidade com um desejo de abrir um restaurante, Maria Luiza (Maria Casadevall) encontra uma realidade muito diferente da que imaginava: seu marido, na verdade, havia fugido com todo o seu dinheiro e deixado-a com um apartamento péssimo e um “restaurante” sem estrutura alguma.
Apesar das decepções, a viagem para o Rio de Janeiro representa também para Maria Luiza a oportunidade de reencontro com uma velha amiga, Lígia Soares (Fernanda Vasconcellos). Ao ver um pouco da vida boêmia, de festas, de boa música que a amiga levava, Maria Luiza se inspira para tomar a decisão que mudará a sua vida, naquele momento: a de seguir em frente com o desejo de montar um clube, em que a música reúna as pessoas, enfrentando, assim, as imposições de seu pai, que queria que a filha retornasse para casa e fizesse um novo – e bom – casamento.
Neste sentido, o ponto central da trama da primeira temporada de Coisa Mais Linda coloca essas mulheres – além de Malu e de Ligia, temos a empregada doméstica Adélia Araújo (Pathy de Jesus) e a jornalista Thereza Soares (Mel Lisboa) – lidando com o machismo e o patriarcado de uma sociedade que ainda acreditava que a mulher estava relegada à posição de esposa, de dona de casa e de mãe.
A série toca em temas que passam pela aspiração de uma independência feminina, por mães que criam sozinhas seus filhos, por mulheres que são arrimos de família, por mulheres que tentam se firmar num mercado de trabalho altamente dominado pelos homens, por mulheres que tentam tomar as rédeas das suas vidas, por mulheres que desejam realizar seus sonhos. Tudo isso embalado por uma bossa nova que ainda era embrionária, por um ambiente sofisticado e por uma cidade que realmente não deixa de ser maravilhosa.
Coisa Mais Linda é uma série muito promissora.