A Censura Federal, ainda vigente na época, proibiu algumas cenas e diálogos da novela. Recomendou moderação nas cenas de amor, além de exigirem que uma cena específica que estaria sugerindo lesbianismo. A emissora e os autores da novela acataram e realizaram modificações nas cenas.
Na primeira versão de Selva de Pedra, Simone (Regina Duarte) disfarçava-se de Rosana usando uma peruca loira. Na segunda, a atriz Fernanda Torres, intérprete da personagem, teve o penteado mudado e usou lentes de contato azuis, algo relativamente novo para a épooca.
Muito pedida pelos assinantes do Viva, da Rede Globo, a versão de 1986 da novela Selva de Pedra foi exibida pelo canal entre 2019 e 2020.
A versão de 1986 teve o roteiro adaptado para melhor se adequar com a época de sua exibição. Algumas das alterações notáveis foram: Sérgio (Eliano de Souza), que assou a ser César (Roberto Bataglin); Sales (Francisco Milani) virou Horácio (Henri Pagnocelli); e Dr. Feliciano D’Ávila (Urbano Lóes) foi virou Dr. Ana (Suzana Faini).