A minissérie foi baseada no romance de autoria do escritor Mário Donato, de título homônimo.
"Presença de Anita" foi a estréia de Mel Lisboa na TV. O sucesso da personagem rendeu à atriz outros trabalhos em telenovelas e a consagrou. Atualmente ela também atua como apresentadora em canais pagos.
Na época, Manoel Carlos queria Fernanda Paes Leme como protagonista, porém a produção da série Sandy & Junior não a liberou mesmo com as solicitações do autor. Outra atriz cogitada para o papel principal foi Gabriela Duarte, porém, a atriz recusou por não acreditar que conseguiria se passar por uma adolescente aos 26 anos. Além delas, Bianca Castanho, que havia se destacado em Terra Nostra, Samara Felippo, de Malhação, e Regiane Alves e Júlia Feldens, que se destacaram em Laços de Família, todas fizeram testes para o papel de Anita mas não se enquadraram no perfil. Com dificuldades para encontrar uma atriz principal, o diretor Ricardo Waddington abriu o teste para iniciantes, onde Mel Lisboa conseguiu ser escolhida entre 100 concorrentes. Entre as jovens profissionais estavam Bárbara Borges, Juliana Silveira, Rafaela Mandelli, Fernanda Rodrigues e Júlia Almeida.
Segundo o Ibope, a série acumulou média de 30 pontos na Grande São Paulo. Dessa forma, a produção teve a maior audiência dentre as minisséries da década de 2000.
Presença de Anita foi sucesso tão grande que serviu de inspiração para a cantora Anitta escolher seu nome artístico. Batizada como Larissa, a cantora revelou em entrevista que escolheu o nome da personagem pois ela era "menina e mulher ao mesmo tempo e conseguia ser sexy sem ser vulgar"