15 de julho de 1997. Estamos numa manhã ensolarada, na cidade de Miami. Neste dia, após sair para sua caminhada diária e comprar um jornal, o estilista italiano Gianni Versace, ao retornar para a sua residência, é abordado por Andrew Cunanan, que dispara dois tiros na direção de sua cabeça. É este crime que chocou os Estados Unidos e o mundo da moda que será enfocado pela segunda temporada da série American Crime Story.
Apesar de estar baseada na morte do estilista italiano (interpretado por Edgar Ramírez), a verdade é que O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story faz um relato sobre a mente por trás do crime. Andrew Cunanan (Darren Criss, merecidamente vencedor de todos os prêmios possíveis pela sua atuação aqui) era um jovem homossexual de origem filipina, com uma inteligência acima da média e que tinha uma ambição fora do comum ou, melhor dizendo, um desejo enorme de viver uma vida de luxos e de riqueza.
Nos 10 episódios da série, acompanharemos um pouco sobre a vida de Gianni Versace, com ênfase em especial nos relacionamentos dele com sua irmã Donatella Versace (Penélope Cruz) e com o parceiro Antonio D’Amico (Ricky Martin); e, principalmente, os meses que antecederam o assassinato do estilista, quando Andrew Cunanan se transformou num assassino em série, um dos 10 homens mais procurados dos Estados Unidos, vitimando, além de Versace, o oficial da Marinha Jeff Trail (Finn Witrock), o arquiteto David Madson (Cody Fern), o milionário Lee Miglin (Mike Farrell) e o coveiro William Reese (Gregg Lawrence).
O Assassinato de Gianni Versace: American Crime Story não nos apresenta a nada que já não era de domínio público sobre Andrew Cunanan e seus crimes. O que a série tenta mostrar de novo é uma possível motivação para o assassinato de Versace, implicando que Cunanan tinha uma certa obsessão pelo estilista italiano e uma vontade de, talvez, ser como ele, de ter fama, dinheiro e homens bonitos. Tudo isso não sairá do terreno da suposição, uma vez que Cunanan levou consigo os motivos pelos quais decidiu acabar com a vida de uma das pessoas mais célebres do mundo fashion.