Pôster de O Homem Que Deve Morrer
Completa
1971 - 1972 | Novela
Nacionalidade Brasil
Usuários
3,0 3 notas
Meus amigos
--
Avaliar :
0.5 Horrível
1 Muito ruim
1.5 Ruim
2 Fraco
2.5 Regular
3 Legal
3.5 Bom
4 Muito bom
4.5 Ótimo
5 Obra-prima

Sinopse & Info

Há 31 anos, um inexplicável fenômeno aconteceu: uma luz envolveu Orjana e seu pai adotivo, o professor Valdez (Ênio Santos), que desmaiaram e só voltaram a si no dia seguinte. Ao mesmo tempo, três crianças sonharam com com esse mesma luminosidade. Dois meses depois da estranha noite, Orjana (Neuza Amaral) apareceu grávida. Bárbara (Zilka Salaberry) descobriu que o seu marido a traía com a filha adotiva do casal, e houve quem afirmasse que Ricardo (Edney Giovenazzi), o namorado de Orjana, era o pai da criança. No meio de toda essa confusão, nasceu um menino, que recebeu o nome de Cyro. Anos depois, Otto Müller (Jardel Filho), um poderoso superintendente de uma companhia de mineração na fictícia Porto Azul, em Santa Catarina, tem a visa salva pelo agora médico Ciro Valdez (Tarcísio Meira), ao realizar a transferência de um coração para ele. Todavia, o poderoso homem fica furioso porque o coração que recebeu veio de um doador negro, contradizendo os seus ideais racistas. A rixa entre os dois aumenta ainda mais quando Ciro se apaixona por Esther (Glória Menezes), ex-esposa de Otto, que ainda é apaixonado por ela.

1 Temporada
foto de Tarcísio Meira
Personagem : Cyro Valdez
foto de Gloria Menezes
Personagem : Ester
foto de Jardel Filho
Personagem : Otto Frederico von Müller
foto de Cláudio Cavalcanti
Personagem : Baby Liberato

Censura

Janete Clair criou para o protagonista uma trajetória semelhante à de Jesus Cristo, mas o argumento foi vetado pela Censura Federal.

Inspiração

Após a Censura Federal proibir os scripts dos dez primeiros capítulos, a autora resolveu basear a novela no livro Eram os Deuses Astronautas?, de Erich Von Däniken.

Alterações

Ainda por causa do veto da Censura, a novela também precisou realizar alterações do perfil de alguns personagens da trama, como Orjana, interpretada por Neuza Amaral.