The Rookie é uma série excelente até o fim da 3ª temporada, conseguindo manter um nível alto em história, ação, comédia e drama, consegue te prender em todos os episódios até o fim da temporada 3. Porém, da 4ª temporada em diante, a série oscila demais, com episódios ótimos e outros péssimos e sem graça, e a mesma tem vários pontos positivos e negativos. O problema maior de uma série ter tantos episódios e ainda querer continuar a produção de mais episódios é que não tem mais o que inventar e acaba que a série vai ficando ruim e caindo muito de qualidade. A série tem que ter um fim, se as temporadas continuarem por muitos anos a mais, perderá a qualidade ainda mais. Tem vários pontos positivos na série, entre eles o que, na minha opinião, é o principal ponto positivo da série
é a evolução do protagonista John Nolan (Nathan Fillion) que mesmo com uma idade mais avançada consegue se tornar policial, começando como novato e assim subindo de nível gradualmente na polícia.
A principal ideia que se passa na série é que, independente da idade, todos podemos realizar nossos sonhos, a idade não impede em nada.
Mesmo subindo de nível, acho ele um policial muito fraco ainda e não se impõe, mas veremos se isso muda nas próximas temporadas, caso haja.
Outro ponto positivo:
A personagem Chen (Melissa O'Neil) também consegue evoluir rápido, porém depois de um certo tempo fica na mesma e não evolui mais, outra que é meio inocente assim como Nolan e acredita em tudo e todos.
Policiais não podem ser tão bobos e inocentes assim. Outro ponto positivo são os atores, praticamente todo o elenco é bom e com atuações boas. Os pontos negativos na série são vários também. Entre eles:
Tem dois episódios muito chatos que são documentários e outros episódios em que a filmagem é praticamente inteira com a câmera corporal, péssima filmagem e é muito chato.
Outro ponto negativo
é que, da 4ª temporada em diante, praticamente todas as cenas de ação têm música alta no fundo, chato demais isso.
Outro ponto negativo em ser policial, tanto na série como no mundo real, é esse: O bandido pode fazer o que quer, roubar, assassinar, explodir tudo e o mesmo vai preso. Se o policial matar esse bandido, passa por uma investigação interna, fica sem poder atuar até a mesma ser concluída. Bandido pode matar que não dá em nada, apenas é preso e muitas vezes é solto por bom comportamento. A polícia, por outro lado, só se ferra e, se assassina um bandido, já era, passa por investigação e tudo mais. Uma pena ser assim, leis e mais leis que muitas das vezes não servem para nada no mundo todo. O mundo real é injusto, a justiça em geral muitas vezes é injusta. E esse é o principal ponto negativo da polícia no mundo real. Enfim, a série tem vários pontos positivos e negativos, e para citar todos eles levaria muitas horas para descrever cada ponto. Porém, recomendo assistir principalmente pela história do protagonista, que é bem legal. Mas aconselho que assistam gradualmente, senão fica muito cansativo e repetitivo, pois a série é de policial e os casos muitas das vezes são parecidos.